Apple 11 Ago
A Arm planeja vender suas ações em uma oferta pública inicial na Nasdaq em setembro, segundo o site Nikkei Asia. Espera-se que, nessa ocasião, a capitalização de mercado da empresa seja superior a US$ 60 bilhões, o que tornaria esse a maior IPO (Oferta Pública Inicial) de todas em 2023, por enquanto.
Com isso, grandes players globais, como a Apple, Samsung, NVIDIA e Intel, devem investir e comprar ações da Arm assim que a empresa for listada no mercado. O SoftBank vai oficialmente pedir à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) a listagem ainda neste mês. Depois, ainda precisa obter aprovação da Nasdaq.
A venda das ações da Arm está prevista para acontecer até o final de setembro. A empresa está avaliando o interesse dos investidores e espera que o valor corporativo da Arm aumente ainda mais. A valorização da fabricante dobrou desde que o grupo SoftBank comprou a empresa por 24 bilhões de libras (algo na faixa dos R$ 150 bilhões) em 2016.
Atualmente, 75% das ações da Arm pertencem ao grupo SoftBank, enquanto os 25% restantes são detidos pelo SoftBank Vision Fund, uma unidade que investe em empresas de tecnologia ao redor do mundo. O Vision Fund venderá de 10% a 15% de suas ações da Arm no mercado aberto.
A Arm planeja receber os principais fabricantes de chips como acionistas de médio a longo prazo, vendendo-lhes participações de alguns porcentos cada. Isso visa estabilizar o preço das ações na época da listagem.
A Arm é uma peça fundamental na indústria global de semicondutores. Antes, a NVIDIA já propôs uma aquisição do designer de chips britânico. Ao deter ações da Arm, os fabricantes de chips esperam influenciar a gestão da empresa.
Comentários