
Economia e mercado 02 Abr
02 de abril de 2025 15
Após inúmeros vazamentos, a Samsung lançou de surpresa nesta quarta-feira (2) a família Galaxy Tab S10 FE. Composta de modelos base e Plus, a linha mantém o visual básico com corpo em peça única de metal dos antecessores, mas embarca mudanças bem-vindas, incluindo chip Exynos mais poderoso, tela ampliada no aparelho maior e câmeras repaginadas.
Maior da dupla, o Galaxy Tab S10 FE Plus também trouxe o maior número de mudanças, ainda que o visual e a construção tenham sido mantidos. O tablet conta com corpo em alumínio e traz de volta a certificação IP68 de resistência à água e poeira, mas está 40 gramas mais pesado, atingindo as 668 gramas no modelo com 5G.
Há uma boa justificativa para isso: a tela IPS LCD aumentou de tamanho, subindo das 12,4 polegadas vistas no Galaxy Tab S9 FE Plus para 13,1 polegadas, aumento de quase 12%. A resolução também subiu, para acompanhar as dimensões maiores, apresentando 2880 x 1800 pixels, mas a taxa de atualização continua configurada em 90 Hz.
Outra grande novidade do aparelho é o processador Exynos 1580, o mesmo chip adotado no recém-lançado Galaxy A56. O componente se destaca não apenas por empregar núcleos mais modernos, mas também pela GPU Xclipse 540, trazendo a arquitetura RDNA 3 em parceria com a AMD.
Acompanhada de 8 GB ou 12 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, a solução deve trazer grandes ganhos em comparação ao Exynos 1380 da geração anterior, devendo proporcionar bom desempenho para uso diário e até para alguns jogos mais exigentes.
O tablet conta ainda com ajustes nas câmeras ao embarcar uma lente frontal de 12 MP e substituir a dupla de sensores de 8 MP da geração passada por uma lente única de 13 MP. Ainda é cedo para dizer que houve um downgrade, especialmente se avanços foram implementados na qualidade de imagem, mas é estranho que a marca tenha optado por remover um dos sensores.
Apesar do aumento de peso e tamanho, a bateria não sofreu modificações: temos 10.090 mAh de capacidade, com suporte a carregamento rápido de 45 W, através de adaptadores vendidos separadamente. Considerando que o novo chip é fabricado em uma tecnologia mais eficiente, devemos ver uma autonomia melhor.
No mais, o Galaxy Tab S10 FE Plus traz conectividade 5G opcional, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3, leitor de digitais integrado ao botão de energia, sistema de som estéreo, caneta S Pen básica na caixa e sistema operacional Android 15, rodando sob a interface One UI 7.0 com a maioria dos recursos de Inteligência Artificial da suíte Galaxy AI embarcados.
Alternativa para quem prefere um tablet menor, o Samsung Galaxy Tab S10 FE traz menos mudanças, mas conta com upgrades interessantes. Apesar de também adotar um corpo em peça única de alumínio com certificação IP68, o lançamento está mais leve e fino em comparação ao Galaxy Tab S9 FE.
O novo aparelho está 24 gramas mais leve, atingindo 500 gramas na variante com 5G, e perdeu 0,5 mm de espessura, contando com 6 mm. Apesar de parecerem pequenas no papel, as modificações devem proporcionar uma pegada mais confortável, além de facilitar o uso por períodos prolongados.
Assim como o "irmão" Plus, o Tab S10 FE base vem embarcado com chip Exynos 1580, junto de 8 GB ou 12 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Mais forte que o Exynos 1380, o conjunto deve entregar uma boa experiência de uso, especialmente ao colocarmos a resolução menor da tela na conta.
Por falar no display, o modelo compacto oferece o mesmo painel do antecessor — temos por aqui uma tela IPS LCD de 10,9 polegadas com resolução de 2304 x 1440 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. Completa a experiência de consumo de mídia o sistema de som estéreo.
As câmeras também são as mesmas do Tab S10 FE Plus, com lente frontal de 12 MP e traseira de 13 MP. O sensor principal configura um upgrade bem-vindo em relação à lente de 8 MP do Tab S9 FE, restando agora saber se realmente houve avanços na qualidade de imagem.
Novamente, a bateria continua idêntica à da geração anterior, com 8.000 mAh e o suporte a carregamento rápido de 45 W, utilizando um adaptador compatível vendido separadamente. Diante das similaridades e do novo chip, é provável que a autonomia da novidade seja superior.
Fecham o pacote a conectividade 5G opcional, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3, leitor de digitais integrado ao botão de energia, caneta S Pen básica na caixa e sistema operacional Android 15 com a One UI 7 e a suíte Galaxy AI. Nenhum dos dois tablets teve promessas de atualizações anunciadas.
Os novos Samsung Galaxy Tab S10 FE e S10 FE Plus começam a ser vendidos na Europa nesta quinta-feira (3), com os seguintes preços sugeridos:
Ainda não há informações sobre disponibilidade no Brasil, mas considerando que a dupla de tablets já foi homologada pela Anatel, o lançamento por aqui pode ocorrer a qualquer momento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários