LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como renomear vários arquivos de uma vez no Windows

07 de fevereiro de 2025 0

Renomear muitos arquivos individualmente pode ser um processo tedioso e demorado, especialmente em pastas com dezenas ou até centenas de itens. Mas felizmente, há maneiras de agilizar essa tarefa.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como renomear vários arquivos de uma só vez no Windows.

Como renomear vários arquivos de vez no Windows

Você chegou de viagem ou daquela festa com os amigos e precisa salvar todas as fotos que tirou no seu computador. Da mesma forma, precisa organizar uma pasta do trabalho carregada de arquivos de texto urgentemente.

O problema é que os arquivos gerados por celulares e câmeras ou por estes programas de automação costumam ter nomes pouco intuitivos, como 'IMG1010' ou 'relat908912', tornando a organização mais difícil.

A boa notícia é que o Windows oferece ferramentas para renomear vários arquivos de vez, assim como softwares adicionais podem facilitar o processo ainda mais. Com poucos cliques é possível padronizar os nomes, visualizar uma prévia das alterações e até desfazer a ação, caso necessário.

Nas categorias a seguir, confira as formas mais indicadas de realizar este processo:

Como renomear arquivos com o Explorador de Arquivos

Usar o Explorador de Arquivos talvez seja a forma mais fácil de renomear seus arquivos em lote, já que não é necessário baixar nenhum programa ou digitar nenhum tipo de código. Porém, entre as opções mostradas aqui, talvez seja a mais limitada, uma vez que só é possível renomear sob o formato de ‘nome + (número em sequência)’.

Para realizar o processo, confira:

  • Primeiro, abra a pasta com os arquivos que deseja renomear;
  • Selecione todos os arquivos que deseja renomear e aperte a tecla F2 no seu teclado (ou clique com o botão direito do mouse e selecione “Renomear”);
    • Dica: se quiser selecionar todos os arquivos da pasta, você pode usar o atalho ‘Crtl + A’;
    • Se estiver em um notebook, talvez seja necessário usar a tecla de função ‘Fn’ em conjunto para usar o F2.
  • Um dos arquivos terá seu nome destacado. Digite o nome que você gostaria de dar para todos os arquivos da pasta e aperte ‘Enter’;
  • Todos os arquivos da pasta serão renomeados para o nome dado junto a uma numeração entre parêntesis que torna cada um deles único.

Fácil, não? Se você se arrepender imediatamente, pressione Crtl + Z no seu teclado para desfazer a alteração e restaurar os nomes originais. Caso queira renomear outros arquivos na mesma pasta do mesmo jeito, selecione-os, pressione F2 novamente e digite o novo nome. Eles serão renomeados em sequência, seguindo a numeração anterior, evitando duplicações e eventuais confusões.

Apesar de fácil, como mencionado, esta forma é muito limitada e não permite nenhum tipo de personalização adicional, como adicionar datas ou apenas substituir partes do nome. Por este método, caso o novo nome seja ‘Relatorio’, por exemplo, tudo ficará Relatorio (1), Relatorio (2), Relatorio (3) e assim por diante.

Para ter mais controle sobre o processo, as categorias a seguir podem ser mais indicadas.

Como renomear arquivos usando o PowerShell

Diferente do método acima, renomear arquivos com o PowerShell oferece uma gama muito maior de possibilidades, já que possibilita a renomeação dos arquivos quase que de forma infinita. No entanto, ele também traz uma pequena desvantagem.

Como já é do conhecimento de muitos, o PowerShell é uma interface de texto e, para alguns usuários, isso por si só já pode ser um grande empecilho. Mas para além deste fator, renomear arquivos desta forma exige um certo pensamento lógico, além de bom conhecimento da própria ferramenta.

Mas não é preciso ficar assustado, pois é mais fácil do que parece e, com algum esforço, pode se tornar uma tarefa rotineira. Confira as instruções:

  • No seu computador, abra a Barra de Buscas do Windows, procure por “PowerShell” e aperte ‘Enter’;
    • Você também pode usar a caixa ‘Executar’ para isso. Aperte Win + R no seu teclado, digite ‘PowerShell e aperte ‘Enter’.

Agora que você abriu a ferramenta, confira a seguir alguns comandos de exemplo. Antes de aplicar os comandos em uma pasta real, crie ou copie uma pasta para se ambientar com os comandos primeiro. Depois de digitado o comando, aperte 'Enter' para executá-lo.

  • Para navegar até uma pasta através da interface:

cd "C:\Caminho\da\Pasta" (substitua pelo caminho real)

  • Para visualizar todos os itens de uma pasta:

Get-ChildItem

  • Para visualizar todos os itens de uma pasta com uma determinada cadeia de caracteres (no caso, '.txt'):

Get-ChildItem *.txt

  • Para trocar ‘.txt’ por ‘.log’ no nome do arquivo:

Get-ChildItem *.txt | Rename-Item -NewName { $_.Name -replace '.txt','.log' } Get-ChildItem *.log

  • Para adicionar um prefixo ao nome de todos os arquivos na pasta:

Get-ChildItem | Rename-Item -NewName { "ProjetoX_" + $_.Name }

  • Para substituir espaços por underscores:

Get-ChildItem | Rename-Item -NewName { $_.Name -replace " ", "_" }

  • Para adicionar uma data automática no nome:

Get-ChildItem | Rename-Item -NewName { (Get-Date -Format "dd-MM-yyyy") + "_" + $_.Name }

Explore mais opções a partir dos exemplos dados acima, modificando os comandos de acordo com as suas necessidades. Recomendamos também a leitura da documentação oficial do comando ‘Rename-Item’ do PowerShell.

