LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chegando ao fim: NASA divulga foto da lua Tétis tirada pela sonda Cassini

25 de agosto de 2017 16

A sonda Cassini da NASA viajou por 7 anos até chegar em Saturno, e desde então tem presenteado a humanidade com fotos surpreendentes do gigante gasoso, seus anéis e luas.

Depois da missão de 20 anos (a Cassini foi lançada em 1997), a sonda começou suas últimas manobras, mergulhando nos anéis do planeta e explorando regiões até então desconhecidas da superfície do gigante. Em todo este tempo de viagem, a Cassini enviou mais de 379 mil imagens e cerca de 600 gigabytes de dados sobre o espaço e o segundo maior planeta do sistema solar para Terra.

No dia 21 de agosto, a NASA publicou fotos da lua Tétis, uma lua rochosa com um grande cânion que percorre toda a sua superfície, que foram tiradas pela Cassini em 23 de maio. A lua é o quinto maior satélite de Saturno e não possui noite, já que a luz refletida pelo planeta ilumina a face que está escondida do Sol. A sonda estava a mais de 1 milhão de quilômetros de distância de Saturno e a 1,5 milhão de quilômetros de distância de Tétis quando capturou a imagem.

“Na imagem é possível observar o hemisfério Norte da lua Tétis, iluminado pelo Sol, acima dos anéis. Mais abaixo está uma pequena parte da face de Saturno iluminada pelo Sol.”

A missão Cassini, que é um esforço conjunto da NASA com os programas espaciais da Itália e Agência Espacial Europeia, custou o equivalente a 3,2 bilhões de dólares em valores atualizados. O fim da jornada da sonda está marcado para o dia 15 de setembro deste ano, quando ela deve fazer seu último mergulho e se chocar contra a superfície de Saturno. Isso é necessário para que o veículo não contamine nenhuma Titã ou Encelado, duas luas do planeta que podem conter vida microbiana, segundo os cientistas.

O chefe do Instituto SETI em Mountain View na Califórnia, Matthew Tiscareno, que trabalha com a Cassini desde 2004, comentou sobre a despedida da sonda:

“É difícil não antropomorfizar o veículo espacial. Ele nos levou de carona por 13 anos, e fez tudo aquilo que o pedimos. Eu acho que é a missão bem-sucedida mais espetacular que a NASA já fez. ”

Tétis ganhou o apelido de lua Pac-Man, por causa do padrão de temperatura de sua superfície

Deve ser um pouco triste para estes profissionais tão dedicados, lerem na internet que atualmente existem seres humanos que acreditam que a Terra é plana. Uma informação que até os egípcios antigos já provavam ser falsa utilizando uma vara e a luz do Sol.


16

Comentários

Chegando ao fim: NASA divulga foto da lua Tétis tirada pela sonda Cassini
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista