
Android 31 Mai
Quem acompanha o TudoCelular sabe que testamos todos os smartphones que passam por nossas bancadas para saber o nível de desempenho entregue, e aqui listamos os melhores para comprar em 2021. Não nos resumimos apenas a benchmarks, já que tem muito celular que conquista pontuações altas, mas, na prática, decepciona.
Assim como fizemos em nosso guia de melhores em bateria, aqui reunidos os celulares mais rápidos que passaram por nossas mãos. Dividimos em três categorias: básicos, intermediários e avançados. Devido à variação constante de preço, é normal que um modelo ou outro fuja de sua categoria por algum tempo. Não estranhe se vir um intermediário listado nos básicos. E há também exceções, como intermediários por preço de top de linha.
Nosso guia inclui tanto modelos nacionais quanto importados que podem ser encontrados no Brasil. Caso algum modelo não apareça em nossa plataforma de ofertas, incluiremos links para lojas de confiança, como GearBest e Banggood.
Lembrando também que serão listados apenas smartphones lançados recentemente, já que modelos mais antigos tem pouco interesse do público e são difíceis de encontrar à venda. E às vezes um modelo mais antigo entrega desempenho um pouco melhor, mas está mais caro que o mais recente. Desta forma, listaremos o que apresenta o melhor custo-benefício.
Em nosso teste de velocidade abrimos uma dúzia de aplicativos para ver quanto tempo o smartphone leva para carregar tudo, incluindo alguns que já vêm no celular (como o cronometro usado para medir o tempo), câmera, galeria e configurações. Entre outros que foram baixados da Play Store, incluindo Netflix, Spotify, WhatsApp, Facebook e os jogos Pokémon Go e Asphalt 8.
Depois reabrimos tudo para ver se o aparelho consegue manter todos esses aplicativos na memória. Assim você verá três resultados nos gráficos abaixo: rodada 1 (abertura de apps), rodada 2 (reabertura) e tempo total.
Nenhum aplicativo adicional é instalado e sempre reiniciamos o aparelho antes de fazer o teste. Além disso, realizamos várias tentativas para estipular o tempo médio, que é adotado para este guia.
Outro aparelho que foi bem dentre os básicos é o Samsung Galaxy A30s, que conseguiu concluir as duas rodadas de testes em 1:42, o que fez dele o nosso atual terceiro colocado no ranking de aparelhos mais simples vendidos no Brasil, mostrando que o combo que traz como chipset o Exynos 7 Octa pode ir bem no geral.
A linha básica da Samsung peca em desempenho. Tanto o A10 quanto o A20 e seus derivados foram lentos em nossos testes. A exceção fica para o A21s, que tem desempenho decente e fica a par dos rivais da Motorola. Por ser um modo mais recente, ele está um pouco mais caro que os demais, mas seu preço vai cair nas próximas semanas.
Para fechar a nossa lista de aparelhos básicos temos o realme C21Y, aparelho que chegou ao país oficialmente pelas mãos da operação nacional e que se destacou em nossos testes por oferecer bom desempenho para o segmento, boa autonomia de bateria e disponibilidade de NFC, algo que é incomum entre os aparelhos com preço mais baixo.
Outro aparelho que garantiu presença nossa lista de aparelhos básicos foi o realme C35, que ficou bem próximo do realme C21Y em desempenho e confirmou sua vocação para atender aqueles que querem um aparelho mais em conta, mas que não abrem mão de desempenho ágil.
Com aposta em um sistema mais próximo do chamado Android Puro, o Motorola Moto E40 também garantiu presença no nosso TOP 5 de aparelhos básicos ao conseguir completar nossa bateria de testes com o marco de 1:52,83, o que mostra boa proximidade com seus concorrentes anteriores.
Outro aparelho a garantir presença no ranking de intermediários nesse mês é o Motorola Moto G200 5G, aparelho que sobe mais um degrau ao entregar o Snapdragon 888 Plus como chipset em troca, traz menos RAM que o seu irmão Moto G100.
Em termos práticos, porém, dá pra dizer que ambos entregam desempenho similar, ficando na casa dos 50s no nosso teste padronizado de desempenho.
Trazendo hardware mais atualizado e visual já conhecido, o novo iPhone SE ganhou alguns pontos quando se fala de desempenho, ficando a frente de seu antecessor no nosso TOP 5 de aparelhos intermediários e garantindo assim bom resultado para quem não se importa em abrir mão de um visual mais atualizado ou maior autonomia energética.
O iPhone SE é o intermediário da geração anterior da Apple que chega para desbancar qualquer Android. Como tudo da Apple é muito caro no Brasil, o seu custo-benefício fica mais complicado, mas comparado a outros que listamos o SE é o mais acessível. Sua bateria é seu ponto fraco, mas se você quer um celular rápido e que roda todos os jogos com ótima fluidez, já sabe qual escolher.
Primeiro dispositivo da Infinix a chegar no Brasil com conectividade 5G, o Infinix Zero 5G conseguiu garantir sua presença no nosso TOP 5 de aparelhos intermediários por passar por nossos testes com uma marca de aproximadamente 56 segundos, ficando bem próximo do iPhone SE 2020.
Apresentado com a proposta de ser um aparelho com design mais moderno e jovem, o Motorola Edge 30 Neo traz tela com brilho forte, som estéreo de qualidade, bom desempenho e boa autonomia de bateria.
Nos nossos testes, ele conseguiu ficar pouco abaixo dos 59s no teste, uma marca consideravelmente interessante e que mostra a capacidade de entregar um conjunto ágil.
1 mês atrásCampanha oferece smartphones e outros produtos com desconto.
2 meses atrásNeste duelo de diferentes propostas, será que o modelo da Motorola consegue se aproximar do top compacto da Samsung? É o que veremos aqui no TudoCelular.
2 meses atrásNovos modelos de celulares da Motorola receberam compatibilidade com a ferramenta ARCore, do Google.
3 meses atrásFãs da marca podem aproveitar a promoção para investir em smartphones com frete grátis e outros benefícios exclusivos.
O iPhone 12 Pro foi o segundo celular mais rápido que testamos em 2020 e acaba levando a medalha de prata, sendo 1s mais lento do que o 12 Pro Max. Se você não quer um celular grande, poderá investir nesse que entrega praticamente o mesmo desempenho em corpo mais compacto.
Fechando o TOP 3 dos avançados, temos o mais novo aparelho da gigante de Cupertino. O iPhone 14 Pro Max foi lançado como o mais avançado da linha e conseguiu bater a marca dos 0:39,71 nos nossos testes de desempenho, garantindo assim a confirmação de que a Apple segue dominando o segmento de avançados.
Considerado o aparelho intermediário na linha de 2022, o iPhone 14 Plus conseguiu garantir sua presença no nosso TOP 5 de aparelhos avançados quando se fala de desempenho graças a marca de 00:39, 81, ficando muito próximo do mais avançado da geração (iPhone 14 Pro Max), podendo inclusive ser considerado um empate técnico.
Apresentado como o aparelho mais avançado da Apple para 2021, o Apple iPhone 13 Pro Max garantiu a medalha de bronze na disputa pelo cargo de aparelho mais rápido do mercado, ficando curiosamente atrás do iPhone 12 Pro Max e iPhone 12 Pro por muito pouco.
No geral, o iPhone 13 Pro Max garantiu a conclusão dos testes em 40 segundos, ou seja, aproximadamente 4 segundos a mais que o iPhone 12 Pro Max.
Outro aparelho que foi bem nos nossos testes de desempenho foi o iPhone 13 Pro, que ficou bem próximo do irmão mais robusto e mostra que quem optar pela versão mais compacta não será relevantemente impactado no campo do desempenho, garantindo a fluidez necessária para tarefas diárias e mais.
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo
Comentários