
Economia e mercado 04 Abr
14 de abril de 2025 34
As vendas de celulares começaram bem em 2025 com um crescimento de 3% no primeiro trimestre, mas dados da pesquisa Market Pulse Early Look da Counterpoint mostram que esta tendência não deve durar por muito tempo. Segundo ela, mercados como América do Norte, Europa e China já demonstram sinais de "fadiga" após se recuperarem em 2024.
Os números apontam que o declínio nos mercados desenvolvidos foram compensados pelo crescimento na China com subsídios do governo e a recuperação de mercados emergentes na América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África.
Neste contexto se destacam os lançamentos da série Galaxy S25 e do iPhone 16e. Isto fez com que as vendas da Apple crescer 4%, mas a Samsung continuou recuando 5% no período. Com isto, a Apple dominou o mercado no primeiro trimestre de 2025 com 19% das vendas.
O mais interessante é que a Apple cresceu dois dígitos no Japão, Índia, Oriente Médio, África e Sudeste Asiático, mais do que nos EUA, Europa e China, onde ela permaneceu estável e até recuou.
A Samsung também registrou um crescimento de dois dígitos em vários países em março com aumento das vendas do Galaxy S25 Ultra em relação aos seus antecessores. Na América Latina, OPPO, Motorola e Huawei ficam em destaque ao investir em países em desenvolvimento, como o Brasil.
O aumento das vendas poderia ser maior se a guerra comercial dos EUA com vários países não criasse incertezas econômicas e riscos financeiros. Com este movimento, a expectativa é que o mercado encolha no segundo trimestre e mantenha esta tendência enquanto as relações entre os mercados não se estabilizarem.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários