LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor celular em desempenho para comprar | Guia do TudoCelular

30 de maio de 2022 228

Selecione a categoria

Quem acompanha o TudoCelular sabe que testamos todos os smartphones que passam por nossas bancadas para saber o nível de desempenho entregue, e aqui listamos os melhores para comprar em 2021. Não nos resumimos apenas a benchmarks, já que tem muito celular que conquista pontuações altas, mas, na prática, decepciona.

Assim como fizemos em nosso guia de melhores em bateria, aqui reunidos os celulares mais rápidos que passaram por nossas mãos. Dividimos em três categorias: básicos, intermediários e avançados. Devido à variação constante de preço é normal que um modelo ou outro fuja de sua categoria por algum tempo. Não estranhe se vir um intermediário listado nos básicos. E há também exceções, como intermediários por preço de top de linha.

Nosso guia inclui tanto modelos nacionais quanto importados que podem ser encontrados no Brasil. Caso algum modelo não apareça em nossa plataforma de ofertas, incluiremos links para lojas de confiança, como GearBest e Banggood.

Lembrando também que serão listados apenas smartphones lançados recentemente, já que modelos mais antigos tem pouco interesse do público e são difíceis de encontrar à venda. E às vezes um modelo mais antigo entrega desempenho um pouco melhor, mas está mais caro que o mais recente. Desta forma, listaremos o que apresenta o melhor custo-benefício.

Como é feito o teste?

Em nosso teste de velocidade abrimos uma dúzia de aplicativos para ver quanto tempo o smartphone leva para carregar tudo, incluindo alguns que já vêm no celular (como o cronometro usado para medir o tempo), câmera, galeria e configurações. Entre outros que foram baixados da Play Store, incluindo Netflix, Spotify, WhatsApp, Facebook e os jogos Pokémon Go e Asphalt 8.

Depois reabrimos tudo para ver se o aparelho consegue manter todos esses aplicativos na memória. Assim você verá três resultados nos gráficos abaixo: rodada 1 (abertura de apps), rodada 2 (reabertura) e tempo total.

Nenhum aplicativo adicional é instalado e sempre reiniciamos o aparelho antes de fazer o teste. Além disso, realizamos várias tentativas para estipular o tempo médio, que é adotado para este guia.

BÁSICOS COM BOM DESEMPENHO

  1. Motorola Moto G7 Power 1:37,57
  2. Redmi 8 1:37,87
  3. Samsung Galaxy A30s1:42,32
  4. Motorola Moto G8 1:44,34
  5. Samsung Galaxy A21s 1:46,04

1. Motorola Moto G7 Power

Começamos o nosso guia com o Moto G7 Power. Ele não é apenas o rei em bateria dentre todos os celulares que passaram pelo TudoCelular, como também entrega melhor desempenho que lançamentos recentes, incluindo até o Moto G8 Power. Seu preço normalmente estava por volta de R$ 1 mil, mas deu uma subida recentemente por estar mais escasso no mercado.


2. Redmi 8

O Redmi 9 não conseguiu superar o Redmi 8 em nosso teste de velocidade, e nem sequer conquistou um lugar no top 5. É uma pena que a Xiaomi venha pecando cada vez mais na otimização de software dos seus modelos básicos. Se você quer um baratinho da marca e preza por bom desempenho, então recomendamos o Redmi 8.


3. Samsung Galaxy A30s

Outro aparelho que foi bem dentre os básicos é o Samsung Galaxy A30s, que conseguiu concluir as duas rodadas de testes em 1:42, o que fez dele o nosso atual terceiro colocado no ranking de aparelhos mais simples vendidos no Brasil, mostrando que o combo que traz como chipset o Exynos 7 Octa pode ir bem no geral.


7.1 Hardware
6 Custo Benefício

Samsung Galaxy A30s

Comparar Aviso de preço

4. Motorola Moto G8

Dentre os novos básicos da Motorola temos o Moto G8 com o melhor desempenho. Ele é mais rápido que o G8 Play, G8 Power e G8 Power Lite, perdendo apenas para o G8 Plus. Ele também entrega ótima autonomia de bateria, o que faz com que tenha um conjunto equilibrado.


7.1 Hardware
6 Custo Benefício

Motorola Moto G8

Comparar Aviso de preço

5. Samsung Galaxy A21s

A linha básica da Samsung peca em desempenho. Tanto o A10 quanto o A20 e seus derivados foram lentos em nossos testes. A exceção fica para o A21s, que tem desempenho decente e fica a par dos rivais da Motorola. Por ser um modo mais recente, ele está um pouco mais caro que os demais, mas seu preço vai cair nas próximas semanas.


7.2 Hardware
6.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy A21s

Comparar Aviso de preço

INTERMEDIÁRIOS COM ÓTIMO DESEMPENHO

  1. Motorola Moto G1000:50,17
  2. Motorola Moto G2000:50,22
  3. Apple iPhone SE 20220:50,45
  4. Apple iPhone SE 20200:52,11
  5. Huawei Nova 5T 0:54,79

1. Motorola Moto G100

Apresentado no mercado com a proposta de trazer hardware mais robusto em uma família de intermediários, o Motorola Moto G100 foi capaz de garantir a liderança no nosso TOP 5 de intermediários, concluindo nossa bateria de destes em 50 segundos e superando assim o até então lider iPhone SE.


9.1 Hardware
7.2 Custo Benefício

Motorola Moto G100

Comparar Aviso de preço

2. Motorola Moto G200 5G

Outro aparelho a garantir presença no ranking de intermediários nesse mês é o Motorola Moto G200 5G, aparelho que sobe mais um degrau ao entregar o Snapdragon 888 Plus como chipset em troca, traz menos RAM que o seu irmão Moto G100.

Em termos práticos porém, dá pra dizer que ambos entregam desempenho similar, ficando na casa dos 50s no nosso teste padronizado de desempenho.


9.2 Hardware
8.3 Custo Benefício

Motorola Moto G200 5G

Comparar Aviso de preço

3. Apple iPhone SE 2022

Trazendo hardware mais atualizado e visual já conhecido, o novo iPhone SE ganhou alguns pontos quando se fala de desempenho, ficando a frente de seu antecessor no nosso TOP 5 de aparelhos intermediários e garantindo assim bom resultado para quem não se importa em abrir mão de um visual mais atualizado ou maior autonomia energética.


9 Hardware
8.1 Custo Benefício

Apple iPhone SE

Comparar Aviso de preço

4. Apple iPhone SE 2020

O iPhone SE é o intermediário da geração anterior da Apple que chega para desbancar qualquer Android. Como tudo da Apple é muito caro no Brasil, o seu custo-benefício fica mais complicado, mas comparado a outros que listamos o SE é o mais acessível. Sua bateria é seu ponto fraco, mas se você quer um celular rápido e que roda todos os jogos com ótima fluidez, já sabe qual escolher.


5. Huawei Nova 5T

O Nova 5T é o tipo de smartphone que flerta com o mercado de intermediários premium e, ao mesmo tempo, com o de flagships. Ele é um aparelho mais simples da Huawei que chegou não faz muito tempo ao mercado nacional, e entrega ótimo desempenho, sendo um celular Android muito bom pelo preço cobrado.


AVANÇADOS COM EXCELENTE DESEMPENHO

1. Apple iPhone 12 Pro Max

Por um ano o iPhone 11 Pro Max foi o nosso campeão no ranking de velocidade, sendo o celular mais ágil que já passou pelo TudoCelular em 2019 — e que não conseguiu ser superado por nenhum Android em 2020. Só agora, com o lançamento do iPhone 12 Pro Max, é que temos um novo rei em velocidade. Se quer o celular mais rápido do mercado, é o iPhone 12 Pro Max que deve comprar.


9.3 Hardware
5.9 Custo Benefício

Apple iPhone 12 Pro Max

Comparar Aviso de preço

2. Apple iPhone 12 Pro

O iPhone 12 Pro foi o segundo celular mais rápido que testamos em 2020 e acaba levando a medalha de prata, sendo 1s mais lento do que o 12 Pro Max. Se você não quer um celular grande, poderá investir nesse que entrega praticamente o mesmo desempenho em corpo mais compacto.


9.2 Hardware
6 Custo Benefício

Apple iPhone 12 Pro

Comparar Aviso de preço

3. Apple iPhone 13 Pro Max

Apresentado como o aparelho mais avançado da Apple para 2021, o Apple iPhone 13 Pro Max garantiu a medalha de bronze na disputa pelo cargo de aparelho mais rápido do mercado, ficando curiosamente atrás do iPhone 12 Pro Max e iPhone 12 Pro por muito pouco.

No geral, o iPhone 13 Pro Max garantiu a conclusão dos testes em 40 segundos, ou seja, aproximadamente 4 segundos a mais que o iPhone 12 Pro Max.


9.5 Hardware
6.7 Custo Benefício

Apple iPhone 13 Pro Max

Comparar Aviso de preço

4. Apple iPhone 13 Pro

Na cola do iPhone 13 Pro Max, temos o seu irmão menor em algo que pode ser considerado um empate técnico, batendo quase 41 segundos no cronômetro, ou seja, a diferença por aqui foi na casa decimal quando comparados.

A proximidade, no entanto, não surpreende. A linha Pro conta basicamente com o mesmo hardware e tamanhos diferentes então, faz sentido serem muito próximos também nos testes de velocidade.


9.4 Hardware
6.7 Custo Benefício

Apple iPhone 13 Pro

Comparar Aviso de preço

5. Apple iPhone 11 Pro Max

Por último mas não menos importante, temos o iPhone 11 Pro Max, que garantiu bom tempo e segue no nosso TOP 5 mesmo após alguns anos de seu lançamento oficial. Ele conseguiu em nossos testes gravar a execução em apenas 41 segundos, ou seja, 5 segundos a mais que o iPhone 12 Pro Max, lidar do ranking.



228

Comentários

Melhor celular em desempenho para comprar | Guia do TudoCelular

Motorola Moto G Go tem design oficial e especificações reveladas em vazamento

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo