
Curiosidade 14 Mar
04 de abril de 2022 8
Especialistas do Lab52, divisão de uma empresa de cibersegurança espanhola mundialmente renomada, a S2 Grupo, descobriram uma nova ameaça à privacidade dos usuários do Android. Um malware russo chamado de “Process Manager” foi detalhado em um relatório publicado na última sexta-feira (1º) pela companhia.
Segundo com a análise dos especialistas, o malware se apresenta em forma de APK — pacote de instalação de aplicativos do Android. O aplicativo possui um ícone de “engrenagem” que se assemelha às ferramentas do próprio sistema operacional. Veja abaixo:
Ao ser executado pela primeira vez, o aplicativo solicita 18 permissões de acesso ao usuário, incluindo: status de conexão de rede, câmera, localização, mensagens SMS, microfone, uso em primeiro plano e dados armazenados no sistema. Conceder acesso a todos esses recursos, por si, é um grande risco à privacidade e pode causar sérios prejuízos.
Após receber todas as permissões, o ícone do aplicativo desaparece e somente uma notificação permanente é exibida, indicando que o software está executando em segundo plano — característica incomum para um spyware, visto que costumam manter o máximo de sigilo enquanto roubam dados e espionam o usuário.
Todas as informações coletadas pelo aplicativo são enviadas em formato JSON (JavaScript Object Notation) — utilizado para transferências de dados estruturados entre um servidor e uma aplicação web — para um servidor localizado na Rússia.
O Process Manager também possui uma linha de código que tenta instalar um aplicativo chamado “Roz Dhan” disponível na Google Play Store. Essa aplicação é explorada pelo grupo hacker para gerar lucros — possivelmente através de comissões — de forma totalmente autônoma utilizando o smartphone da vítima.
Os especialistas observam que esse malware não é muito “sofisticado” e tem várias brechas que podem ser facilmente contornadas, portanto, não há suspeitas de que os autores sejam parte de um grupo hacker como o Turla, também baseado na Rússia.
Embora ainda não esteja clara a forma em que o malware se espalha, é recomendado que apps suspeitos instalados no smartphone tenham suas permissões revisadas. O Android 12 torna esse monitoramento mais simples ao exibir um indicador de que a câmera ou microfone estão ativados, mesmo quando o usuário não estiver os utilizando.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários