
Segurança 01 Set
01 de setembro de 2023 0
Atualização (01/09/2023) - EB
O Apple Vision Pro deve ser lançado somente no início de 2024, mas patentes já apontaram que o dispositivo deve ter "lentes líquidas" para fornecer grau ajustável. Agora o usuário @M1Astra do X encontrou instruções sobre como as lentes adicionais devem ser adicionadas ao Vision Pro, além de mais detalhes sobre o aparelho no visionOS.
Começando com o emparelhamento de novas lentes, o analista de código descobriu que elas se conectam ao Vision Pro com encaixe magnético. Ao serem conectadas, é preciso reiniciar o Vision Pro para iniciar o processo de pareamento que é feito da seguinte forma:
Apple Vision Pro Optical Inserts will need to be paired with your device. During setup Apple asks for the code in your optical inserts packaging or order confirmation. More findings and information below. pic.twitter.com/570GdAQ5n4
— M1 (@M1Astra) September 1, 2023
De acordo com @M1Astra, o Apple Vision Pro precisa saber exatamente quais lentes estão sendo utilizadas e será possível definir vários perfis de usuário, cada um com uma calibragem específica. Desta forma, o Vision Pro não pode ser transferido de uma pessoa para outra diretamente, pois é preciso calibrar as lentes novamente se elas forem trocadas.
As linhas de código também indicam que o Apple Vision Pro pode ser utilizado apenas por pessoas com mais de 13 anos. Também é mencionado que o sistema de perfis é chamado de Spatial Persona e está em versão beta, o que significa que ele pode não estar presente na versão estável do visionOS.
Atualização (18/08/2023) - RS
O óculos Vision Pro pode ter lentes de grau ajustáveis no futuro. Pelo menos, é o que sugere uma patente registrada que trata sobre esse tipo de componente no dispositivo de realidade mista da Apple. A informação vem do portal Patently Apple e pode facilitar o uso do aparelho em geral.
A princípio, elas teriam o nome de "lentes líquidas" o que as torna bem diferentes das que são usadas normalmente nos óculos tradicionais. Ou seja, não seriam feitas de vidro e sim, teriam algumas partes compostas por um líquido que forma a superfície das lentes ópticas.
Esse líquido, portanto, seria ajustado por meio de bombeamentos implementados por meio de comandos no sistema do dispositivo. Além disso, as lentes teriam algo como paredes formadas por materiais transparentes. Com isso, elas ajudariam a compor a estrutura dos componentes e o líquido seria armazenado nas cavidades.
Vale lembrar que quem usa óculos de grau deverá comprar lentes de ZEISS com prescrição separadamente. Dessa maneira, as lentes seriam equipadas ao dispositivo de forma magnética. Mas, caso essa patente se torne real, acabaria dispensando esse tipo de ação por parte das pessoas.
Seja como for, ainda não se sabe se o produto de fato será algo implementado pela Apple e nem mesmo se ele chegará ao consumidor final. Mesmo assim, é uma tecnologia interessante, já que acabaria com a necessidade de utilizar lentes de grau tradicionais.
Mais sobre o Vision Pro: confira o que Tim Cook disse sobre os óculos da Apple e como alguns desenvolvedores conseguiram rodar Windows XP no sistema do dispositivo.
Matéria Original (03/08/2023)
A Apple ingressou este ano no segmento de realidade mista com o lançamento dos óculos Vision Pro, modelo que traz displays de alta qualidade e uma tecnologia inovadora que evita vertigem, enjoo e fadiga ocular ao usá-los por muito tempo. É comum que algumas pessoas sintam náusea ao colocares dispositivos de VR, mas a empresa parece ter solucionado isso.
Conforme consta em uma patente requerida pela fabricante norte-americana, a combinação de telas com alta resolução de imagem e latência ultrabaixa evitam problemas relacionados ao uso excessivo do dispositivo. No caso do headset da gigante de Cupertino, os visores EyeSight possuem alta qualidade de imagem, tornando a experiência mais imersiva.
A latência, espécie de atraso na troca de informações, foi reduzida consideravelmente com o uso do chipset R1, componente capaz de processar todo o conteúdo com um atraso de apenas 12 ms. A Apple também determinou algumas diretrizes que devem ser seguidas por desenvolvedores de apps a fim de manter bons níveis de satisfação do usuário.
Além da resolução e latência, o documento também cita outra dificuldade enfrentada pela Apple durante a fabricação de seu óculos de realidade mista: o efeito de Conflito de Acomodação de Vergência (VAC). Esse fenômeno consiste na dificuldade do cérebro de entender que alguns objetos virtuais estão distantes, quando, na verdade, a tela está próxima aos olhos.
No caso do VAC, a patente da gigante de Cupertino cita algumas inovações extremamente técnicas que consiste no uso de telas e diferentes lentes de modo evitar que o usuário sinta o desconforto causado pela ausência nas percepções de profundidade ao estar com os óculos de realidade mista Vision Pro.
"O motor de luz inclui uma série de guias de onda ópticas com grades holográficas ou difrativas que movem a luz das fontes de luz para gerar feixes nos ângulos e posições apropriadas para iluminar os espelhos de varredura; A luz é então direcionada para guias de onda ópticas adicionais com camadas de filme holográfico gravadas com grades de difração para expandir a abertura do projetor e manobrar a luz para as posições de projeção exigidas pelo combinador holográfico.", diz a patente.
Tem vontade de experimentar os óculos Apple Vision Pro? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários