
12 Fevereiro 2015
02 de dezembro de 2013 2
O Google, silenciosamente, decidiu que mais de 1,4 mil palavras da língua inglesa são “inapropriadas” aos usuários de Android e baniu-as do teclado padrão da versão mais recente, a 4.4 (KitKat). Várias delas são de teor sexual, como “coitus” (coito), “lovemaking” (fazer amor) e “sex” (sexo).
Claro, isso não significa que essas palavras não possam ser digitadas. Mas elas serão consideradas incorretas pelo dicionário do sistema. “Tentei digitar a palavra ‘condom’ (camisinha) e obtive ‘condition’ (condição) ou ‘confusion’ (confusão’), afirmou Jillian York, porta-voz da Electronic Frontier Foundation. “Não há contexto algum em que isso faça algum sentido. Cresça, Android”, opinou.
As palavras não se limitam apenas ao campo da sexualidade. Termos médicos e medicamentos, como “gonadotrophia” (gonadotrofina), “lactation” (lactação), “morphine” (morfina) e “demerol” não são reconhecidas. Não são palavras usadas muito comumente por aí (a não ser por médicos), mas outras palavras tão incomuns quanto são registradas normalmente pelo dicionário, como “metanphetamine” (metanfetamina) e até “marijuana”.
Até “geek”, termo utilizado comumente para designar aficionados por tecnologia, está fora do dicionário do KitKat. Outro detalhe é que produtos do próprio Google também não são reconhecidos. Ou seja, o sistema ajuda você a digitar, por exemplo, “iPhone”, mas não tem ideia do que é um Chromebook.
Parece estranho e não há como saber quais os critérios do Google para definir o que é apropriado ou não, já que a companhia se recusa a comentar sobre como compila a lista de termos. Além disso, as restrições variam de acordo com o idioma – outras línguas diferentes do inglês têm menos palavras bloqueadas.
A solução para quem não quer se incomodar com as restrições é adicionar palavras manualmente ou desativar o filtro do teclado. [Wired e Business Insider]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários