
Segurança 05 Abr
Apesar de o Google tentar encerrar o suporte aos aplicativos em 32-bits no Android, ainda levará algum tempo para isso ocorrer definitivamente.
Em uma tentativa de acelerar o processo, a companhia poderá implementar uma mudança ao sistema operacional que avisará os usuários que estão rodando um aplicativo 32-bits em sistemas 64-bits.
Uma mudança no código do Gerrit do Android Open Source Project (AOSP), descoberta pelo informante Mishaal Rahman, traz uma nova janela de aviso quando usuários utilizam um aplicativo 32-bits em um sistema 64-bits.
Android doesn't currently warn users about running 32-bit apps on 64-bit systems, but this patch from an ARM engineer adds that functionality.https://t.co/fBCe7ZUoBN
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) April 4, 2022
I don't know if Google will merge this patch, or if they do, when it'll land.
Here's what it looks like btw: pic.twitter.com/H1RI3OeCqj
É possível ver na imagem que a mensagem informa o usuário que o aplicativo precisa ser atualizado por seu desenvolvedor para melhorar a compatibilidade, sendo necessário buscar atualizações ou entrar em contato com seu criador.
O objetivo da medida é fazer com que os desenvolvedores comecem a trabalhar diretamente nas versões 64-bits de seus aplicativos, abandonando de vez a estrutura de 32-bits.
Vale frisar que o Android já mostra um aviso similar quando usuários tentam rodar aplicativos que não possuem targetSDK mínimo. O Google implementou essa mudança no Android 10 e a companhia mudou recentemente esse requisito para 28.
Google is planning to update the minimum supported targetSDK level to 28, so users will be warned when trying to run apps targeting Android 8.1 Oreo or older.https://t.co/fBCe7ZUoBN
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) April 4, 2022
This hasn't made its way to current Android 13 builds, though.
Com a atualização do requerimento, o Android avisará quando um aplicativo voltado para o Android 8.1 Oreo ou mais antigo for iniciado. Entretanto, a mudança chegará apenas com o Android 13.
Com a ARM planejando abandonar o suporte para aplicações em 32-bits em processadores mobile no ano que vem, o aviso poderá forçar os desenvolvedores a atualizar seus aplicativos antes da mudança.
Atualmente, o Android suporte tanto aplicativos em 32-bits quanto 64-bits, levando os desenvolvedores a manter duas versões de seus programas, obrigando a ARM oferecer CPUs que possuam suporte para a primeira.
Como processadores 64-bits possuem maior capacidade do que os de 32-bits, faz sentido que a mudança seja adotada.
Em 2017, a Apple passou a dar suporte apenas para 64-bits com o iOS 11.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários