LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como usar o iPhone como webcam do Mac com a Câmera de Continuidade

23 de março de 2023 0

Se você nos acompanha há algum tempo, então provavelmente já sabe que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários de Mac! Confira a seguir como usar seu iPhone como webcam do seu computador Apple através do recurso de Câmera de Continuidade.

Como usar o iPhone como webcam do Mac

A chegada do macOS Ventura 13 trouxe novidades bastante interessantes para o sistema embarcado nos computadores da Apple. Entre estas, a novíssima função de Câmera de Continuidade.

Através do recurso, quem usa Mac e iPhone pode usar o conjunto traseiro de câmeras do smartphone como webcam do computador, melhorando (e muito) a qualidade da imagem durante suas videochamadas – tudo isso, sem a obrigação de uma conexão por fios.

Compatibilidade

Mas o que o meu Mac e o meu iPhone precisam para funcionar juntos?

Do lado do Mac, a função é compatível com qualquer dispositivo que já esteja rodando o macOS Ventura 13 ou posterior. Para os smartphones, é necessário um iPhone XR ou superior com o iOS 16 (ou posterior) devidamente instalado.

Além disso, ambos os dispositivos têm que estar vinculados ao mesmo ID Apple com autenticação em dois fatores, conexões por Bluetooth e Wi-Fi ativadas, e não podem estar compartilhando sua conexão com a internet e nem conectados a uma VPN.

Para o uso sem fios, você também não pode estar usando ou AirPlay ou o Sidecar. Com fios, o iPhone precisa estar configurado para confiar no Mac.

No mais, apesar de estar disponível em iPhones XR e posteriores, alguns recursos necessitam de modelos mais atuais. São eles:

  • Palco Central e Visualização da Mesa: iPhone 11 ou posterior (com exceção do iPhone SE);
  • Modo Retrato: iPhone XR ou posterior;
  • Luz de Estúdio: iPhone 12 ou posterior.

Ativar ou desativar a Câmera de Continuidade no iPhone

Geralmente, o recurso de Câmera de Continuidade já fica ativado por padrão para os dispositivos que estão com iOS atualizado. De qualquer forma, confira a seguir como ativá-lo ou desativá-lo no seu iPhone.

  • Com o app de “Ajustes” aberto, toque em “Geral”;
  • Agora, toque em “AirPlay e Handoff”;
  • Certifique-se que a chave da opção “Câmera de Continuidade” está ativada para usar seu smartphone como webcam.
    • Desative a chave para desligar o recurso.

Como usar o iPhone como webcam do Mac

Agora que você já verificou que seus dispositivos são compatíveis e já se certificou que a função de Câmera de Continuidade está devidamente ativada no seu iPhone, chegou a hora de finalmente usar seu smartphone como webcam do seu Mac.

  • Primeiro, posicione seu iPhone com as câmeras traseiras voltadas para você – de preferência, no modo paisagem;
  • Agora, abra qualquer software que use a câmera. Pode ser o Facetime, o Discord, o Google Meet, o Microsoft Teams, o Zoom... você entendeu a ideia;
  • Agora, nas configurações de vídeo do app escolhido, selecione seu iPhone como câmera;
  • Pronto, a imagem capturada pelo seu smartphone será exibida na tela. Durante a transmissão, seu iPhone exibirá uma mensagem informando sobre a conexão com o computador.

Para desconectar, simplesmente encerre a chamada de vídeo ou aplicação ou desbloqueei o iPhone. Se seu telefone receber uma chamada durante o uso do recurso, o Mac exibirá uma notificação e será possível atendê-la tanto pelo computador quanto pelo celular. Nesse caso, o áudio e o vídeo da Câmera de Continuidade serão interrompidos.


Para usar os recursos especiais de vídeo, como Palco Central, Visualização da Mesa, Modo Retrato e Luz de Estúdio, clique no ícone da Central de Controle do macOS, localizado no canto superior direito, vá em “Efeitos” e selecione a opção desejada.

Também é possível aplicar efeitos ao microfone do iPhone, como o Isolamento de Voz e o Espectro Amplo.

Caso você já tenha conferido a compatibilidade dos dispositivos com o recurso e mesmo assim ele não funcione, tente desligar e ligar o recurso de Câmera de Continuidade no seu iPhone – como ensinamos anteriormente, ou, no último dos casos, reinicie o seu telefone. Logo depois, tente novamente.


0

Comentários

TC Ensina: como usar o iPhone como webcam do Mac com a Câmera de Continuidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista