
Android 13 Set
06 de abril de 2019 0
O bullying tem se tornado um tópico cada vez mais presente na mídia e internet, inclusive, até mesmo explorado pela Netflix em alguns de seus seriados.
Nesse sábado (07), Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma campanha de conscientização pelo combate ao bullying – com foco nos jovens e adolescentes – será lançada pela SaferNet (ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil) e UNICEF.
Desenvolvida em parceria com o Facebook e Instagram, a campanha “Acabar com o bullying #édaminhaconta” traz Klara Castanho (@klarafgcastanho), Lorenzo Ravioli (@lorenzo.ravioli) e PH Cortes (@cortesph) como embaixadores (além de outros jovens), que vão convidar pessoas a contar suas experiências com o bullying, com o intuito de chamar a atenção daqueles que, às vezes, até assistem passivamente a situações onde ele ocorre mas acabam ignorando.
Dentre os temas abordados estão o que fazer ao identificar uma vítima, o que fazer se você for uma vítima ou até mesmo como proceder quando lhe dizem que você pratica bullying.
Segundo Natalia Paiva, gerente de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina:
O objetivo é criar uma reflexão, estimulando a empatia e o respeito às diferenças. […] Construímos inúmeras ferramentas de controle e denúncia ao longo dos últimos anos e vamos continuar trabalhando com especialistas, pais e adolescentes, para dar continuidade à nossa luta contra o bullying, esse projeto é um exemplo disso.
A campanha foi idealizada em um encontro de jovens (organizado pelo Facebook, Instagram e SaferNet) realizado em fevereiro deste ano, no Dia da Internet Segura. No evento, jovens discutiram como abordar o bullying na internet (e também fora dela).
Interessados em participar podem Stories no Instagram usando adesivos GIF exclusivos #édaminhaconta – além dos templates da campanha.
Três debates serão transmitidos ao vivo no Facebook nos dias 8, 9 e 10 de abril para discutir o tema – as lives poderão ser conferidas nas páginas do Facebook da SaferNet e UNICEF Brasil.
Além de oferecer um portal com dicas para os pais, a Central de Segurança do Facebook também traz uma Central de Prevenção ao Bullying, que foi criada em parceria com Unicef e SaferNet Brasil.
Ela conta com informações, ferramentas e recursos para ajudar a comunidade – incluindo orientações sobre como iniciar conversas importantes com vítimas, para os pais que tiveram um filho que sofreu (ou que foi acusado de) bullying e também para educadores que têm que lidar com essas situações.
A SaferNet Brasil oferece um serviço gratuito para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da internet bem como orientar não só crianças, adolescentes, jovens mas também pais e educadores sobre situações de violência online.
Elas incluem, por exemplo, como humilhações, intimidações, chantagem ou compartilhamento não autorizado de imagens íntimas.
O HelpLine Brasil faz parte da rede global de canais de ajuda e orientação Child Helpline Internacional, presente em 133 países. O canal está disponível em dois endereços www.helpline.org.br ou www.canaldeajuda.org.br.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários