
26 Março 2019
Atualização: 13/03/19 - Por Juliana dos Santos
Quem é dono de qualquer smartphone da linha Pixel (Pixel 1, XL, 2, 2 XL, 3 e 3 XL) já pode baixar a versão beta para desenvolvedores que está sendo liberada hoje aos dispositivos pelo Google. Por se tratar de uma alternativa mais restrita, a empresa ainda não está enviando via OTA, haja vista que nem todos querem testar o novo sistema neste primeiro momento por conta do excesso de bugs que podem vir nesta fase.
Então é preciso baixar e instalar os arquivos para testar as mudanças que estão sendo aplicadas pela gigante das buscas no Android Q. Entre as novidades aplicadas, temos a configuração rápida de rede, onde é possível ativar e desativar o WiFi, 4G ou Modo avião em um outro atalho fora da bandeja de ícones.
Outras opções que terão a opção de acesso instantâneo são o Bluetooth e NFC, onde o primeiro ganhará esse diferencial com o intuito de facilitar a conexão de aparelhos a ele, disponibilizando uma conectividade mais rápida e mais precisa, principalmente quando o pareamento já foi efetuado.
Já em termos de privacidade, as limitações de acesso a localização do usuário serão amplificadas, deixando esta decisão ainda mais pessoal, além de alterar a forma como alguns aplicativos terão acesso aos arquivos do celular, como fotos, vídeos e qualquer outro formato de mídia disponível.
Graças ao novo nicho de smartphones dobráveis, o Google precisou melhorar a usabilidade do novo sistema para se adaptar a este estilo de tela, fornecendo funcionalidades já existentes de forma aprimorada para que não ocorram bugs em recursos necessários no dia a dia.
Texto original: (11/03/19)
Google ativou a base do Issue Tracker – fórum responsável por reunir demandas de usuários, bem como comunicação de falhas – dedicada ao Android Q Beta, sugerindo o lançamento iminente do próximo sistema operacional carregando a essência do notório robozinho verde.
Há mais detalhes que indicam uma versão iminente do beta público: no corpo da descrição há um link que leva até a seção onde são relatados os bugs já reportados e o filtro para localizar cada um com base na data predefinida partindo de 11 de março.
O Android Q Beta poderia, portanto, ser liberado hoje: isso mesmo, nesta segunda-feira.
Como destacado por Mishaal Rahman – editor-chefe do XDA e que primeiro relatou a ativação do Android Q Beta – Issue Tracker do Google listou o status do Beta, dando lugar ao relato de problemas específicos relacionados a várias fabricantes.
No último ano, Google lançou a primeira prévia para desenvolvedores (DP1 – Developer Preview 1) do Android P (Pie) em 7 de março, enquanto a DP2/Beta 1 foi liberada em maio de 2018.
Lembrando que Illiyan Malchev – da equipe de desenvolvimento do Android – o novo sistema operacional que por ora atende apenas como Q neste ano será compatível com uma lista bem generosa de celulares, ofuscando até mesmo a lista de aparelhos elegíveis com o Android Pie vigente.
De qualquer forma, trate tais informações com bastante cuidado enquanto continuaremos no aguardo de uma nota oficial do Google no decorrer desta segunda-feira – será que o Android Q está prestes a sair do forno?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários