
Apple 03 Jul
Novidades foram apresentadas pela Apple com um novo modelo de inteligência artificial lançado por ela. A princípio, o foco dele é codificação e seu modo de trabalhar foge um pouco das versões comuns. Disponível no Hugging Face, ele é capaz de escrever códigos fora de ordem.
De modo geral, os modelos de linguagem tradicionais dessa categoria conseguem gerar textos da esquerda para a direita e de cima para baixo. O da maçã, por sua vez, também é capaz de sair desses padrões, além de aplicar correções em vários trechos de uma só vez, o que gera códigos com maior velocidade.
O seu desempenho, inclusive, chega a rivalizar com o dos principais modelos de código aberto disponíveis atualmente. Além disso, vale destacar que ele foi desenvolvido com base no Qwen2.5-7B, que serve de base de código aberto do Alibaba. No caso, a companhia fez os primeiros ajustes para gerar códigos de forma aprimorada.
A Apple, por sua vez, ajustou da sua forma e usaram um decodificador baseado em Diffusion. Em seguida, os novos ajustes foram feitos para seguir melhor as instruções. A partir disso, a maçã treinou uma nova versão com mais de 20.000 exemplos de codificação cuidadosamente escolhidos.
De forma simples, boa parte dos modelos são autorregressivos. Ou seja, eles processam toda a pergunta, preveem o primeiro token da resposta, reprocessam a pergunta inteira com esse primeiro item, preveem o segundo e por aí vai. Assim, os textos são gerados nas orientações mencionadas mais acima.
Outro ponto importante se chama “Temperadura”, elemento capaz de medir o quão aleatória uma resposta pode ser. Caso ela seja baixa demais, a chance de um token mais provável ser escolhido é maior. Mas, se for mais alta, existe uma possibilidade de que os menos prováveis sejam escolhidos na operação.
Vale mencionar também os modelos de difusão, que começam com uma imagem difusa e removem o ruído com a solicitação do usuário em foco. Eles são uma alternativa aos modelos autorregressivos e se mostram promissores quando usados para gerar texto.
Quando aos resultados, o modelo da Apple conseguiu um aumento de 4,4% em uma plataforma de benchmark de codificação, além de ter uma menor dependência da geração de código estritamente da esquerda para a direita.
Confira também: a chegada do ChatGPT-4.1 com foco em codificação de apps e as melhorias aplicadas pelo Google ao Gemini 2.5 Pro com foco em codificação.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários