LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android pode seguir ChromeOS e ganhar terminal que roda aplicativos para Linux

14 de outubro de 2024 3

O Google está desenvolvendo um aplicativo de terminal que permitirá executar códigos do Linux no Android, conforme descoberto na sexta-feira (11) por Mishaal Rahman. O recurso está “escondido” no código-fonte aberto do sistema operacional, o Android Open Source Project (AOSP), e pode chegar em breve à plataforma.

Engenheiros de software da gigante das buscas estão criando o aplicativo com base no Android Virtualization Framework (AVF), um recurso já presente no sistema que permite executar máquinas virtuais. O terminal permitiria que os usuários executassem comandos do Linux em um ambiente de emulação em dispositivos com Android.

Embora pareça um recurso de nicho, executar aplicativos programados para Linux em um celular ou tablet com o sistema operacional do Google poderia trazer diversas vantagens ao ecossistema do Android. Desenvolvedores poderiam escrever os códigos e testar aplicativos diretamente em seus dispositivos móveis, agilizando processos e reduzindo as chances de publicar aplicativos com bugs que seriam descobertos pelos usuários.

Rahman experimentou a implementação atual do terminal Linux do Android, que ainda está em uma fase prematura de desenvolvimento. Conforme descoberto, o Google deve integrá-lo diretamente nas configurações do Android. Especificamente, será necessário habilitá-la em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor.

(Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)

Haverá uma opção chamada de “Terminal Linux”, que pode ser utilizada para baixar, configurar e executar uma máquina virtual com Debian, sistema operacional que também é instalado por padrão pelo terminal Linux do ChromeOS. Curiosamente, a empresa trabalhava em um projeto que levaria o ChromeOS ao Android, mas suspendeu o desenvolvimento.

No momento, o aplicativo de terminal ainda exige que o usuário configure manualmente a máquina virtual com Linux fornecendo uma imagem do Debian, mas a big tech planeja criar funções que realizem essa tarefa automaticamente.

As linhas de código encontradas no projeto do Android mostram que o aplicativo “LinuxInstaller” — que baixa e configura o Debian para ser executado em uma máquina virtual por meio do AVF — será “mesclado ao aplicativo de terminal em breve”.

O Google ainda não comentou publicamente sobre o terminal Linux do Android. Não há informações sobre quando essa funcionalidade inédita será lançada, mas é possível que chegue a bordo das primeiras versões beta do Android 16 em 2025.

Veja mais!


3

Comentários

Android pode seguir ChromeOS e ganhar terminal que roda aplicativos para Linux
  • Agora colocar um jeito fácil de acessar a pasta data do smartphone a Google não quer, tem que fazer uma gambiarra terrível.

      • Espero que isso vá para a frente. O Linux possui uma grande biblioteca de softwares profissionais. Dependendo, daria até para colocar uma camada de compatibilidade para rodar uma Steam, mais facilmente em dispositivos, não dependendo da gambiarra que é atualmente, e expandindo a compatibilidade para MediaTek e outros chips.

          • Enquanto isso o usuário não pode nem acessar a pasta data do diretório do seu celular

              Especiais

              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

              Software

              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

              Tech

              PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

              Economia e mercado

              Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa