
22 Março 2015
18 de junho de 2014 9
A União Europeia, que vem mantendo uma investigação contra a Google recentemente, pode estar de olho em uma nova investigação contra o Android. Desta vez o alvo será o monopólio gerado pela loja de aplicativos do Android, a Play Store.
A Google é acusada de dificultar o acesso dos usuários a lojas alternativas como a Aptoide, loja de aplicativos portuguesa para o sistema Android. Esta loja já conta com mais de 200 mil aplicativos e possui mais de 6 milhões de usuários ativos. Sendo assim, a maior loja alternativa à Play Store.
A empresa acusa a Google de criar novas dificuldades para que os usuários fiquem restritos apenas a Play Store, impendo o acesso a serviços de terceiros. Esta barreira começou no Android 4.0, e a cada nova versão do sistema, a Google estaria dificultando ainda mais o acesso.
Aptoide também acusa a Google de forçarem as fabricantes a usarem a Play Store como única loja de aplicativos para o Android. Mesmo cada fabricante possuindo sua loja própria. O Chrome também foi criticado, devido a bloqueios feitos pela Google que impendem o navegador de acessar a versão web da loja Aptoide.
A Google usa a desculpa de que a loja Aptoide estaria infestada de malwares, e com isso, o Chrome bloquearia o acesso ao site para a segurança do usuário. Na China, no entanto, a Play Store não está disponível, com isso, o crescimento de alternativas torna-se cada vez maior.
A União Europeia é contra este tipo de prática e pretende investigar a Google para a busca de soluções alternativas e mais flexíveis para os usuários. [Gigaom]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários