LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Jeitinho brasileiro: usar o 'Wi-Fi do vizinho' é uma prática comum no Brasil

06 de setembro de 2017 19

Um estudo recente realizado pela TIC Domicílios 2016 e coordenado por Winston Oyadomari revelou que uma a cada cinco casas conectadas no Brasil usa o Wi-Fi do vizinho 'emprestado'.

Quando comparados aos números de 2014, o índice saltou de 13% para 18% dos domicílios, acompanhando a disseminação e avanço do Wi-Fi nas residências, que saltou de 66% para 80% nos últimos três anos.

O crescimento da inclusão digital mostrou que 54% das casas em território brasileiro já possuem acesso à internet (36,7 milhões de residências), onde boa parte delas (mais de 2 milhões) contam com acesso via 3G e 4G graças aos investimentos recentes das telecoms na expansão da banda larga móvel (1, 2).

GatoNet?

Oyadomari comenta que, na pesquisa, não foi aprofundada a questão da 'GatoNet', ou seja, se havia ou não uma divisão de valores para os usuários que compartilham a conexão.

A pesquisa realizada entre novembro de 2016 e junho de 2017, envolveu 23 mil domicílios em mais de 350 municípios, e abordou primariamente o fato de vizinhos usarem conexão alheia para navegação na web.

Um dos detalhes comentados pelos diversos entrevistados foi justamente o intuito de reduzir o preço e tornar mais viável a assinatura.

Pra falar a verdade, os valores desse tipo de serviço ainda são um dos maiores motivos para o compartilhamento do acesso Wi-Fi.

Em sua maior parte, a prática ocorre nas zonas onde a concentração de renda é menor como, por exemplo, áreas rurais (30%), nordeste (28%), domicílios com renda de até 1 salário mínimo (27%) e residências de famílias nas classes D e E (27%).

Dividindo o pouco que tem

O mais interessante é que as casas que encontram-se nas condições acima estão entre as que possuem menos pontos de conectividade Wi-Fi.

Enquanto 81% das residências em regiões urbanas tem conectividade sem fio à web, apenas 59% das localizadas em zonas ruais contam com esse tipo de serviço.

Nas famílias mais pobres (de classes D e E, por exemplo), 51% tem internet Wi-Fi, algo contrastante com a classe A, onde 98% contam com esse tipo de conexão.

Em outras palavras, de acordo com o pesquisador "quanto menor for a presença de pontos Wi-Fi em uma zona, mais alto é seu compartilhamento".


19

Comentários

Jeitinho brasileiro: usar o 'Wi-Fi do vizinho' é uma prática comum no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2