LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto Silver: Será realmente uma boa ideia para proteger o Android?

02 de maio de 2014 2

Google anunciou o projeto Silver que, de acordo com rumores, pretende ocupar o lugar da linha Nexus, em breve. Essa medida da Google visa, inicialmente, proteger o Android das fabricantes que alteram radicalmente o sistema. A Google quer que os usuários sintam o sistema como ele foi concebido, e foi para isto que a linha Nexus foi criada.

Nexus 5 vermelho
Nexus 5 vermelho

Outras tentativas de levar o Android puro aos consumidores já foram realizadas pela empresa, como a aquisição da Motorola, onde foi possível oferecer produtos, como o Moto X e o Moto G, com um sistema levemente modicado, mas muito mais próximo do Android "limpo" do que o oferecido pelas outras empresas.

Outra tentativa foi também com a linha Google Play Edition, onde alguns modelos da HTC, Samsung e Sony chegaram aos consumidores com uma versão quase padrão do sistema. E, até muitos acreditavam que eles tomariam o lugar da linha Nexus atualmente.

HTC One M8 Google Play Edition
HTC One M8 Google Play Edition

Algumas parceiras Android entraram na defensiva quando Google adquiriu a Motorola. Viram isso como uma concorrência “interna”, o que levou a Samsung, por exemplo, a modificar ainda mais o seu sistema criando um ecossistema próprio de serviços de música, jogos e filmes – uma concorrência a própria Play Store do Android. Além disso, ela começou a desenvolver o Tizen, seu próprio sistema, para caso a Google começasse a dar muitas vantagens para a Motorola.

Diante disso, a Google percebeu que seria mais vantagem se desfazer da Motorola e continuar tendo Samsung e outras como aliadas. Agora, com o projeto Silver, ela pretende lançar dispositivos premium, fabricados por suas empresas parceiras, e assim oferecer uma linha Nexus melhorada.

Mas a questão é: Qual seria o interesse da Samsung, LG ou Sony, investirem em tais dispositivos, se eles já possuem seus próprios modelos topo de linha? Sem falar que, as vendas de smartphones com Android modicado não param de crescer, então os usuários estariam assim tão preocupados em ter um sistema puro sem as modificações das fabricantes?

Talvez, para muitos, o Android em si não importe, mas, sim, os recursos que os smartphones têm a oferecer. Com isso, essa nova jogada da Google continuará sendo voltada para um mercado de nicho. Ou talvez, haveria uma solução melhor para proteger o sistema, sem ter que forçar suas parceiras a criarem produtos que elas não querem?

  • O Motorola Moto G (1a Ger) ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto X 2013 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

2

Comentários

Projeto Silver: Será realmente uma boa ideia para proteger o Android?
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista