
31 Julho 2014
24 de janeiro de 2014 16
O Google Brasil terá que pagar uma indenização por danos morais de R$25 mil a uma menor de idade de Pernambuco que teve sua imagem exibida no Street View. Ela foi fotografada pelo carro do Google enquanto trocava de roupa dentro de sua casa, o que criou situações bem desagradáveis.
A defesa da autora da ação afirma que a circulação de sua imagem tornou-a motivo de chacota entre colegas de escola, o que abalou sua integridade psíquica e moral. Tanto a jovem quanto o Google ainda podem recorrer da decisão, proferida pelo juiz da 2ª Vara Cível da Capital, Rogério Lins e Silva.
A foto, publicada em 2012, teve que ser retirada do sistema após uma liminar da Justiça obtida em outubro. Caso o Google não acatasse, estava sujeito a pagar uma multa de R$10 mil por dia.
Em sua defesa, o Google Brasil explicou que as imagens capturadas e exibidas pelo Street View são apenas as de acesso público e que qualquer pessoa pode pedir que a companhia borre os seus rostos ou remova suas fotos. Segundo a empresa, a autora da ação, porem, nunca usou a ferramenta “informar problemas” para solicitar a retirada.
A companhia também alegou que a jovem não provou ter sofrido danos perante a comunidade e argumentou que a imagem registrada no Street View poderia ter sido vista por qualquer pessoa que passasse na rua naquele momento.
No entendimento do juiz, a autora não precisaria ter pedido a retirada do conteúdo porque “a conduta por si só já produziu danos” e lembrou que a intimidade dos menores precisa ser protegida de forma especial, portanto, a imagem da garota não poderia, em momento algum, ser veiculada para todo o mundo. [G1]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários