LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 14: Google explica melhorias no desempenho e consumo de bateria

24 de outubro de 2023 33

O Android 14 já está disponível para usuários de celulares do Google, e em breve, deve começar a ser liberado aos dispositivos de outras fabricantes com suas customizações de interface de usuário. De acordo com o vice-presidente de engenharia da empresa, Dave Burke, a nova versão do sistema operacional traz grandes melhorias de desempenho.

Em entrevista ao podcast oficial do Android, o #TheAndroidShow, o executivo afirmou que o Google reduziu a atividade de aplicativos em segundo plano na CPU em 50% no Android 14. Além disso, os engenheiros melhoraram o gerenciamento de memória do sistema operacional, garantindo um importante salto de desempenho e duração de bateria.

Novo logotipo do Android (Imagem: Reprodução)

Burke explica que melhorar o gerenciamento de memória era um desafio. A empresa tinha o objetivo de aumentar o número de processos em cache — isto é, aplicativos em segundo plano na memória RAM — para evitar “inicializações frias”, ou seja, prevenir o encerramento de aplicativos em segundo plano, de modo que fossem reabertos mais rapidamente.

Para isso, era necessário garantir que todos os processos em cache fossem paralisados, de modo que não utilizassem os recursos do processador de maneira exagerada e, com isso, reduzisse o desempenho e a autonomia do celular ou tablet.

“A equipe realmente conseguiu reduzir a atividade em segundo plano em 50%, e fizemos isso por meio de vários projetos internamente para congelar adequadamente os processos, mas também reduzir as transmissões”, explicou Burke. Essas transmissões são como o sistema se comunica com aplicativos quando uma mudança crítica ocorre.

O resultado foi uma redução de 30% nas “inicializações frias” de aplicativos. E por falar em execução de programas, Burke explicou também que o Google otimizou o Android Runtime (ART) para reduzir o tamanho do código armazenado em até 9% — sem sacrificar o desempenho — ao otimizar o compilador do sistema operacional.

(Imagem: Reprodução)

As melhorias ocorreram também com a colaboração dos desenvolvedores de aplicativos para o Android. O Google afirma ter recomendado à comunidade que reduzisse certas tarefas que poderiam causar o uso desnecessário de recursos do sistema.

O Android 14 deve chegar em breve aos usuários da Samsung, Xiaomi, Motorola, OPPO e outras fabricantes que trabalham em suas próprias versões customizadas de software baseado no sistema operacional do Google.

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

33

Comentários

Android 14: Google explica melhorias no desempenho e consumo de bateria
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2