LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: vídeo mostra sistema modificado rodando em um PC com apenas 176 MB de RAM

11 de julho de 2023 3

Após criar uma versão “capada” do sistema operacional, um desenvolvedor conhecido como NTDev divulgou na segunda-feira (10) um vídeo que mostra o Windows 11 funcionando em uma máquina com apenas 176 MB de RAM, uma capacidade de memória significativamente menor que o recomendado pela Microsoft.

O especialista afirma que, para fazer um sistema operacional que requer 8 GB de RAM funcionar em um PC com apenas 176 MB, toda a plataforma precisou ser reduzida para o “essencial”. Isso significa que vários recursos foram desabilitados para que o software pudesse inicializar e executar aplicativos cruciais. Confira o vídeo:

É possível observar que há uma peça-chave desabilitada para rodar o sistema operacional: a interface de usuário padrão do Windows 11. O NTDev parece ter bloqueado a inicialização automática do processo “explorer.exe”, que permite buscar e gerenciar aplicativos fixados na Área de Trabalho, Barra de Tarefas, Menu Iniciar e Explorador de Arquivos.

Com isso, é necessário realizar todos os comandos de execução de aplicativos por meio do Prompt de Comando. Por exemplo, caso o usuário queira abrir o Bloco de Notas, é necessário inserir “notepad”. Para abrir o Gerenciador de Tarefas, utiliza-se o comando “taskmgr”.

(Imagem: Microsoft)

Desativar o “explorer.exe” parece ter sido uma decisão adequada para rodar o Windows 11 em 176 MB de RAM. A plataforma se mostrou muito mais ágil que uma recente modificação do tiny11 que executa o sistema operacional em uma máquina com apenas 200 MB de RAM, mas com a interface padrão habilitada.

Segundo o desenvolvedor, o processo também incluiu remover qualquer driver e serviço que não fosse essencial para o boot do Windows. “Até mesmo detalhes como a interface de drive de disco utilizada foram levados em consideração”, disse o especialista.

Essa não é a primeira façanha do NTDev envolvendo experimentos com o Windows. O mesmo desenvolvedor já conseguiu fazer o Windows XP inicializar em uma máquina com CPU Intel Pentium de apenas 1 MHz lançada em 1993. O sistema operacional levou mais de 3 horas para chegar à sua tela inicial.


3

Comentários

Windows 11: vídeo mostra sistema modificado rodando em um PC com apenas 176 MB de RAM
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2