Segurança 04 Out
Já faz um tempo desde que o Google começou a trabalhar em um projeto que permitia que dispositivos Android pudessem rodar o ChromeOS. Apesar de muitos smartphones hoje que estão equipados com o Android terem recursos suficientes para poder executar tarefas que alguém faria no PC, o SO do celular ainda não é capaz de ir além no mesmo nível.
Por causa disso, a gigante da tecnologia trabalhava no que chamava de projeto “Ferrochrome”, que permitira a execução do ChromeOS (usado em computadores pessoais) no celular Android. No começo do ano, o Google demonstrou o projeto funcionando em um Pixel 8 com sucesso.
Contudo, apesar de ter conseguido apresentar o projeto com exito, o Google suspendeu supostamente o desenvolvimento do projeto. A informação vem do famoso “guru do android” Mishaal Rahman. Rahman explica que o projeto foi descartado, pois notou uma alteração de código enviada recentemente para o AOSP Gerrit.
Essa remoção significa que o Google não possui interesse em lançá-lo oficialmente ou mantê-lo em uso para possíveis testes. Ao que parece, a empresa agora está mudando seus esforços para usar a distribuição Debian, baseada em Linux, como o seu ambiente de testes para desenvolvimento do AVF no lugar do ChromeOS.
Com desenvolvimento do Ferrochrome iniciado em junho, o Google afirmava que o aplicativo conseguiria baixar, configurar e iniciar de forma automática uma compilação ARM64 do Chromium OS através do aplicativo inicializador de máquina virtual.
Se o Google vai aposentar a ideia de executar o ChromeOS no Android de vez ou vai optar por outros caminhos, só o tempo dirá. Aproveite e confira outras matérias sobre a gigante da tecnologia.
Comentários