
Curiosidade 14 Fev
Desde que se desvinculou do iOS, os iPads passaram a ganhar recursos exclusivos ou até mesmo semelhantes aos vistos no macOS. Entre eles está o Organizador Visual; ou “Stage Manager” – como foi apelidado pela Apple nos Estados Unidos.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir como ativar ou desativar o recurso no seu iPad e como usá-lo, aumentando a sua produtividade.
Anunciado para o iPadOS e para o macOS na WWDC de 2022, o Stage Manager organiza automaticamente seus aplicativos abertos, permitindo que você possa visualizar e alternar facilmente entre eles; além de poder criar janelas sobrepostas e de diferentes tamanhos em uma única vista.
Assim, o usuário de iPad não precisa se manter limitado a utilizar apenas os aplicativos em tela cheia, ou no máximo, em tela dividida, podendo ter várias janelas e aplicativos em uma única instância.
Infelizmente, o recurso não está disponível para todos os modelos de iPad. Inicialmente, a Apple anunciou que a funcionalidade estaria disponível apenas para os iPads Pro com chip M1 ou superiores. Depois, acabou estendendo o recurso também para iPads com chips Apple A12X e A12Z (ou superiores).
O Organizador Visual está disponível para os modelos listados abaixo:
Lembrando que todos os modelos compatíveis precisam, obrigatoriamente, estar rodando minimamente o iPadOS 16.1.
A partir do iPadOS 16.2, é possível usar o Organizador Visual para mover os apps e janelas para monitores externos conectados. No entanto, isso só é possível nos seguintes modelos:
Agora que você já checou a disponibilidade do recurso, confira a seguir como ativar o Stage Manager no seu iPad.
Além de ser possível ativar e desativar a funcionalidade a partir da Central de Controle, você também poderá ativar o recurso – além de personalizar parte do seu funcionamento – através dos Ajustes do sistema. Confira:
Você aprendeu a ativar/desativar o Organizador Visual no seu iPad!
Se você ativou o Stage Manager no seu iPad pela primeira vez, então deve ter notado que o funcionamento do sistema está um pouco diferente do que estava acostumado.
Com apenas uma janela aberta, você notará que o app que você está trabalhando ficará posicionado no centro da tela, enquanto seus aplicativos mais recentes ficarão organizados em miniaturas do lado esquerdo.
Toque em qualquer uma das miniaturas para trazer o app para o centro e minimizar a janela atual. Redimensione a janela do aplicativo principal arrastando o dedo a partir do canto inferior direito da própria janela. Feche o app tocando no ícone de três pontos localizado no topo da tela e selecionando a opção “Fechar”.
Para trabalhar com múltiplas janelas, toque no botão de três pontos na parte superior e escolha a opção “Adicionar Outra Janela”. A janela atual será movida para o lado. Toque em uma das miniaturas de apps recentes para agrupar o app em questão com o aplicativo escolhido.
Se não quiser percorrer todo esse caminho, toque e segure sobre um dos aplicativos da lista de recentes e arraste-o para a visualização principal. Você poderá fazer o mesmo com um aplicativo a partir do Dock.
Para mover um app para o painel lateral de aplicativos recentes, toque nos três pontinhos localizados no topo da janela e selecione a opção de “Minimizar".
Para alternar entre aplicativos recentes ou grupos de aplicativos recentes, toque no app ou grupo localizado no painel lateral.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários