LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Contra o bullying, Unicef e SaferNet lançam campanha com apoio do Facebook e Instagram

06 de abril de 2019 0

O bullying tem se tornado um tópico cada vez mais presente na mídia e internet, inclusive, até mesmo explorado pela Netflix em alguns de seus seriados.

Nesse sábado (07), Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma campanha de conscientização pelo combate ao bullying – com foco nos jovens e adolescentes – será lançada pela SaferNet (ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil) e UNICEF.

Desenvolvida em parceria com o Facebook e Instagram, a campanha “Acabar com o bullying #édaminhaconta” traz Klara Castanho (@klarafgcastanho), Lorenzo Ravioli (@lorenzo.ravioli) e PH Cortes (@cortesph) como embaixadores (além de outros jovens), que vão convidar pessoas a contar suas experiências com o bullying, com o intuito de chamar a atenção daqueles que, às vezes, até assistem passivamente a situações onde ele ocorre mas acabam ignorando.

Dentre os temas abordados estão o que fazer ao identificar uma vítima, o que fazer se você for uma vítima ou até mesmo como proceder quando lhe dizem que você pratica bullying.

Segundo Natalia Paiva, gerente de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina:

O objetivo é criar uma reflexão, estimulando a empatia e o respeito às diferenças. […] Construímos inúmeras ferramentas de controle e denúncia ao longo dos últimos anos e vamos continuar trabalhando com especialistas, pais e adolescentes, para dar continuidade à nossa luta contra o bullying, esse projeto é um exemplo disso.

A campanha foi idealizada em um encontro de jovens (organizado pelo Facebook, Instagram e SaferNet) realizado em fevereiro deste ano, no Dia da Internet Segura. No evento, jovens discutiram como abordar o bullying na internet (e também fora dela).

Interessados em participar podem Stories no Instagram usando adesivos GIF exclusivos #édaminhaconta – além dos templates da campanha.

Lives no Facebook

Três debates serão transmitidos ao vivo no Facebook nos dias 8, 9 e 10 de abril para discutir o tema – as lives poderão ser conferidas nas páginas do Facebook da SaferNet e UNICEF Brasil.

  • 8 de abril às 17h – Oque fazer se você ou outra pessoa que você conhece são vítimas de bullying?
    • Participantes: Klara Castanho, Domenica Dias e Lorenzo Ravioli.
  • 9 de abril às 17h – O que fazer se seu filho for alvo de bullying?
    • Participantes: Marcos Mion, Camila Pimentel (mãe da MC Sophia), Alexandre Amaral (psicólogo) e Gabriela Mora (UNICEF).
  • 10 de abril às 17h – Como abordar temas sobre o bullying de forma efetiva com estudantes?
    • Participantes: Rodrigo Nejm (SaferNet), Débora Aladim (especialista em educação), Josafá Moreira da Cunha (UFPR) e Rosa Lamana (Secretaria do Estado de São Paulo).
Central de Prevenção ao Bullying

Além de oferecer um portal com dicas para os pais, a Central de Segurança do Facebook também traz uma Central de Prevenção ao Bullying, que foi criada em parceria com Unicef e SaferNet Brasil.

Ela conta com informações, ferramentas e recursos para ajudar a comunidade – incluindo orientações sobre como iniciar conversas importantes com vítimas, para os pais que tiveram um filho que sofreu (ou que foi acusado de) bullying e também para educadores que têm que lidar com essas situações.

Serviço de apoio às vítimas

A SaferNet Brasil oferece um serviço gratuito para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da internet bem como orientar não só crianças, adolescentes, jovens mas também pais e educadores sobre situações de violência online.

Elas incluem, por exemplo, como humilhações, intimidações, chantagem ou compartilhamento não autorizado de imagens íntimas.

O HelpLine Brasil faz parte da rede global de canais de ajuda e orientação Child Helpline Internacional, presente em 133 países. O canal está disponível em dois endereços www.helpline.org.br ou www.canaldeajuda.org.br.


0

Comentários

Contra o bullying, Unicef e SaferNet lançam campanha com apoio do Facebook e Instagram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista