
Curiosidade 10 Mar
11 de março de 2025 0
Desenvolvido pela Microsoft, o Copilot é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para auxiliar usuários na produtividade e criatividade. No entanto, nem todos veem a tecnologia com bons olhos. Alguns questionam sua real eficácia, enquanto outros se preocupam com privacidade, dependência excessiva ou até mesmo a integração forçada nos sistemas.
Se você é um desses, não se preocupe. Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como desativar o Copilot no Word, Excel, PowerPoint e outros aplicativos do Microsoft 365 (ou Office 365).
Quando inaugurou o recurso de inteligência artificial na sua plataforma de produtividade – que inclui apps como Word, PowerPoint, Excel, Outlook, além de outros –, a Microsoft não incluiu nenhuma opção de desativar a ferramenta, fazendo uma espécie de integração forçada.
Isso não agradou vários usuários. Alguns se sentiram incomodados com a oferta do recurso logo ao abrir um novo documento, embarcados no navio da IA contra sua própria vontade, enquanto outros sentiram sua privacidade ameaçada por um recurso que não optaram.
Felizmente, a Microsoft – meio que – voltou atrás. Embora não seja possível instalar os aplicativos da suíte totalmente sem o Copilot, agora já é possível optar por desativar a ferramenta e esconder a opção da barra de ferramentas superior.
Como desativar o recurso é uma opção relativamente recente, incluída em uma atualização datada dos primeiros meses de 2025, talvez seja necessário atualizar os aplicativos da sua suíte para ter acesso a opção. Mas antes disso, vamos checar qual a versão que você tem instalada.
Para o Windows, abra algum aplicativo do Office – como o Word ou Excel – e clique em “Conta”. Na nova janela de “Informações do Produto”, você verá o nome e, em alguns casos, o número completo da versão atual. No Mac, com qualquer aplicativo Office aberto, clique no menu superior de “Word” > “Sobre o Word” (ou Excel, PowerPoint etc). A versão atual será exibida na nova janela.
Agora que você já sabe a versão atual do aplicativo, basta fazer uma comparação simples. A opção de desativar o Copilot está disponível a partir das seguintes versões dos apps:
Se a versão instalada no seu computador for igual ou superior as descritas acima, é possível que a opção de desativar já esteja disponível – pule para a categoria seguinte. Do contrário, será necessário atualizar os aplicativos antes de prosseguir.
Para isso, no Windows, acesse a mesma tela de “Informações do Produto” que citamos antes e clique em “Opções de Atualização” > “Atualizar Agora”. Aguarde até que o processo seja concluído. Se você instalou os apps a partir da Microsoft Store, pode atualizá-los a partir do mesmo lugar.
No Mac, se você baixou os aplicativos a partir da App Store, é só acessar a loja e clicar na categoria lateral de “Atualizações”. Por lá, basta clicar no botão de “Atualizar” e esperar até que o update seja concluído. Se você baixou os apps a partir da web, abra um aplicativo do Office e clique em “Ajuda” > “Verificar Atualizações”. Se a opção não for exibida, baixe a última versão da ferramenta de auto update da Microsoft clicando aqui e realize a atualização.
Atualizado o aplicativo e confira a versão novamente para se certificar que o processo correu da forma adequada.
Agora que você já se certificou que os aplicativos estão atualizados, chegou a hora de finalmente desativar o Copilot. Mas atenção: você terá que fazer isso em cada aplicativo do Office.
Logo, se você quiser desativar o recurso em todos eles, terá que correr aplicativo por aplicativo. Da mesma forma, se você tem a suíte instalada em mais de um dispositivo, terá que repetir os passos em todos eles.
Sem mais delongas, confira:
Agora que o Copilot foi desativado, o ícone do recurso ficará cinza na Faixa superior da ferramenta. Se quiser esconder o ícone, basta conferir a seção a seguir. Se por algum motivo você quiser reativar o recurso, basta acessar o mesmo menu destacado acima e voltar a marcar a caixa de habilitar.
Se o aplicativo está atualizado na sua máquina, mas a opção de “Habilitar Copilot” não está sendo mostrada, tente primeiro reiniciar a aplicação. Se ainda assim a opção não estiver disponível, confira a nossa seção de Resolução de Problemas.
Se além de desativar o Copilot, você também quiser esconder o ícone da ferramenta da barra superior principal do Word, do Excel, ou de qualquer outro aplicativo da suíte, é muito simples. Tudo o que você precisará fazer é editar a Faixa superior do app. Confira:
Logo ao confirmar a edição, o ícone do Copilot sumirá imediatamente da Faixa da aplicação. Infelizmente, não é possível remover apenas o ícone da IA, então, todas as ferramentas do grupo de ‘Assistência’ também sumirão. De qualquer forma, ainda poderão ser avistadas em outras abas da Faixa, como a opção de “Editor”, do Word, que ainda poderá ser encontrada na aba de “Revisão” da ferramenta, por exemplo.
Se por algum motivo você quiser reintroduzir o grupo de ‘Assistência’ – incluindo o ícone do Copilot –, o caminho é basicamente o mesmo. Acesse o mesmo menu de opções de personalização da Faixa citado acima e, no painel esquerdo, selecione “Guias Principais”. Expanda a opção de “Página Inicial”, clique em “Assistência” e clique no ícone de seta para direita para adicioná-la novamente ao menu. Depois é só confirmar a ação.
Se a caixa de “Habilitar o Copilot” não foi mostrada mesmo depois de realizada a atualização, talvez seja necessário recorrer a medidas um pouco mais ativas. Por aqui, por exemplo, mesmo depois de atualizar, foi necessário reinstalar o Word e o Excel para que a opção aparecesse.
Se você seguir o mesmo caminho e a opção continuar a não aparecer, talvez seja necessário esperar por mais alguns dias ou semanas para que ela seja mostrada – já que a distribuição, aparentemente, está sendo feita de forma gradual.
Caso você não queira esperar, a Microsoft indica que você pode desativar o Copilot alterando as configurações de privacidade da sua conta. A empresa destaca que, com a alteração, outros recursos dos aplicativos da suíte poderão ser desativados, como as previsões de texto do Word, as respostas sugeridas do Outlook e o texto alt automático do PowerPoint. A lista completa de recursos pode ser conferida aqui.
Para alterar as configurações de privacidade, confira:
E os outros aplicativos?
Como você pode ter notado já na seção de Versões desse tutorial, a opção de desativar o Copilot está restrita, por enquanto, a apenas três aplicativos da suíte: Word, Excel e PowerPoint. Mas isso deve mudar em breve.
Segundo a própria Microsoft, atualizações para o OneNote e para o Outlook devem chegar em algum momento próximo trazendo a mesma opção para os usuários desses aplicativos. Quando esse update chegar, o conjunto de instruções para desativar o Copilot deverá ser exatamente o mesmo. Então, por enquanto, é apenas uma questão de tempo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários