LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android poderá avisar usuários ao rodar aplicativos em 32-bits em breve

05 de abril de 2022 9

Apesar de o Google tentar encerrar o suporte aos aplicativos em 32-bits no Android, ainda levará algum tempo para isso ocorrer definitivamente.

Em uma tentativa de acelerar o processo, a companhia poderá implementar uma mudança ao sistema operacional que avisará os usuários que estão rodando um aplicativo 32-bits em sistemas 64-bits.

Uma mudança no código do Gerrit do Android Open Source Project (AOSP), descoberta pelo informante Mishaal Rahman, traz uma nova janela de aviso quando usuários utilizam um aplicativo 32-bits em um sistema 64-bits.

É possível ver na imagem que a mensagem informa o usuário que o aplicativo precisa ser atualizado por seu desenvolvedor para melhorar a compatibilidade, sendo necessário buscar atualizações ou entrar em contato com seu criador.

O objetivo da medida é fazer com que os desenvolvedores comecem a trabalhar diretamente nas versões 64-bits de seus aplicativos, abandonando de vez a estrutura de 32-bits.

Vale frisar que o Android já mostra um aviso similar quando usuários tentam rodar aplicativos que não possuem targetSDK mínimo. O Google implementou essa mudança no Android 10 e a companhia mudou recentemente esse requisito para 28.

Com a atualização do requerimento, o Android avisará quando um aplicativo voltado para o Android 8.1 Oreo ou mais antigo for iniciado. Entretanto, a mudança chegará apenas com o Android 13.

Com a ARM planejando abandonar o suporte para aplicações em 32-bits em processadores mobile no ano que vem, o aviso poderá forçar os desenvolvedores a atualizar seus aplicativos antes da mudança.

Atualmente, o Android suporte tanto aplicativos em 32-bits quanto 64-bits, levando os desenvolvedores a manter duas versões de seus programas, obrigando a ARM oferecer CPUs que possuam suporte para a primeira.

Como processadores 64-bits possuem maior capacidade do que os de 32-bits, faz sentido que a mudança seja adotada.

Em 2017, a Apple passou a dar suporte apenas para 64-bits com o iOS 11.

Veja também


9

Comentários

Android poderá avisar usuários ao rodar aplicativos em 32-bits em breve
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas