Google 11 Out
O Google está desenvolvendo um aplicativo de terminal que permitirá executar códigos do Linux no Android, conforme descoberto na sexta-feira (11) por Mishaal Rahman. O recurso está “escondido” no código-fonte aberto do sistema operacional, o Android Open Source Project (AOSP), e pode chegar em breve à plataforma.
Engenheiros de software da gigante das buscas estão criando o aplicativo com base no Android Virtualization Framework (AVF), um recurso já presente no sistema que permite executar máquinas virtuais. O terminal permitiria que os usuários executassem comandos do Linux em um ambiente de emulação em dispositivos com Android.
Embora pareça um recurso de nicho, executar aplicativos programados para Linux em um celular ou tablet com o sistema operacional do Google poderia trazer diversas vantagens ao ecossistema do Android. Desenvolvedores poderiam escrever os códigos e testar aplicativos diretamente em seus dispositivos móveis, agilizando processos e reduzindo as chances de publicar aplicativos com bugs que seriam descobertos pelos usuários.
Rahman experimentou a implementação atual do terminal Linux do Android, que ainda está em uma fase prematura de desenvolvimento. Conforme descoberto, o Google deve integrá-lo diretamente nas configurações do Android. Especificamente, será necessário habilitá-la em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor.
Haverá uma opção chamada de “Terminal Linux”, que pode ser utilizada para baixar, configurar e executar uma máquina virtual com Debian, sistema operacional que também é instalado por padrão pelo terminal Linux do ChromeOS. Curiosamente, a empresa trabalhava em um projeto que levaria o ChromeOS ao Android, mas suspendeu o desenvolvimento.
No momento, o aplicativo de terminal ainda exige que o usuário configure manualmente a máquina virtual com Linux fornecendo uma imagem do Debian, mas a big tech planeja criar funções que realizem essa tarefa automaticamente.
As linhas de código encontradas no projeto do Android mostram que o aplicativo “LinuxInstaller” — que baixa e configura o Debian para ser executado em uma máquina virtual por meio do AVF — será “mesclado ao aplicativo de terminal em breve”.
O Google ainda não comentou publicamente sobre o terminal Linux do Android. Não há informações sobre quando essa funcionalidade inédita será lançada, mas é possível que chegue a bordo das primeiras versões beta do Android 16 em 2025.
Comentários