LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Jetpack Compose: Google lança versão beta com facilidades para criar apps Android

25 de fevereiro de 2021 0

O Android está recebendo cada vez mais melhorias, nesta semana já vimos a Qualcomm e a Lofelt anunciarem uma parceria para levar vibrações mais realistas aos celulares e agora a Google está lançando a nova versão beta do Jetpakc Compose que chega com muitas facilidades para criar aplicativos.

Se você ainda não está familiarizado, o Jetpack Compose é um kit de ferramentas em Kotlin utilizado para criar interfaces de aplicativos. Falando especificamente da nova versão, ela está chegando com muitas melhorias.

Vamos começar falando da nova API, que após diversas etapas de desenvolvimento está completa e estável, então criadores podem fazer novos aplicativos sem preocupações com grandes alterações nela, que podem exigir adaptações posteriormente.

Imagem: Google

Agora também há suporte para a Coroutine de de Kotlin, que chegou para substituir a AsyncTask, mas com muito mais possibilidades e suporte multiplataforma. Além disso, as Coroutines agora estão incorporadas no menu Compor do Jetpack.

Até mesmo as animações ganharam novidades no Jetpack. Segundo o Google, agora elas estão mais fáceis de utilizar e já podem ser visualizadas no Android Studio, dessa forma você pode testá-las antes mesmo de implementar seu aplicativo. Saiba mais sobre o Android Studio aqui.

Como você pode ver acima, outra novidade é que agora o Android Studio está muito mais integrado ao Jetpack Compose, mostrando todas as alterações feitas no visualizador a direita em tempo real. Anteriormente era preciso implementar o app para que a visualização fosse atualizada.

Agora o Inspetor de Layouts também oferece integração com o Jetpack, mostrando mais detalhes e componentes da interface separadamente como no GIF acima, o que não era possível na versão anterior, onde apenas uma captura de tela era exibida.

Por fim, mas não menos importante, o Google implementou suporte para o Talkback, que permite o ler o que está na tela para usuários portadores de deficiências visuais. O Google afirmou que mais recursos de acessibilidade serão integrados ao Jetpack em breve, facilitando ainda mais o desenvolvimento por e para pessoas com deficiências.

Saiba mais


0

Comentários

Jetpack Compose: Google lança versão beta com facilidades para criar apps Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista