LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor celular em desempenho para comprar | Guia do TudoCelular

28 de março de 2024 303

Selecione a categoria

Quem acompanha o TudoCelular sabe que testamos todos os smartphones que passam por nossas bancadas para saber o nível de desempenho entregue, e aqui listamos os melhores para comprar em 2021. Não nos resumimos apenas a benchmarks, já que tem muito celular que conquista pontuações altas, mas, na prática, decepciona.

Assim como fizemos em nosso guia de melhores em bateria, aqui reunidos os celulares mais rápidos que passaram por nossas mãos. Dividimos em três categorias: básicos, intermediários e avançados. Devido à variação constante de preço, é normal que um modelo ou outro fuja de sua categoria por algum tempo. Não estranhe se vir um intermediário listado nos básicos. E há também exceções, como intermediários por preço de top de linha.

Nosso guia inclui tanto modelos nacionais quanto importados que podem ser encontrados no Brasil. Caso algum modelo não apareça em nossa plataforma de ofertas, incluiremos links para lojas de confiança, como GearBest e Banggood.

Lembrando também que serão listados apenas smartphones lançados recentemente, já que modelos mais antigos tem pouco interesse do público e são difíceis de encontrar à venda. E às vezes um modelo mais antigo entrega desempenho um pouco melhor, mas está mais caro que o mais recente. Desta forma, listaremos o que apresenta o melhor custo-benefício.

Como é feito o teste?

Em nosso teste de velocidade abrimos uma dúzia de aplicativos para ver quanto tempo o smartphone leva para carregar tudo, incluindo alguns que já vêm no celular (como o cronometro usado para medir o tempo), câmera, galeria e configurações. Entre outros que foram baixados da Play Store, incluindo Netflix, Spotify, WhatsApp, Facebook e os jogos Pokémon Go e Asphalt 8.

Depois reabrimos tudo para ver se o aparelho consegue manter todos esses aplicativos na memória. Assim você verá três resultados nos gráficos abaixo: rodada 1 (abertura de apps), rodada 2 (reabertura) e tempo total.

Nenhum aplicativo adicional é instalado e sempre reiniciamos o aparelho antes de fazer o teste. Além disso, realizamos várias tentativas para estipular o tempo médio, que é adotado para este guia.

BÁSICOS COM BOM DESEMPENHO

  1. Samsung Galaxy A21s 1:46,04
  2. realme C21Y1:51,23
  3. realme C351:51,74
  4. Motorola Moto E401:52,83
  5. Samsung Galaxy A032:10,77

1. Samsung Galaxy A21s

A linha básica da Samsung peca em desempenho. Tanto o A10 quanto o A20 e seus derivados foram lentos em nossos testes. A exceção fica para o A21s, que tem desempenho decente e fica a par dos rivais da Motorola. Por ser um modo mais recente, ele está um pouco mais caro que os demais, mas seu preço vai cair nas próximas semanas.


6.6 Hardware
4.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy A21s

Comparar Aviso de preço

2. realme C21Y

Para fechar a nossa lista de aparelhos básicos temos o realme C21Y, aparelho que chegou ao país oficialmente pelas mãos da operação nacional e que se destacou em nossos testes por oferecer bom desempenho para o segmento, boa autonomia de bateria e disponibilidade de NFC, algo que é incomum entre os aparelhos com preço mais baixo.


6.1 Hardware
6.6 Custo Benefício

realme C21Y

Comparar Aviso de preço

3. realme C35

Outro aparelho que garantiu presença nossa lista de aparelhos básicos foi o realme C35, que ficou bem próximo do realme C21Y em desempenho e confirmou sua vocação para atender aqueles que querem um aparelho mais em conta, mas que não abrem mão de desempenho ágil.


7.2 Hardware
7.4 Custo Benefício

realme C35

Comparar Aviso de preço

4. Motorola Moto E40

Com aposta em um sistema mais próximo do chamado Android Puro, o Motorola Moto E40 também garantiu presença no nosso TOP 5 de aparelhos básicos ao conseguir completar nossa bateria de testes com o marco de 1:52,83, o que mostra boa proximidade com seus concorrentes anteriores.


6.4 Hardware
6.6 Custo Benefício

Motorola Moto E40

Comparar Aviso de preço

5. Samsung Galaxy A03

Também bem posicionado entre os aparelhos básicos, temos o Samsung Galaxy A03 que conseguiu concluir a bateria em pouco mais de 2 minutos, ficando próximo de concorrentes diretos e se colocando como alternativa para quem deseja um aparelho com custo benefício com desempenho dentro do razoável.


6.3 Hardware
6.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A03

Comparar Aviso de preço

INTERMEDIÁRIOS COM ÓTIMO DESEMPENHO

  1. Motorola Moto G2000:50,22
  2. Apple iPhone SE 20220:50,45
  3. Motorola Edge 30 Neo0:58,64
  4. Motorola Edge 30 0:59,64
  5. POCO F51:02,34

1. Motorola Moto G200 5G

Outro aparelho a garantir presença no ranking de intermediários nesse mês é o Motorola Moto G200 5G, aparelho que sobe mais um degrau ao entregar o Snapdragon 888 Plus como chipset em troca, traz menos RAM que o seu irmão Moto G100.

Em termos práticos, porém, dá pra dizer que ambos entregam desempenho similar, ficando na casa dos 50s no nosso teste padronizado de desempenho.


8.4 Hardware
5.3 Custo Benefício

Motorola Moto G200

Comparar Aviso de preço

2. Apple iPhone SE 2022

Trazendo hardware mais atualizado e visual já conhecido, o novo iPhone SE ganhou alguns pontos quando se fala de desempenho, ficando a frente de seu antecessor no nosso TOP 5 de aparelhos intermediários e garantindo assim bom resultado para quem não se importa em abrir mão de um visual mais atualizado ou maior autonomia energética.


8.3 Hardware
5.9 Custo Benefício

Apple iPhone SE

Comparar Aviso de preço

3. Motorola Edge 30 Neo

Apresentado com a proposta de ser um aparelho com design mais moderno e jovem, o Motorola Edge 30 Neo traz tela com brilho forte, som estéreo de qualidade, bom desempenho e boa autonomia de bateria.

Nos nossos testes, ele conseguiu ficar pouco abaixo dos 59s no teste, uma marca consideravelmente interessante e que mostra a capacidade de entregar um conjunto ágil.


7.8 Hardware
6.9 Custo Benefício

Motorola Edge 30 Neo

Comparar Aviso de preço

4. Motorola Edge 30

Primeiro intermediário da geração ser apresentado no Brasil, Motorola Edge 30 é outro aparelho que performou bem nos nossos testes de desempenho, tendo cravado a marca de 59,64s no tempo total, ficando curiosamente apenas 1s abaixo do irmão mais novo, o Motorola Edge 30 Neo.


7.9 Hardware
6.3 Custo Benefício

Motorola Edge 30

Comparar Aviso de preço

5. POCO F5

Outro intermediário que foi bem em nossos testes de desempenho foi o POCO F5, aparelho que traz a plataforma Qualcomm Snapdragon 7 Gen 2 e foi capaz de cumprir nossa bateria de testes em pouco mais de 1 minuto (62s34, para ser mais exato).


8 Hardware
5.9 Custo Benefício

Poco F5

Comparar Aviso de preço

AVANÇADOS COM EXCELENTE DESEMPENHO

1. Apple iPhone 12 Pro

O iPhone 12 Pro foi o segundo celular mais rápido que testamos em 2020 e acaba levando a medalha de prata, sendo 1s mais lento do que o 12 Pro Max. Se você não quer um celular grande, poderá investir nesse que entrega praticamente o mesmo desempenho em corpo mais compacto.


8.5 Hardware
4.5 Custo Benefício

Apple iPhone 12 Pro

Comparar Aviso de preço

2. Apple iPhone 14 Pro Max

Fechando o TOP 3 dos avançados, temos o mais novo aparelho da gigante de Cupertino. O iPhone 14 Pro Max foi lançado como o mais avançado da linha e conseguiu bater a marca dos 0:39,71 nos nossos testes de desempenho, garantindo assim a confirmação de que a Apple segue dominando o segmento de avançados.


9.4 Hardware
6.3 Custo Benefício

Apple iPhone 14 Pro Max

Comparar Aviso de preço

3. Apple iPhone 14 Plus

Considerado o aparelho intermediário na linha de 2022, o iPhone 14 Plus conseguiu garantir sua presença no nosso TOP 5 de aparelhos avançados quando se fala de desempenho graças a marca de 00:39, 81, ficando muito próximo do mais avançado da geração (iPhone 14 Pro Max), podendo inclusive ser considerado um empate técnico.


9.1 Hardware
7 Custo Benefício

Apple iPhone 14 Plus

Comparar Aviso de preço

4. Apple iPhone 13 Pro Max

Apresentado como o aparelho mais avançado da Apple para 2021, o Apple iPhone 13 Pro Max garantiu a medalha de bronze na disputa pelo cargo de aparelho mais rápido do mercado, ficando curiosamente atrás do iPhone 12 Pro Max e iPhone 12 Pro por muito pouco.

No geral, o iPhone 13 Pro Max garantiu a conclusão dos testes em 40 segundos, ou seja, aproximadamente 4 segundos a mais que o iPhone 12 Pro Max.


8.7 Hardware
5 Custo Benefício

Apple iPhone 13 Pro Max

Comparar Aviso de preço

5. Apple iPhone 13 Pro

Outro aparelho que foi bem nos nossos testes de desempenho foi o iPhone 13 Pro, que ficou bem próximo do irmão mais robusto e mostra que quem optar pela versão mais compacta não será relevantemente impactado no campo do desempenho, garantindo a fluidez necessária para tarefas diárias e mais.


8.6 Hardware
4.8 Custo Benefício

Apple iPhone 13 Pro

Comparar Aviso de preço

303

Comentários

Melhor celular em desempenho para comprar | Guia do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas