
Curiosidade 29 Nov
O touchpad é uma excelente proposta para mover o ponteiro do mouse na tela sem a necessidade de um periférico extra. Mas, seja por problemas do hardware, seja por complicações do software, ele pode parar de funcionar!
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como resolver os eventuais problemas do touchpad do seu notebook com Windows!
Por ser um dispositivo com foco na mobilidade, o notebook traz todos os itens de um computador de mesa em uma estrutura única, reunindo tela, teclado e mouse (que nesse caso, ganha o nome de touchpad) em um corpo compacto.
Mas como todo equipamento eletrônico, seus componentes podem apresentar problemas; e o touchpad não é exceção. Felizmente, em grande parte dos casos, resolver questões relacionados a esse componente não é muito difícil.
Basicamente, existem duas possibilidades para explicar o que você está passando: problema no hardware, o que significa um problema físico no touchpad, ou problema no software, o que implica em alguma incompatibilidade do sistema ou ajuste de configurações.
Antes de afirmar que o seu touchpad está passando por um problema de hardware, é muito importante checar todas as possibilidades do software. Afinal, caso o problema seja físico, o prejuízo pode ser bem maior.
Confira as seções a seguir:
Se o touchpad do seu notebook Windows parou de funcionar do nada ou está apresentando inconsistências ao responder aos toques, o problema pode estar sendo causado por alguma configuração ou incompatibilidade.
Quase todos os notebooks com Windows contam com uma tecla dedicada para ativar e desativar o touchpad. Essa tecla normalmente compartilha função com algum F (F1, F3, F10 etc.) e a função do touchpad é ativada em conjunto com a tecla de função (“Fn”).
Para desativar ou ativar o touchpad, aperte e segure a tecla Fn e aperte a tecla do seu teclado dedicada a ativar/desativar o touchpad. A esse ponto, é provável que você veja algum indicador na tela do notebook afirmando que o touchpad foi ativado ou desativado.
A tecla de ativação do touchpad pode ser representada por vários desenhos, variando de acordo com o fabricante e modelo do laptop. Além disso, alguns modelos podem trazer a função diretamente, sem a necessidade de combinar o uso com a tecla de função (o que acaba facilitando desativar o recurso sem querer).
Além da interação com o teclado, é possível desativar o touchpad do notebook através das configurações do Windows. Se outra pessoa usou seu computador recentemente, é possível que o touchpad tenha sido desativado assim.
Para reativar o componente, acesse o menu de “Configurações” > “Bluetooth e dispositivos” > “Touchpad” e ative a chave correspondente.
Caso você não tenha um mouse extra para acessar a configuração navegando com cliques, utilize apenas o seu teclado. Aperte a tecla Windows e escreva “Configurações” ou até mesmo “Touchpad” para acessar o menu indicado. Depois basta usar as setas, a tecla Tab e a barra de espaço para interagir com a interface.
Em alguns casos, o Windows pode desativar o touchpad automaticamente ao identificar que um mouse externo foi conectado. Nesse caso, apenas remover o mouse conectado já deve ser o suficiente para ter o touchpad de volta.
Porém, se você quiser ter o mouse e o touchpad simultaneamente, também é possível. Acesse o menu de “Configurações” > “Bluetooth e dispositivos” > “Touchpad” e expanda o menu. Marque a opção “Manter o touchpad ligado quando um mouse estiver conectado”.
Se o seu computador conta com tela touchscreen e é daqueles que podem ser armados em modo cabana ou que podem ter o visor destacada do teclado, é provável que o Windows embarcado conte com o modo tablet; o que desativa o touchpad.
No Windows 11, o sistema ativa automaticamente essa função ao perceber que o notebook foi dobrado ou teve sua tela destacada – sob a premissa de desativar o modo automaticamente ao ter o computador de volta ao normal. No Windows 10, por outro lado, isso não acontece de forma automática.
Para ativar ou desativar o modo, abra a “Central de Ações” do Windows clicando no ícone de balão de conversa localizado na barra de tarefas ou apertando o atalho Windows + A. Então, certifique-se de que o Modo Tablet está desativado.
Essa seção talvez seja a mais óbvia de todas, mas acredite, ela pode te ajudar. Se você deixa seu notebook sempre em repouso/hibernação, executar esses passos simples pode trazer seu touchpad de volta ao normal. Afinal, uma simples reiniciada pode ser o suficiente para “arrumar a casa”.
Desligue seu notebook e deixe ele desligado (e fora da tomada) por 1 minuto. Ligue o computador e veja se o touchpad voltou a funcionar.
Manter os drivers do seu computador atualizados, assim como o próprio sistema, é o recomendado para que o dispositivo siga funcionando bem. No entanto, como o Windows é presente em uma infinidade de combinações de peças de hardware, conflitos podem ocorrer.
Um conflito de drivers significa que o software de um driver instalado afetou, de forma inesperada, o funcionamento de outro componente. Com isso, se você atualizou algum driver pouco antes do seu touchpad ter parado de funcionar, esse pode ser um dos motivos.
O Windows permite voltar a versão anterior de um driver através do menu de Gerenciamento de Dispositivos:
Em algumas ocasiões, fazer modificações ou atualizações da BIOS do computador pode levar a alterações das configurações do touchpad. Para checar se houveram mudanças, é necessário acessar a BIOS do seu computador.
Cada fabricante oferece uma forma diferente de acessar a BIOS. De forma usual, ao ligar seu computador, aperte F2, F10 ou F12 antes de iniciar o sistema. Caso a tela da BIOS não seja mostrada, confira nas páginas de suporte da sua máquina como abrir a BIOS do seu computador.
Com a tela da BIOS aberta, procure pela função de “touchpad” ou “internal pointing device” e certifique-se de que a configuração não está desativada. Antes de sair da BIOS, certifique-se também de salvar as alterações realizadas.
Se você tentou todas as dicas que demos acima e se certificou que seu computador está devidamente atualizado, é provável que o problema com o touchpad esteja relacionado ao hardware da máquina, com defeito em alguma peça – e nesse caso não tem muito para onde correr.
Na verdade, como última tentativa, você pode tentar fazer uma limpeza superficial no seu notebook – seguindo esse nosso outro tutorial. Em alguns casos, excesso de sujeira na superfície do touchpad, principalmente gordura, pode atrapalhar a detecção dos toques na superfície.
Se a limpeza também não resolver, o jeito é levar o computador para uma assistência técnica para saber se é possível solucionar o problema e quanto essa solução vai custar. Às vezes, aliado a idade da máquina, cobrir os custos de um eventual conserto pode não valer muito a pena.
Se nenhuma das opções acima serviu para você e você não tem a disponibilidade de trocar de notebook agora, usar um mouse externo, Bluetooth ou até mesmo com fio, pode ser uma ótima opção (além de ser potencialmente mais barato).
Para te ajudar com isso, selecionamos algumas opções de mouse abaixo:
Agora, se você já estava pensando em trocar de notebook e essa foi a gota d’água, que tal dar uma olhada também nos nossos guias de compras?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários