Segurança 16 Ago
Ao comprar um dispositivo Android, é comum se deparar com aplicativos redundantes: dois calendários, dois apps de mensagens, dois navegadores – um da própria fabricante e outro do Google. Nos aparelhos Samsung Galaxy, essa situação não é diferente.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como se livrar dessa redundância de aplicativos, desativando – ou pelo menos, limitando – apps indesejados.
Buscando uma experiência mais personalizada e mais bem otimizada para seus usuários, empresas como a Samsung costumam colocar suas próprias versões de aplicativos básicos, como mensagens, navegador, calendário, telefone etc. em seus aparelhos.
O problema é que essa tentativa, em alguns casos, acaba sendo furada. Afinal, é incomum encontrar pessoas que preferem o calendário da Samsung ao invés do Agenda, ou o navegador da empresa ao invés do Chrome. E não porque os apps são ruins, mas sim porque o usuário já está imerso no ecossistema do Google.
Mas com isso, surge uma das maiores irritações de ter aplicativos redundantes: a multiplicação das notificações! São duas notificações de calendário sempre quando um evento se aproxima, duas notificações da chegada de mensagem de texto etc.
A seguir, veja como resolver esse problema de uma vez! Infelizmente, alguns aplicativos não podem ser desinstalados ou desativados, mas podem ser “tirados do caminho”. Daremos o exemplo com o app de Calendário, mas você pode seguir os passos para praticamente qualquer outro app (inclusive os do Google).
Confira:
- No seu Galaxy, abra o app de “Config.”;
- Agora, role a tela para baixo e toque em “Aplicativos”;
- Encontre o app desejado na lista e toque sobre ele. No nosso caso, o app de Calendário;
- Se a opção de “Desativar” estiver disponível no menu inferior, toque sobre ela e confirme a ação no pop-up seguinte. Isso deverá ser suficiente para que você não seja mais importunado pelo app.
Se o sistema não disponibiliza a opção de desativação do aplicativo, você ainda pode se livrar dele com alguns passos simples, desativando as notificações, atividade em plano de fundo, uso de dados e mais. Confira:
- Ainda na tela de “Informações do aplicativo”, toque em “Notificações”;
- Desative a chave da opção “Permitir notificações”. Caso a opção não esteja disponível, alterne o alerta para “Silencioso” e desmarque todos os tipos de notificação;
- Retorne a tela anterior.
- Toque em “Permissões”;
- Agora, revogue todas as permissões do app. Para isso, toque sobre uma das permissões concebidas e, na tela seguinte, opte por “Não permitir”. Repita o processo até revogar todas as permissões;
- Retorne a tela anterior.
- Role o menu para baixo e toque em “Dados móveis”;
- Na tela de uso da função, desative a chave da opção “Permitir uso de dados em segundo plano”;
- Retorne para a tela anterior mais uma vez;
- Agora, toque em “Bateria”;
- Mude a seleção para “Restrito” para que o app fique limitado na execução em segundo plano.
A esse ponto, mesmo que o aplicativo não possa ter sido desativado, como citamos no bloco inicial de instruções, ele não deve mais te importunar e nem consumir recursos do seu aparelho. Afinal, nós desativamos praticamente todos os recursos dele, então ele se mantém instalado, mas inutilizado.
Comentários