LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deseja receber notificações? Chrome estuda remover opção para envio de push a usuários

26 de agosto de 2019 2

É comum entrar em um site e pela primeira vez e receber o aviso de que a página deseja mostrar notificações, com a opção de permitir ou bloquear. Embora seja uma função útil – nós usamos a função para alertas de oferta, novos reviews e reportagens especiais – há quem se incomode em receber esses avisos.

Pensando nisso, o Google Chrome estuda bloquear o recurso, seja com a possibilidade de silenciar os alertas ou reduzir a incidência na página visitada. O recurso está sendo testado na versão para Android do navegador, como reparou a equipe do XDA-Developers, que encontrou novas funções adicionadas na URL chrome://flags.

Recentemente, o navegador adicionou funções como a extensão que verifica o vazamento de senhas ou ainda o recurso de envio de páginas para smartphones e o uso de digitais para login no Android.

Uma das funções é a #quiet-notification-prompts”, que promete que os prompts de notificação para permitir notificações sejam menos intrusivos, através da troca da caixa de diálogo para uma versão mais simplificada.

Uma das diferenças para as caixas de diálogo anteriores está no leque de opções, com três níveis diferentes: o primeiro faz com que o navegador envie uma notificação própria, dizendo que captou o pedido do site e perguntando ao usuário como proceder, enquanto a segunda segue o mesmo padrão da primeira, mas com um breve pop-up no topo da tela. A terceira é um aviso claro de que o Chrome bloqueou o pedido de notificação e o silenciou.


Contudo, as três opções mostram uma coisa, na prática: o usuário, caso a opção não amadureça, está apenas trocando o emissor do push. Em vez do site, o Chrome enviará a notificação. Mas, pelo menos, o cliente do navegador terá mais opção de como proceder.

Na versão em testes do Chrome para desktops, há menos opções, mas que funcionarão de forma menos invasiva, com possibilidades semelhantes às do AdBlock, com ícones sendo exibidos na barra de endereços do navegador, e o usuário terá a opção de criar exceções para alertas recebidos. Há ainda a possibilidade de, após três bloqueios manuais, o sistema entenda que o cliente não deseja receber pedidos de notificação e silencie automaticamente.

Vale destacar que esse recurso ainda está em desenvolvimento pelos desenvolvedores do Chrome, e pode até mesmo não ser utilizado em larga escala. Por enquanto, o jeito é esperar os próximos changelogs das próximas atualizações do navegador.

Google Chrome

Desenvolvedor: Google

Grátis

Tamanho: Varia segundo a plataforma


2

Comentários

Deseja receber notificações? Chrome estuda remover opção para envio de push a usuários
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista