LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android TV recebe atualização baseada no Android 14

16 de maio de 2024 6

O sistema de televisores inteligentes Android TV ganhou uma atualização baseada no Android 14, conforme o Google anunciou durante o evento Google I/O 2024. Assim como a sua base mobile, a ideia da nova versão é permitir um sistema de consumo mais inteligente, que gaste menos energia sem sacrificar o desempenho ou funções de interesse.

Isso dito, o chamado “Android 14 for TV” também inaugura uma novidade bem interessante: um modo PiP (sigla em inglês para “Picture in Picture”, ou “imagem sobre imagem”), o que abre um leque de novas – ainda que tímidas – possibilidades de experiência.

Veja também

Antes de tudo, é importante ressaltar que o modo PiP para o novo Android TV não é universal: embora a ferramenta esteja implementada no código do sistema operacional, seu funcionamento depende da fabricante do televisor adotá-lo como recurso. Por essa razão, o Google divulgou a novidade como destinada a “TVs Android TV qualificadas”.

Em outras palavras: nem toda Android TV contará com o recurso, então vale consultar a fabricante diretamente se o modo PiP for do seu interesse.

Isso dito, o PiP também não funciona com dois apps de mídia abertos simultaneamente. Assim como acontece nos smartphones, você obrigatoriamente utilizará um app de mídia (como streaming via Netflix) na janela principal, enquanto o pop up reduzido exibirá alguma informação de outra aplicação.

Combinações sugeridas de apps incluem:

  • informativos de placares em eventos esportivos concorrentes: imagine um jogo de futebol na janela principal, e uma outra partida na menor, com a exibição do placar e andamento da competição
  • monitoramento de dispositivos de Casa Inteligente: enquanto você assiste a um filme na Netflix, pode acompanhar o vídeo de uma câmera de vigilância ou campainha inteligente
  • videochamadas sem interromper programas: o pop up reduzido pode exibir uma chamada (via Google Meet) enquanto você continua assistindo ao seu programa favorito
Imagens: Google/Divulgação

Além disso, outros recursos incluem uma inicialização mais rápida (até 4 segundos após configuração inicial) e três novos modos de energia:

  • Modo Baixo consumo: desliga toda a conectividade quando a TV não estiver em uso
  • Modo Otimizado: apenas funções e aplicativos essenciais se conectam à rede com a TV desligada, como Google Cast ou o Google Assistente
  • Modo Ampliado: todas as funções de rede ativas mesmo com a TV desligada, incluindo o Google Home

Mais além, as funções de acessibilidade foram melhoradas, com novos filtros para pessoas daltônicas ou alteração mais refinada de fontes para pessoas com algum tipo de impedimento visual parcial. A navegação gestual também foi melhorada (embora o Google não tenha informado “como”) para facilitar a vida de pessoas com impedimentos físicos.

A nova Android TV usa um kit novo de desenvolvimento (SKU) chamado “Compose”, para o qual o Google encoraja desenvolvedores a migrarem seus ambientes. Entretanto, apps criados no sistema antigo (Leanback UI) ainda funcionarão de forma plena na nova versão.

Finalmente, o Google Gemini começa a ser implementado nas TVs inteligentes, gerando descrições automáticas de programas para o usuário – exceto quando o app já tiver algum descritivo próprio.

A nova versão ainda não está disponível publicamente, pois, como dissemos, ela depende de uma TV para ser embarcada – e até agora, nenhum modelo foi fabricado pensando nela. Entretanto, o kit de desenvolvimento já está disponível para especialistas criarem apps dedicados dentro da nova Android TV.


6

Comentários

Android TV recebe atualização baseada no Android 14
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos