LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

GTA Vice City era para ser um pacote de missões extras do GTA 3, revela ex-diretor da Rockstar

22 de novembro de 2023 4

O Grand Theft Auto III é tido por muitos como um dos jogos mais revolucionários da indústria dos videogames e é inegável o quão disruptivo o título da Rockstar Games foi para o gênero de mundo aberto. O sucesso do produto foi tanto, que até uma continuação foi planejada.

Segundo Obbe Vermeij, diretor-técnico da Rockstar North de 1995 até 2009, após as férias da equipe que trabalhou em GTA 3, ocorridas durante o lançamento do jogo, a empresa começou a trabalhar em um novo projeto ambientado nos anos 80 e em Miami, nos Estados Unidos.


Em seu blog pessoal, Vermeij relatou que, originalmente, esse projeto era para ser um pacote de missões extras para o GTA 3, tendo em vista que, pouco depois do seu lançamento, o jogo ambientado em Liberty City começou a fazer muito sucesso em todo o mundo.

Porém, cerca de seis meses (ou mais) depois, Vice City, nome escolhido para a nova cidade, começou a parecer muito diferente do GTA 3. Foi aí que a direção da Rockstar North decidiu torná-la um jogo totalmente independente, já que o projeto estava bastante adiantado.


Ainda de acordo com Vermeij, em paralelo, parte da equipe da Rockstar North estava focada na conversão do GTA 3 para PC, processo que levou cerca de seis meses dos programadores. Enquanto isso, os artistas 3D e designers de níveis focaram na construção de Vice City.

Como não houve muitas mudanças de código de um jogo para outro, a equipe usou a mesma a base do GTA 3 para construir a outra cidade e as novas missões do game por um tempo, até que os programadores estivessem disponíveis para fazer alterações no código.


O ex-diretor técnico da Rockstar North ainda revelou que a empresa custeou uma viagem para Miami com todas as despesas pagas para toda a equipe. Os profissionais se hospedaram no hotel em Miami Beach e registraram muitas fotos para serem usadas como texturas.

Obbe Vermeij afirmou que desenvolver o GTA Vice City foi mais estressante do que o GTA 3. O prazo foi apertado (1 ano) e as expectativas eram bem altas, diante do sucesso enorme que GTA 3 estava fazendo naquele momento, mais isso deixou a equipe cheia de adrenalina.

Contudo, o profissional disse que ficou claro que era necessário um pouco mais de folga para o próximo jogo da franquia. Vermeij ​ainda destacou que conseguir que Ray Liotta dublasse o personagem principal foi enorme e que o ator foi prefeito para o papel de Tommy Vercetti.

"Foi incrível ver como a sensação do jogo mudou completamente com apenas algumas pequenas alterações. O tempo estava mais ensolarado, a fachada era neon, a cidade parecia mais sulista e a música dos anos 80. Isso transformou o jogo", afirmou Obbe Vermeij.

Dados revelados em 2022 pela Take-Two Interactive, empresa que é dona da Rockstar Games, apontaram que o GTA Vice City vendeu mais 17,5 milhões de unidades em todo o mundo. O jogo foi um dos maiores sucessos da franquia e é amado por muitos fãs até os dias atuais.

Qual é o seu GTA preferido? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

Veja também


4

Comentários

GTA Vice City era para ser um pacote de missões extras do GTA 3, revela ex-diretor da Rockstar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2