Como renomear arquivos com o PowerToys

Combinando o melhor dos dois mundos — a facilidade da interface gráfica e a flexibilidade da interface de texto — o PowerRename, do PowerToys, pode ser a maneira mais prática de renomear seus arquivos.

Desenvolvido pela própria Microsoft, o PowerToys é um verdadeiro canivete suíço do Windows, projetado para estender algumas ferramentas e características do sistema operacional.

Para quem ainda não o conhece, nós temos um tutorial dedicado exclusivamente a ele. Para baixar o programa, basta acessar a página do aplicativo na Microsoft Store ou no GitHub e realizar a instalação normalmente.

Depois de instalado, um ícone do PowerToys aparecerá no canto da barra principal do Windows. Dê um clique duplo sobre ele para abrir o painel de ajustes. Caso não apareça, procure pelo ícone do aplicativo no menu Iniciar e inicie a aplicação por aí.

Com tudo pronto, confira como configurar o PowerRename:

  • Com a janela principal do aplicativo aberta, expanda o menu de "Gerenciamento de Arquivos";
  • Clique na opção de "PowerRename" no menu lateral;
  • Agora, ative a chave da opção “Habilitar o PowerRename”;
  • Expanda o menu de “Mostrar o PowerRename em” e selecione a opção de “Menu de contexto padrão e estendido”. Desmarque também a caixa da opção “Ocultar ícone no menu de contexto”.
    • Isso garantirá que o PowerRename estará disponível no menu de contexto do Windows.

Ainda no menu acima, certifique-se de manter ‘Ligado’ a opção de “Habilitar preenchimento automático para os campos de pesquisa e substituição” para receber sugestões de nomes ao pesquisar e substituir nomes de arquivos existentes. Use o campo logo abaixo para definir o número de sugestões para receber (se não tiver certeza, mantenha como 10).

Ative a opção de “Mostrar as cadeias de caracteres usadas recentemente” para ver as últimas cadeias usadas na pesquisa e na renomeação. Se você acha que precisará usar mais do que as expressões regulares padrão usadas para pesquisa e substituição, ative também a opção de “Usar a biblioteca Aumentar”.

Configurado o recurso, confira como renomear arquivos usando o PowerRename:

  • Primeiro, abra a pasta com os arquivos que deseja renomear;
  • Selecione todos os arquivos que deseja renomear e clique sobre eles com o botão direito do mouse. Selecione a opção de “Renomear com PowerRename”.

  • Agora, no painel direito, confirme os arquivos que deseja renomear e certifique que cada um deles está marcado;
  • Marque a caixa “Usar expressões regulares”;
  • Em “Pesquisar por”, insira o nome que quer substituir. Como exemplo da nossa pasta, usaremos ‘IMG_’.
    • No PowerRename, o ponto (.) é usado como uma variável que representa um único caractere. Então, para o nosso caso, digitamos ‘IMG_....’ e deixamos a extensão intacta.
  • Em “Substituir Por”, insira o nome que quer usar. Como exemplo, usaremos “Festa na praia” junto com '(${})' para adicionar um número sequencial ao final da cadeia;
  • Marque o botão de recurso de enumeração acima do botão de “Aplicar” para confirmar a adição dos números sequenciais entre parêntesis ao final do nome do arquivo. Isso vai resultar em ‘Festa na praia (1)’, ‘Festa na praia (2)’ e assim sucessivamente;
  • Uma prévia dos nomes dos arquivos renomeados aparecerá no painel direito, ao lado dos nomes originais. Clique em “Aplicar” para finalizar o processo. Os nomes substituídos aparecerão como os novos originais.

Além das opções descritas no exemplo, o PowerReplace também funciona com variáveis. Se você quiser indicar a data que uma foto foi tirada, por exemplo, use o sinal ‘$’ para adicionar as variáveis e inclua ‘D’ como dia, ‘M’ como mês e ‘Y’ como ano. Usando ainda nosso exemplo de ‘Festa na praia’, se você quiser adicionar a data ao nome do arquivo, faça algo como ‘Festa na praia $DD-$MM-$YYYY’.

Outros aplicativos

Além de todas as opções detalhadas acima, alguns softwares de terceiros também trazem a proposta de renomear seus arquivos no Windows. Entre alguns deles, podemos citar o File Renamer Utility, Advanced Renamer, ReNamer e Bulk Rename Utility. Sinta-se livre para explorar as opções de cada um deles.


0

Comentários

TC Ensina: como renomear vários arquivos de uma vez no Windows
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2