
Tech 13 Mai
23 de maio de 2025 0
Ao que parece, a espera finalmente teve um fim: a Valve divulgou que o seu sistema proprietário SteamOS está disponível para outros portáteis que não apenas o Steam Deck. A novidade foi divulgada nas notas de uma nova atualização do sistema.
Mas é preciso conter um pouco as expectativas. Apesar de esta ser a primeira notícia de suporte oficial a outros dispositivos, ainda não é uma liberação muito abrangente.
Inicialmente, como já era o esperado, o primeiro portátil não Valve a contar com o sistema e suporte completo será o Lenovo Legion Go S – que nesse momento ainda está em pré-venda aqui no Brasil. No entanto, as notas da atualização revelam “suporte expandido” para outros dispositivos, incluindo o Legion Go e o ROG Ally.
A boas novas fazem parte do update do SteamOS na versão 3.7.8, que atingiu o status de versão estável. Além do novo suporte aos portáteis, outras novidades foram incluídas. Confira alguns destaques do log completo:
- Atualizado para uma base Arch Linux mais recente;
- Atualizado o kernel Linux para a versão 6.11;
- Atualizado o driver gráfico Mesa;
- O modo desktop agora está disponível com o Plasma 6.2.5;
- Adicionado suporte para limitação de quadros com monitores VRR (internos e externos);
- Adicionado o controle de Limite de Carga da Bateria em Configurações->Energia;
- Esta opção permite definir um limite máximo de carga para o seu Steam Deck;
- Limitar o limite de carga para 80% pode ser benéfico para a saúde da bateria a longo prazo. Isso pode ser útil se o seu Steam Deck estiver sendo carregado constantemente (por exemplo, na dock) ou se a bateria estiver descarregada muito raramente.
- Corrigimos um travamento quando nenhum monitor estava conectado;
- Adicionamos suporte oficial para o Lenovo Legion Go S;
- Aprimoramos o suporte para outros dispositivos portáteis com tecnologia AMD (como o ROG Ally e o Legion Go original);
- Atualizamos a imagem de recuperação do SteamOS para reparar o SteamOS no Steam Deck e no Legion Go S. Se você quiser testar o SteamOS no seu próprio dispositivo portátil com tecnologia AMD, pode usar esta imagem de recuperação do SteamOS.
Embora as notas da versão citem apenas os modelos da Lenovo (Legion Go e Legion Go S) e da Asus (ROG Ally), a Valve dá uma brecha para quem estiver interessado em testar o SteamOS em outros dispositivos portáteis, mas especifica alguns requisitos básicos.
A empresa detalha a demanda por hardware da AMD – o que inclui CPU e unidade gráfica – e destaca a necessidade de um SSD NVMe “voltado para dispositivos portáteis”, o que em outras palavras aponta para um SSD PCIe 4.0.
Querendo ou não, isso abre a possibilidade para diversos outros aparelhos. Portáteis como os fabricados pela AYANEO, por exemplo, poderiam entrar para a lista de dispositivos compatíveis com o SteamOS. Já outros, como da série Claw, da MSI, continuariam de fora por usarem hardware da Intel.
Para quem tem um portátil com hardware que atende a todas as especificações e estiver se sentindo com sorte, a Vale disponibiliza um guia completo para a instalação do SteamOS por conta própria (e aqui fazemos questão de destacar o ‘conta própria’). Se o seu console não está entre os três modelos listados acima, ainda não há nenhum tipo de suporte oficial.
Para quem quiser conferir o registro completo de novidades do SteamOS v3.7.8, o log completo está aqui.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários