
Google 11 Mai
09 de junho de 2023 8
Atualização (09/06/2023) - FM
O Google disponibilizou na última quinta-feira (08) a terceira versão beta do Android 14. A nova compilação de testes do sistema operacional mais popular do mundo foca em corrigir problemas identificados pelos usuários ao longo das últimas semanas, mas traz um novo bug que afeta o leitor de impressões digitais dos celulares da linha Pixel.
Com o lançamento da Beta 3, o sistema operacional chegou à estabilidade de plataforma. Isso significa que todas as APIs e outras mudanças voltadas para softwares de terceiros chegaram ao seu estágio final de desenvolvimento, permitindo que os especialistas adaptem seus jogos e aplicativos aos novos recursos do Android 14.
“Com a Estabilidade de Plataforma na Beta 3, você pode desenvolver, com confiança, todas as atualizações de compatibilidade necessárias”, diz a publicação no blog oficial do Android. “Inicie seu teste de compatibilidade final e prepare-se para publicar atualizações necessárias para que você possa obter feedback valioso durante o restante das versões beta.”
Isso significa também que as principais fabricantes de celulares e tablets poderão começar a disponibilizar as primeiras versões de testes de suas interfaces de usuário customizadas baseadas em Android, como a One UI 6.0 da Samsung.
A nova versão beta possui diversas correções de bugs na conectividade e geolocalização dos dispositivos, além de problemas que causavam o travamento repentino do processo responsável pela interface de usuário do Android 14. O Google lista também uma variedade de abordagens para melhorar a estabilidade do Android Auto e Health Connect.
Confira as principais mudanças da Beta 3 do Android 13:
A Beta 3 pode ser instalada por todos os usuários inscritos no programa de testes do Android, isto é, desde que possuam um dos celulares elegíveis. É possível experimentar a nova versão do sistema operacional em um Pixel 4a, Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6a, Pixel 7, Pixel 7 Pro ou Pixel 7a.
Apesar de ser um lançamento significativo para os desenvolvedores, é importante evidenciar que a Beta 3 do Android 14 trouxe novos problemas que devem ser corrigidos antes da liberação para o público geral. Um dos bugs apontados pelos testadores da plataforma é o mau funcionamento dos leitores de impressões digitais em celulares da linha Pixel.
Conforme relata Ben Schoon, do 9to5Google, o Android não reconhece o sensor de impressões digitais dos celulares afetados, fazendo com que as configurações do desbloqueio biométrico ou menções sobre esse recurso desapareçam do sistema operacional.
Relatos de diversos usuários do Reddit e Twitter indicam que o bug afeta somente o Pixel 6, Pixel 6 Pro e Pixel 6a, e nem todos os usuários desses modelos estão enfrentando o problema.
O Google ainda não comentou publicamente sobre o assunto, mas uma solução deve ser disponibilizada em breve — possivelmente em uma versão Beta 3.1 do Android 14.
Texto original (11/05/2023)
O Google disponibilizou a segunda versão beta do Android 14 na quarta-feira (10), trazendo várias correções e melhorias para os desenvolvedores que estão experimentando a próxima versão do sistema operacional de forma antecipada.
A Beta 2 do Android 14 inclui aprimoramentos no visual da plataforma e pequenas melhorias para garantir uma navegação mais suave. Além disso, foram feitas correções para solucionar os bugs reportados pelos testadores na beta anterior. Confira a seguir as principais mudanças da nova versão prévia do sistema operacional.
Durante a I/O 2023, o Google adiantou que está trabalhando na personalização da tela de bloqueio do Android, permitindo alternar entre diferentes estilos de relógios e atalhos nos cantos inferiores. Embora essas mudanças ainda não estejam presentes na Beta 2 do Android 14, a big tech fez pequenos ajustes no widget At a Glance.
As informações de data e clima agora estão dispostas em uma única linha, mesmo quando não há novas notificações no painel. O widget volta ao seu layout tradicional de duas linhas quando existe mais informações que precisam ser mostradas. Confira o novo visual:
O widget mantém seu visual clássico de duas linhas na tela inicial, mas o painel está recebendo uma nova animação para o pop-up exibido ao pressionar e segurar o plano de fundo ou o ícone de um aplicativo. O menu está adquirindo um novo layout unificado que mostra todas as opções contextuais em uma única bolha. Veja abaixo:
Outra pequena mudança na tela inicial é o indicador de carrossel, que passará a utilizar pontos em vez de uma linha horizontal para indicar em qual página da tela inicial o usuário está.
Conforme prometido pelo Google, a Beta 2 adiciona um novo tema monocromático que dispensa a paleta de cores dinâmicas baseadas no Material You. Isso significa que os ícones de aplicativos, menus e widgets do sistema terão somente preto, branco e cinza em sua paleta, conferindo um visual mais sóbrio para a interface de usuário.
Esse recurso havia sido descoberto previamente por alguns membros do programa de software beta do Google, mas finalmente pode ser testado por todos os desenvolvedores com a Beta 2.
Ao utilizar as configurações rápidas de economia de bateria pela primeira vez, os usuários poderão encontrar uma mensagem que oferece dois modos: Padrão ou Extremo.
O pop-up irá explicar o que cada um dos perfis de economia muda no sistema operacional. O Modo Padrão limita efeitos visuais e atividades em segundo plano, além de mudar para o tema escuro, caso não esteja ativado. O Modo Extremo realiza todas as mudanças do Modo Padrão, mas “pausa” todos os aplicativos não essenciais e suas notificações.
Ao ativar um dos modos de economia de energia, é possível observar que o ícone de bateria na barra superior passa a ficar com seu preenchimento amarelo — substituindo o quadro vermelho que indicava o uso do recurso.
Conforme noticiamos no último mês, o Google está tornando o menu de compartilhamento do sistema muito mais completo com o Android 14. Os desenvolvedores de aplicativos podem acessar sua API e adicionar ações personalizadas. O Chrome, por exemplo, já é capaz de produzir e compartilhar capturas de tela em sua versão beta.
O Android 14 Beta 2 passou a mostrar cinco ações e aplicativos por linha (em vez de quatro), permitindo que mais possibilidades sejam exibidas sem que o usuário tenha que buscar pelo alvo de compartilhamento na lista abaixo.
O Google deve liberar a versão estável do Android 14 em meados de agosto de 2023. Então, as fabricantes poderão elaborar suas customizações para produzir interfaces de usuário personalizadas para seus celulares, como a One UI da Samsung e a MIUI da Xiaomi.
O que achou das novidades na Beta 2 do Android 14? Comente abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários