LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 15 permitirá desativar modo que força aplicativos a usar todo o espaço da tela

06 de agosto de 2024 2

O Android 15 deve ser lançado em breve com várias melhorias de design, privacidade e segurança. Uma das mudanças é o novo padrão que força aplicativos a utilizarem todo o espaço disponível na tela do celular ou tablet. Por outro lado, a novidade pegou os desenvolvedores de surpresa, levando a problemas na exibição do conteúdo.

Para evitar falhas na renderização da interface dos aplicativos, o Google permitirá desativar esse modo de exibição através do windowOptOutEdgeToEdgeEnforcement, uma nova função descrita no framework do Android 15. Ao implementá-la, os aplicativos serão renderizados na forma tradicional, sem aproveitar todo o espaço da tela.

(Ilustração: Google)

Aplicativos sempre tiveram a opção de estender seu conteúdo para as bordas da tela usando ferramentas de desenvolvedor oferecidas pelo Google, permitindo que todo o espaço fosse preenchido. Apesar disso, muitos desenvolvedores preferiram evitar falhas na renderização de seus aplicativos e mantiveram o layout tradicional.

Algumas das falhas que poderiam ocorrer — isto é, caso não houvesse um grande esforço na otimização do aplicativo — incluem a sobreposição de elementos interativos (como botões) à barra de navegação, causando problemas de usabilidade.

O Android 15 deve fazer com que a exibição em tela cheia seja padrão. No entanto, desenvolvedores poderão optar por não forçarem seus aplicativos a utilizarem todo o espaço da tela, driblando possíveis erros que afetem a experiência do usuário.

A medida será apenas temporária para dar mais tempo aos desenvolvedores que precisam ajustar seus aplicativos. No entanto, é importante destacar que esta é uma solução de curto prazo. Eventualmente, todos os aplicativos deverão adotar o modo de exibição em tela cheia para seguirem compatíveis com as próximas versões do Android.

Comparativo da atual versão estável do Android (acima) com modo de exibição em tela cheia do Android 15 (abaixo) (Imagem: Google)

É informado que o Google Play não exigirá que aplicativos sejam compatíveis com o modo de exibição em tela cheia até 31 de agosto de 2026. Isso significa que o suporte para o modo de exibição tradicional será descontinuado entre o Android 16 e Android 17.

Veja mais!


2

Comentários

Android 15 permitirá desativar modo que força aplicativos a usar todo o espaço da tela
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2