LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google disponibiliza Android 15 Beta 2 com detecção de roubo e libera prévia do Wear OS 5

15 de maio de 2024 9

Atualização (15/05/2024) - FM

O Google anunciou, nesta quarta-feira (15), a disponibilidade da segunda versão beta do Android 15. A próxima geração do sistema operacional deve chegar em breve aos usuários de celulares e tablets compatíveis trazendo novas funções e melhorias de privacidade, tais que já podem ser experimentadas na compilação da Beta 2.

Além do Android 15, a empresa confirmou também o lançamento do Wear OS 5. O sistema operacional para relógios inteligentes, agora baseado no Android 14, já está disponível em prévia para desenvolvedores prometendo melhorias de desempenho.

Android 15 Beta 2

Durante a I/O 2024, sua conferência para desenvolvedores, o Google revelou algumas novidades que estão chegando à próxima versão do sistema operacional.

O Android 15 passará a contar com os Espaços Privados, uma nova função que permite criar um ambiente separado em seu dispositivo para manter seus aplicativos sensíveis — como bancos, carteiras digitais e redes sociais — sob uma camada adicional de segurança.

O recurso utiliza um perfil de usuário separado do resto do sistema operacional. Aplicativos no Espaço Privado não serão exibidos nas configurações ou nas notificações. Ainda será possível utilizá-los na folha de compartilhamento do sistema e no seletor de fotos no espaço convencional, desde que o espaço privado tenha sido desbloqueado.

Há também uma nova funcionalidade de detecção de roubo que, através da combinação do giroscópio e acelerômetro do dispositivo, o sistema operacional consegue detectar que foi “arrancado” da mão do usuário. Com isso, o Android 15 bloqueará a redefinição das configurações de fábrica, tornando o aparelho inutilizável sem autenticação do dono.

O Google afirma também que a próxima versão amplia seus esforços em “otimizar a plataforma para melhorar a qualidade, desempenho e vida útil da bateria dos dispositivos com Android”. Novas informações sobre a atualização devem ser reveladas ao longo dos testes com o público.

Reforçando sua estratégia em tornar o sistema operacional mais adaptado para telas grandes, o Android 15 Beta 2 introduz também a possibilidade de fixar a barra de tarefas na tela para alternar rapidamente entre aplicativos, além de salvar as combinações favoritas de aplicativos em tela dividida para que sejam acessadas rapidamente.

As fabricantes que já estão liberando a versão beta pública do Android 15 incluem a Xiaomi, Lenovo, realme, OnePlus, OPPO, vivo, Honor, Nothing, Sharp e TECNO. A disponibilidade da atualização de testes deve variar de acordo com a região.

Wear OS 5 DP1

A próxima geração do sistema operacional para relógios inteligentes já está disponível para testes com desenvolvedores em sua primeira versão Developer Preview (DP1). Baseado no Android 14, o Wear OS 5 tem o objetivo de aumentar a vida útil da bateria tornando-se mais eficiente em termos de energia, segundo o Google.

As mudanças específicas ainda não foram divulgadas, mas é esperado que a nova versão do software seja lançada ainda em 2024. Algumas das marcas que possuem smartwatches executando o sistema incluem a Samsung, TicWatch, OnePlus e OPPO.

Atualização (26/04/2024) - FM

Google libera Android 15 Beta 1.2 com importantes correções de bugs em aplicativos e mais

O Google disponibilizou, na quinta-feira (25), a atualização para a versão Beta 1.2 do Android 15, trazendo importantes correções para problemas que impactaram a experiência da plataforma em sua fase de testes. A nova versão foi liberada apenas três dias após o lançamento da compilação anterior, a Beta 1.1.

A Beta 1.2 do Android 15 promete minimizar alguns dos erros mais críticos identificados na versão anterior, além de melhorias de desempenho para os usuários que possuem um celular elegível aos testes — isto é, dispositivos lançados a partir do Google Pixel 6. Uma das principais mudanças é a correção para um bug que causava o travamento de aplicativos.

(Imagem: Reprodução)

Sem fornecer grandes detalhes sobre a falha em questão, o Google afirma ter corrigido um problema que fazia os aplicativos congelarem e exibirem uma mensagem informando que o aplicativo “não está respondendo”. A atualização também aborda um erro que ocorria ao tentar configurar uma nova impressão digital no dispositivo.

Confira as notas de lançamento do Android 15 Beta 1.2:

  • Corrigido um problema que poderia fazer com que os aplicativos congelassem e exibissem uma mensagem informando que o app “não responde”;
  • Corrigido um problema de desempenho do sistema que causava o consumo excessivo de bateria em alguns casos;
  • Corrigido um problema que fazia com que o aplicativo “Configurações” falhasse ao tentar adicionar uma impressão digital;
  • Corrigido um problema que impedia o funcionamento do gesto de “voltar” em alguns casos;
  • Corrigido um problema que podia fazer com que a tela piscasse repetidamente.

Essas são as únicas mudanças trazidas pela Beta 1.2. A compilação segue incluindo o pacote de segurança de abril de 2024 e pesa menos de 15 MB.

O número da build é AP31.240322.027. Usuários que possuem um dispositivo elegível e já estão rodando a versão beta do sistema operacional podem receber a atualização por meio da nuvem ao seguir o caminho:

Configurações > Sistema > Atualização de software > Verificar se há atualizações

Texto original (23/04/2024)

Google libera Beta 1.1 do Android 15 com correções de bug no NFC e mais

O Google liberou mais uma versão de testes da próxima versão do Android para celulares compatíveis. Trata-se da Beta 1.1 do Android 15, que traz uma série de correções de bugs, inclui problemas relacionados ao NFC que surgiram na versão anterior, bem como erros na hora de fazer uma captura de tela.

Esse update traz a versão AP31.240322.023 para todos os smartphones da linha Pixel compatíveis. Além disso, ele vem com o pacote de segurança de abril. Quanto aos bugs, vale destacar um que causava interferência com a conectividade NFC e dificultava o uso dos apps de carteira digital, bem como outras aplicações que dependem desse recurso.

A atualização trouxe a correção desse problema e também de outro em que a exibição da tela de configurações das Opções de Desenvolvedor causava travamentos nos dispositivos. Do mesmo modo, o update corrigiu o bug que causava um recorte de texto na tentativa de fazer uma captura de tela.

Quais dispositivos Pixel podem receber a atualização via OTA?

Os modelos que podem obter a atualização para a versão Beta 1.1 do Android 15 devem estar inscritos no programa Android Beta for Pixel. Veja a seguir os smartphones compatíveis:


Mais sobre o Android 15: veja as novidades que devem chegar ligadas ao gerenciamento de notificações do sistema e o recurso que promete indicar qual o tempo de vida restante do dispositivo.


9

Comentários

Google disponibiliza Android 15 Beta 2 com detecção de roubo e libera prévia do Wear OS 5
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos