
Samsung 28 Mai
31 de maio de 2024 0
Pessoas com surdez parcial ou completa comumente usam aparelhos auditivos para complementar suas capacidades de escutar sons. Com a evolução da tecnologia, no entanto, vários desses aparelhos acabam perdendo – ou sequer “tendo” – suporte por parte de algumas fabricantes. Felizmente, o Android 15 deve mudar isso.
De acordo com informações levantadas pelo Android Police, a próxima versão do sistema operacional do Google deve contar com suporte nativo para o padrão Bluetooth LE Audio, ampliando a gama de aparelhos auditivos compatíveis com smartphones que tenham o sistema operacional instalado.
O Bluetooth LE é um novo padrão de conexão bluetooth que, em termos resumidos, é focado no baixo consumo de energia – uma bênção para dispositivos dependentes de bateria para funcionamento autônomo, como é o caso de aparelhos auditivos.
Entretanto, o formato traz vários outros benefícios: o Bluetooth LE tem alcance maior (cerca de 50 metros, versus 10 metros do Bluetooth comum), multiconectividade entre vários aparelhos e um ponto central e maior conectividade com dispositivos diferenciados – enquanto o padrão comum é restrito a fones de ouvido, alto-falantes e acessórios como teclados e mouses, a versão LE contempla tudo isso, mas também monitores fitness, smartwatches e… como já dissemos, aparelhos auditivos para pessoas com deficiência de audição.
Dentro do Android 15, esse suporte se traduz não apenas à conexão entre dispositivos, mas também a diversos controles de acessibilidade: visualização de níveis de bateria, realização de chamadas sem as mãos, pré-configurações com vários perfis de voz e som e, dependendo do dispositivo, até o Auracast, o recurso de compartilhamento do seu áudio com outros aparelhos (você já viu isso em alguns dispositivos da Samsung, por exemplo).
O próprio Google já havia confirmado algumas dessas novidades durante o Google I/O 2024 (conforme o vídeo acima). Vale lembrar que as versões de teste do Android 15 – atualmente, na versão QP2 (e a QP3 está prevista para junho) – mas a versão final, prevista para o terceiro trimestre de 2024, deve ampliar tudo isso.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários