
Software 22 Abr
06 de abril de 2019 2
O 3D Touch é um recurso bastante interessante introduzido pela Apple em sua linha de smartphones desde o iPhone 6S – apesar de estar indisponível em alguns dos modelos mais recentes como, por exemplo, o iPhone XR.
A função, que ganhou algo similar no Android desde o Nougat (apesar de ter sido realmente popularizada no Oreo), deve ficar ainda mais próxima do que a Apple oferecer no iOS com a chegada do Android Q, que ainda não teve o nome revelado.
Segundo documentos recentes, a plataforma vindoura contará com comandos que acelerarão a exibição dos menus de atalho do toque longo mediante à força aplicada no toque.
As instruções encontradas dentro da pasta MotionEvent – onde estão armazenadas todas as documentações relacionadas com comandos enviados ao touchscreen, bem como cliques de mouse e canetas stylus) – sugerem que o toque feito na tela poderia ser considerado de duas formas: normal ou deep press (pressionamento mais forte).
No caso desse segundo, seria detectado – ainda não sabemos se através de APIs ou hardware dedicado – a força extra aplicada no toque, o que poderia engatilhar mais rapidamente o menu de atalhos já conhecido desde a versão 8.0 do robôzinho verde.
Mesmo com essa nova implementação, o Android não deve oferecer o recurso como já conhecemos no iPhone, que usa hardware dedicado para fazê-lo funcionar reconhecendo três tipos diferentes de toques na tela.
Mas sem sombra de dúvidas, qualquer novidade em termos de software será bem vinda, ainda mais se aprimorar a experiência de uso; resta saber se qualquer aparelho compatível com Android Q poderá utilizar o recurso, ou se ele será exclusivo apenas para modelos que já saírem com o sistema de fábrica.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários