09 Dezembro 2015
Em sua busca incessante por inovações, Google conseguiu criar uma inteligencia artificial capaz de aprender a jogar e se tornar mestre em títulos estudados. Em parceria com a DeepMind, empresa britânica recentemente adquirida pela gigante de Montain View que trabalha justamente com a possibilidade das máquinas se transformarem em "seres pensadores". Apesar da situação lembrar muito bem o famoso filme Exterminador do Futuro, as aplicações proporcionadas pela nova tecnologia são quase ilimitadas.
O experimento envolveu 49 novos de Atari 2600 , vídeo-game lançado há trinta e oito anos que ficou famoso na época pelo Pac-Man, comercializando 7 milhões de cópias do popular 'come-come'. A inteligente artificial desenvolvida pela Google e start-up recém-comprada superou as pontuações de jogadores experientes em 29 casos, mostrando seu real potencial em absorver os conceitos presentes no joguinho. Além disso, os rivais 'digitais' comeram poeira, perdendo em 43 dos títulos testados.
Apesar de ser uma tecnologia interessante — e promissora — engenheiros da Google avisam que décadas ainda serão necessárias para aperfeiçoar os códigos e criar uma máquina capaz de analisar diversos cenários antes de tomar decisões, e é claro, tudo isso matematicamente. No futuro, computadores e demais eletrônicos terão a capacidade de resolver problemas dado um conjunto de critérios, como por exemplo perguntas diretas e contextos criados logicamente. Provavelmente algo como o Now super desenvolvido.
Naturalmente os esforços dos pesquisadores e especialistas na área não servem para garantir o topo da lista em jogos clássicos, mas sim expandir a utilidade de inteligencias artificiais. Google já atua fortemente na área, principalmente com seu carro que não precisa de motorista para ser conduzido. Basta informar as direções ao 'motorista virtual' e relaxar, deixando o automóvel por conta própria até chegar ao destino escolhido. Só esperamos que todo o investimento não cause desastres como a fictícia Skynet.
Comentários