LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Especialista mostra que Android não domina 80% do mercado

10 de janeiro de 2014 16

Market Share
Market Share

No final do ano passado, duas pesquisas balançaram o mercado mobile: ambas diziam que o Android já dominava nada menos que 80% do mercado mundial – clique aqui para saber mais. Agora, o especialista Charles Arthur publicou um artigo no The Guardian em que prova que isso não significa a dominação do Android no mercado de smartphones.

Em sua publicação, a qual ele se refere como um “guia” para entender o que os números trimestrais realmente significam, ele explica a diferença entre os resultados de participação de mercado e o que geralmente é entendido com isso. Segundo o autor, 80% de participação não significa que quatro a cada cinco proprietários de smartphones usam um Android.

Charles explica que o termo “participação de mercado” leva muita gente ao erro e que, na verdade, atualmente 51% dos smartphones usados nos Estados Unidos são Android, enquanto 40% dos aparelhos são iPhones.

Mas então... o que realmente significa?

Quando pesquisas de participação trimestrais são divulgadas, elas se referem especificamente ao que foi vendido naquele determinado período fiscal. O erro está na interpretação: quando as pesquisas são divulgadas, se fala em cota de mercado, o que não é errado, mas isso não leva em conta a base instalada.

A base instalada, por sua vez, traz a medida dos aparelhos que já estão em uso. Ou seja: para termos certeza do que é a participação real, seriam necessários cálculos entre o que já está na mão dos consumidores, o que foi vendido no período e, para ser ainda mais preciso, o que foi descartado na compra de um novo equipamento.

Outro problema: revendedores

Mais um elemento faz ruído nesse cálculo todo quando se trata de smartphones: ao contrário da venda de carros, por exemplo, em que as fábricas têm controle direto do que sai das concessionárias, no mercado de tecnologia não é possível ter certeza do que realmente já chegou à mão dos consumidores.

O que acontece é que os fabricantes vendem seus produtos para varejistas e operadoras, que só então revendem os aparelhos para os consumidores. Quando os fabricantes informam seus relatórios trimestrais, eles levam em conta os aparelhos “enviados” – e cada fabricante entende o “enviado” de uma forma diferente, porém, de uma maneira geral, ele é interpretado como o aparelho que foi registrado em um pedido de revendedor.

Então é possível que um aparelho não seja vendido depois dos relatórios e pode, até mesmo, encalhe nas prateleiras, mas no relatório trimestral o que terá constado é o número “enviado” e não o número efetivo de aparelhos que chegaram à mão dos consumidores.

O grande lance aqui é que, para os especialistas, isso geralmente não faz tanta diferença – e o histórico do mercado já mostrou que o número de aparelhos “enviados” acaba ficando muito próximo do numero final de vendas. Como exemplo de exceção, Arthur cita o HTC First, aparelho que trouxe o Facebook Home como tema principal, mas que acabou não decolando.

E agora?

Além disso tudo, o autor ainda cita uma série de variáveis que podem alterar o eu realmente cada pesquisa significa. Arthur também fala sobre o crescimento do próprio mercado, o que pode alterar a percepção sobre as vendas: “eu vi alguns gráficos que dizem que a Apple vendeu 50% dos tablets e, agora, vendeu apenas 30%. Isso significa que ela está vendendo menos tablets, certo? Não. E se o número total de vendas dobrou?”. Na prática, isso significaria, na verdade, que ela está vendendo mais do que no ano passado.

Arthur ainda reforça: “Se você não tem os números absolutos, você não sabe o que está acontecendo”. Isso não quer dizer d forma alguma que as famosas pesquisas feitas por período sejam descartáveis, porém, é preciso levar muito mais em conta do que isso para saber o sucesso real de um produto ou sistema operacional no mercado.


16

Comentários

Especialista mostra que Android não domina 80% do mercado
  • Então o android com milhões de marcas e cada marca com vários modelos não conseguem vender mais do que 3 modelos de iPhone? Kkkkkkk

      • Cara, ate o CM10 que não é da Google tem Google Play, o que tem haver a loja da Google? A loja é só mais um app que ajuda você a baixar outros app. Tem ate ROM'S que te da a possibilidade de desinstalar o Google Play.
        É muito mimimi.
        Fala de Xing-Ling, mas na mão de cada um eu só vejo Galaxy S4/S3, Motorola Razer D3/HD, Xperia Z1, entre outros. Com coisa que vocês nunca ouviram falar dos Hiphone né. E sim, em cada celular Android, vem com um tipo de código, basta olhar a numeração do Android que o nome do Google vai estar la, e garanto que não tem isso nos Xing Ling.

          • Já vi muitos Android chineses que não possuem Google Play e os que tem são reconhecidos pelo google, até porque a compatibilidade dos após é "diagnosticada" de acordo com informações do dispositivo como como seu firmware que deve ser original. E como eu disse, mesmo contando os chineses não deixam de fazer parte do mercado. Ou seja, todo mundo continua a ser burro.

              • Então é possível que um aparelho não seja vendido depois dos relatórios e pode, até mesmo, encalhe nas prateleiras, mas no relatório trimestral o que terá constado é o número %u201Cenviado%u201D e não o número efetivo de aparelhos que chegaram à mão dos consumidores.
                -----------------------------------
                agora entendo pq tem tanto Galaxy empacado nas prateleiras...
                e Lumias sumindo.

                  • excelente materia TUDOCELULAR...parabens! ano novo materias e editores novas é isso? show kkkkkkk

                      • Agora quem falou errado foi vc querido!
                        Pelo jeito nao entende nada do mundo mobile neh!
                        U.U
                        #Poser!!!

                          • exato... e o cara ainda vem chamar nóis de burro ¬¬

                              • Todos Android da China ate a versão 2.3 tem Google play , e são rom oficiais liberado pelo proprio Google, muitos fabricante como Hero e Star modifica a rom, mais ela continua Oficial, apesar de um processador inferior e câmeras e tals , algumas atingi alto nível , e roda qualquer jogo da play, pessoal mau informado, mais claro tem uns que tem o Markt que não vale um centavo v2.2 também oficial. Cada versão o Google libera o SW pra Down oficial pra qualquer coisa instalar....

                                  • homologado pela google ? kkkkkkkkk
                                    sabia q ela tinha tomado o lugar da anatel n...
                                    google n homologa celular n amigao ( acho que só o nexus ... talvez )
                                    cada país tem seu orgão de homologação... aqui é a anatel...
                                    google n tem nada haver com isso...

                                      • Wagner
                                        Os xing ling com android tem google play, só pra informação, o que não tem google play é aparelhos com sistemas que parecem android mas não são.

                                          • Nunca vi tanta burrice num lugar só... (Texto e comentários)
                                            Até parece que as pessoas não trocam de aparelho ou passam a utilizar mais de um. Esse número de 80% nunca foi dado como participação de mercado nos EUA, então quem interpreta errado é ele. E os xing-ling não homologados pelo google, não possuem Google Play portanto nunca são ativados. Tablets DL, Smarts da Gradiente também não entram na conta do Google. E mesmo que contassem, deixaria de fazer parte do mercado porque foi feito na China?? Haja ignorância.

                                              • mimimimi ah ta tc Android é fracasso em vendas então.

                                                  • falou certo agora... xD

                                                      • A Google conta as ativações tmbm daqueles monte de xinling, é por isso que diz que ativa milhoes de Android por dia. Claro, ate a Apple faria isso se seu OS fosse livre! ¬¬

                                                          • Blá, blá, blá... mi mi mi...

                                                              • aiii ... que burrrrrrrrrrooo... da zero pra ele *-*

                                                                  Economia e mercado

                                                                  Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Windows

                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos