
Economia e mercado 06 Jun
06 de junho de 2022 84
A Apple apresentou nesta segunda-feira (06), durante o evento WWDC 2022, as primeiras impressões do iOS 16, a próxima versão de seu sistema operacional para o iPhone. O update incluirá diversas melhorias de design, segurança e conveniência no sistema de pagamentos da plataforma.
A Apple irá disponibilizar o iOS 16 para o iPhone 8 e todos os modelos posteriores, encerrando oficialmente o suporte para o iPhone 7 e iPhone SE de 1ª geração. Confira a seguir todas as novidades que a empresa preparou para o iOS 16.
Uma das grandes novidades dessa atualização é o novo design da tela de bloqueio do software, trazendo mais possibilidade de customização e papéis de parede animados. Caso o wallpaper seja um retrato, o horário exibido terá um efeito "multicamadas" que fará com que a pessoa parece estar "na frente" do relógio.
A tela de bloqueio do iOS 16 também passará a contar com widgets que permitem acompanhar eventos, clima, nível da bateria, alarmes, fusos horários, progressos de atividades físicas e muito mais. As notificações passarão a ser exibidas na parte inferior da tela, garantindo que os usuários tenham uma visão desobstruída do plano de fundo. Confira:
A big tech está adicionando um novo visual dinâmico chamado de “Live Activities” ou “Atividades ao vivo”, em português. Os desenvolvedores de aplicativos para iOS poderão ajustar as notificações de seus respectivos apps através da API Live Activities para criar notificações que podem exibir placares de jogos, por exemplo.
"O Live Activities é um novo recurso que ajuda usuários a acompanharem coisas que estão acontecendo em tempo real, como um jogo esportivo, treino, compartilhamento de carona por aplicativo ou delivery de comida, tudo a partir da tela de bloqueio", comenta a Apple.
A tela de bloqueio ganhará também maior integração ao Modo Foco. Usuários poderão relacionar perfis específico com diferentes papéis de parede. Por exemplo, o modo "Pessoal" pode exibir um plano de fundo mais descontraído, enquanto o modo "Trabalho" pode exibir um wallpaper mais formal, como o logotipo de sua empresa.
O Foco está, de fato, mais poderoso no iOS 16. Os novos "filtros de foco" irão se refletir em diferentes aplicações endêmicas do sistema operacional. O Safari, por exemplo, poderá exibir somente as guias com conteúdo relacionado ao trabalho do usuário quando o modo "Trabalho" estiver habilitado.
O iOS 16 traz a possibilidade de compartilhar fotos e vídeos rapidamente em bibliotecas separadas do iCloud. Através do “iCloud Shared Photo Library”, um grupo de até seis usuários poderá incluir imagens de suas próprias galerias em um álbum compartilhado — seja com família, amigos ou colegas de trabalho.
A adição de fotos e vídeos ao álbum compartilhado também será possível através da Câmera. Uma opção para enviar as fotografias à biblioteca será exibida no app para que os materiais sejam enviados diretamente ao conjunto. Os membros do grupo que administra as imagens poderão adicionar, remover, editar e “favoritar” as imagens.
O aplicativo mensageiro nativo do iOS ganhará melhorias em sua experiência geral. A partir da 16ª versão do software, usuários poderão editar mensagens enviadas de forma similar ao recurso integrado ao Telegram. Como esperado, textos enviados que sofreram mudanças após o envio terão a marca “Editado”. Veja:
Além disso, o iMessage finalmente ganhará suporte ao AirPlay, permitindo que amigos e familiares assistam filmes, ouçam músicas e controlem a reprodução de mídia sincronizados em tempo real no próprio aplicativo.
Para o cliente de e-mails da Apple, o Mail, haverá uma série de novidades que incluem agendar e-mails com antecedência e prazo para cancelar a entrega de uma mensagem antes que ela chegue à caixa de entrada do destinatário. Mais inteligente, o aplicativo também irá lembrar o usuário de anexar documentos ou arquivos esquecidos.
O Live Text, recurso estreado na WWDC de 2021 que permite a “leitura de imagens” para copiar textos de fotos armazenadas no iPhone, agora passará a suportar reconhecimento de textos em vídeos. Usuários poderão extrair textos em diferentes idiomas e traduzi-los rapidamente — basta pausar o vídeo no quadro desejado.
A Pesquisa Visual do iOS, recurso que possibilita a identificação de objetos em uma imagem, também receberá uma nova função para permitir que um objeto específico na foto — como uma pessoa ou um animal de estimação — seja selecionado e enviado para outros aplicativos, como em uma conversa no iMessage. Veja:
O Apple Wallet também receberá melhorias para salvar documentos de identificação de forma mais segura. Por exemplo, em vez de fornecer a data de nascimento para um aplicativo que requer a confirmação de que o usuário é maior de idade, a carteira digital informará somente que o sujeito é "maior de 18 anos" — isto é, de acordo com a maioridade de cada país.
Em seu sistema de pagamentos, o iOS 16 irá adicionar um recurso para “Pagar mais tarde” (batizado de "Apple Pay Later") ao Apple Pay, permitindo que os usuários parcelem compras em até quatro vezes sem juros ao longo de seis semanas.
O Apple Pay Later será disponibilizado em todos os lugares em que o Apple Pay é aceito — seja online ou via aplicativo — usando a rede Mastercard. "Projetado com a saúde financeira dos usuários em mente, o Apple Pay Later facilita a visualização e o controle de pagamentos posteriores dentro do Apple Wallet", comenta a big tech.
Outra função incorporada é o Apple Pay Order Tracking, área em que os usuários poderão obter recibos detalhados e solicitar informações de rastreamento de compras através do Apple Pay diretamente da Carteira, sujeito à disponibilidade de comerciantes participantes.
Outra melhoria grandemente bem-vinda ao sistema operacional é a chegada de novas funções para o Mapas, trazendo mais vantagens para competir com o Google Maps. O iOS 16 habilitará um novo sistema de geolocalização capaz de renderizar mapas em 3D no aplicativo, facilitando a navegação dos usuários do iPhone.
Você pode conferir mais novidades que estrearão no Apple Mapas do iOS aqui.
A Apple ressaltou durante o evento que o CarPlay está integrado em mais de 98% dos carros modernos dos Estados Unidos. A nova geração do software de gerenciamento e controle do veículo será capaz de exibir conteúdo em múltiplas telas de um automóvel.
Com a atualização, a companhia exemplifica que motoristas poderão controlar a reprodução do rádio ou até mesmo alterar a temperatura do ar-condicionado diretamente através do CarPlay. O software será integrado também ao painel de instrumentos do carro, exibindo a velocidade, nível de gasolina, temperatura do motor e outras informações.
O aplicativo "Saúde" ganhará uma seção que permite o cadastro de medicações administradas pelos usuários, possibilitando também o ajuste de horários e lembretes para cada remédio, vitamina ou suplemento.
O aplicativo "Fitness", por sua vez, seguirá apoiando aqueles que não possuem um Apple Watch. O software permitirá que usuários criem metas de passos e utilizem os sensores do próprio iPhone para estimar distâncias percorridas ao longo do dia e a quantidade de calorias perdidas. As informações podem, inclusive, ser compartilhadas com apps de terceiros.
O iOS 16 inclui um novo recurso de segurança pessoal para que usuários desabilitam rapidamente o compartilhamento de dados com contatos, mirando a integridade física de vítimas de relacionamento abusivo, por exemplo.
O recurso também facilita o gerenciamento de detalhes como a localização, mensagens e outras informações sensíveis que os usuários compartilham entre si.
O iOS 16 deve seguir o cronograma de suas versões antecessoras e chegar para todos os usuários de forma estável no segundo semestre de 2022 com o lançamento do iPhone 14. Por ora, os desenvolvedores poderão analisar as novidades do sistema operacional em acesso antecipado para ajustar e integrar novas funcionalidades em seus aplicativos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários