
Lançamentos 03 Ago
A Microsoft está sempre desenvolvendo controles personalizados para o seu console Xbox One, algo que atrai e muito colecionadores. Recentemente a empresa apresentou o joystick Sport White, uma versão com o design diferenciado em uma combinação muito bem trabalhada de branco, prata e azul turquesa.
Entretanto, você já parou para contar quantas opções temos para usar no console? São 39 controles que você conhecerá em detalhes aqui nessa matéria, indo em ordem crescente de lançamento. Vale lembrar que estamos bem próximos do lançamento da 2ª edição do controle de Elite para Xbox One, então a lista ficará um pouco mais extensa até dezembro.
No lançamento do Xbox One em 2013, alguns controles foram muito importantes para o consolidar o sucesso da nova fase do console. Veja a lista abaixo!
O primeiro controle especial da história da Microsoft foi o Day One, que foi desenvolvido justamente para homenagear a nova fase do console da empresa. Sendo disponibilizado no mesmo dia do lançamento do Xbox One, em 2013, a única diferença entre ele e o controlador padrão era a frase "Day One 2013" escrita no meio do controle.
Sem muitas mudanças no corpo, tendo apenas a cor e a escrita para diferenciá-lo do Day One, o Launch Team foi uma edição interna desenvolvida pela Microsoft para homenagear todos os colaboradores envolvidos na construção do XBox One. Essa mudança de geração do console foi tão importante para a empresa que cada funcionário recebeu um controle com a frase "I Made This, Launch Team 2013" (Eu fiz isso, time de lançamento 2013).
O primeiro colecionável a ter uma skin diferenciada de verdade, trazendo o visual do game Titanfall para a palma das mãos. A combinação de branco, laranja e preto com formas tecnológicas para deixá-lo bem ambientado com o jogo, fizeram do controle o sonho de consumo de muitos fãs do game na época. Hoje em dia ele não é mais fabricado e dificilmente pode ser encontrado em estado de conservação que faça-o ser valorizado na venda.
Assim como ocorreu nos Estados Unidos, quando o console chegou na China recebeu uma edição especial com a escrita "China Day One". O mais interessante é que esse controle significa um marco na história do país que proibiu por 14 anos a entrada de videogames internacionais. Além disso, o Xbox One chegou ao país na versão de 500 GB, deixando os asiáticos ainda mais empolgados com a chegada da "democracia gamer".
Com o estilo militar que já indica que ele é voltado para quem curte jogos com estilo de guerrilha, o Camouflage traz um design mais uniforme, seguindo o padrão dos uniformes do exército e fuzileiros navais, usando e abusando dos losangos em diferentes tons de verde para dar o aspecto diferenciado que a camuflagem exige.
Com o mesmo design do Launch Team, mudando apenas o fato dele não possuir nenhuma frase na parte central, o controle desenvolvido especialmente para vir na edição branca do console foi lançado junto com o jogo Sunset Overdrive. Esse foi o primeiro joystick das edições especiais a ser distribuído em massa.
Um dos modelos mais interessantes, em relação aos primeiros, que a Microsoft disponibilizou para venda. O controle Call of Duty Advanced Warfare foi lançado no mesmo dia do jogo e trouxe um design bem interessante, combinando cinza com dourado com um background super estiloso para combinar com o game. Além do controle, o Xbox também receber esse formato especial de Call of Duty. Essa foi a única edição do console em homenagem a esse jogo.
Com o mesmo estilo do Camouflage, mas na cor azul, o Midnight Forces tem uma coloração muito bonita e que dá bastante destaque em setups.
Em 2015 a segunda geração marcou mudanças significativas no controle, adicionando conector para fone de ouvido, algo que ajudou e muito os streamers a conseguirem se comunicar com os seus parceiros de equipe de forma menos "enrolada", pois a distância entre o fio do fone e o controle é bem menor do que a existente no console.
O primeiro controle da segunda geração, veio com o conector 3,5 mm e o mesmo desenho que fez muito sucesso na linha de camuflagem, mas na cor cinza.
Lançado junto com o jogo Forza Motorsport 6, o controle mostra um formato diferente dos demais. Com gatilhos na parte traseira, ele se tornou uma peça muito interessante para a troca de marchas de modo manual, afinal jogar Forza com câmbio automático é coisa de noob. O detalhe de frenagem no centro do joystick dá ainda mais cara de controle de corrida para ele.
Com o corpo totalmente branco, o destaque do Lunar White fica por conta do botão direcional dourado, que acaba se contrastando em relação aos demais que são pretos, sendo considerado até um um dos melhores designs premium de controles para Xbox One.
Aquele que ode ser considerado uma segunda versão do Camouflage, o Armed Forces traz uma camuflagem muito interessante e que dá um visual bem de guerrilha para servir de inspiração nos jogos ou na construção de um setup todo voltado para o tema.
Inspirado no inimigo de Spartan Locke, o Guardians Master Chief foi lançado junto com o jogo Halo 5 em edição limitada. Com uma combinação de cores meio atípica, verde e dourado, ele tem umas formas que ajuda a entender como funciona a pegada do controle para jogar melhor.
Com um design futurista, o segundo controle inspirado no jogo personagem Spartan Locke. Trazendo um mix de tons de cinza e o botão direcional azul, esse controle é um dos mais bonitos da segunda geração.
Combinando cobre e preto em formato degradê, esse é o primeiro controle a fazer essa mistura de colorações dessa maneira. Usando a mesma combinação de cores nos botões, ele tem uma uniformidade bem interessante.
Tendo como inspiração o céu e seguindo a mesma mescla de cores do Cooper Shadow, o Dusk Shadow vem com um azul metálico misturado ao preto que dão uma cara especial ao controle.
Um dos mais diferenciados da segunda geração, essa pode ser a melhor definição do Gears of War 4 Elite. Com uma cor aproximada do marrom acobreado que cobre o controle todo, deixando apenas as ignições dos analógicos cromadas. Os principais diferenciais dele ficam por conta desse formato de arranhão na parte central e o botão direcional que assume um formato arredondado, tendo apenas uma divisão para diferenciar as posições.
Na parte de trás encontram-se as pás para configurar em diferente jogos, dando ainda mais versatilidade e precisão nos golpes e tiros. Esse controle elite possui botões removíveis e totalmente configuráveis.
Começando em 2016, a terceira geração de controle permanece recebendo atualizações até hoje.O maior diferencial embutido nessa versão está na conectividade via Bluetooth com PCs.
Parecendo que está partido ao meio e nas laterias, esse controle traz umas texturas para darem a impressão de que ele é um projeto inacabado e combinando azul com cinza, ele aproxima-se do visual usado no uniforme de JD Fenix, protagonista do jogo.
Inspirado na temática do mesmo jogo que o anterior, mas com arranhões na lateral e um vermelho sangue espetacular, esse controle tem uma construção mais simples que o JD Fenix, mas não deixa de ser bonito.
Lançado junto com o Xbox One S Blue, o controle só podia ser adquirido na compra do console, que vinha em conjunto com os jogos Battlefield 1, Gears of War ou FIFA 17. O fato de não ser encontrado para venda separadamente fez com que muitos compradores da versão padrão do Xbox One S lamentassem a pressa, já que ter um controle desse é algo que se limita a uma pequena porcentagem de sortudos.
Acessório padrão na variante cinza do Xbox One S de 500 GB, o controle Storm Grey é ideal para quem gosta de cores mais neutras, principalmente para ser um setup mais "adulto". Junto com o controle, era possível receber uma cópia do jogo Battlefield 1 ou do FIFA 17.
Chegando junto com o lançamento do Battlefield 1, o controle com a cor verde que lembra bastante o tom usado em carros militares podia ser encontrado no console Xbox One S de 1 TB.
Lembrando bastante os "shadows" da segunda geração, o controle que mistura magenta metálico e preto fosco é bem interessante para o público feminino, apesar de ser unissex. Os sombreamentos ao redor dos botões criam um efeito de profundidade que dão uma cara diferente para ele.
Com uma mistura de azul escuro em alguns botões e azul celeste no resto do controle, esse é um dos modelos mais interessantes, contando com um tom fosco que ajuda a não deixar marcas de dedo nele, já que normalmente cores mais claras sujam com maior facilidade.
Assim como o Blue, a versão vermelha mistura dois tons e deixa o equipamento muito chamativo e mostra o quanto um objeto, além de servir para jogos, pode mostrar o quanto um acessório pode dar outra cara para um setup.
Com o corpo todo em verde musgo, a aplicação do tom laranja na arte de baixo dos botões analógicos dá uma outra ótica para a visualização do controle como um todo.
Seguindo o estilo usado no controle camuflado da primeira geração e que se repetiu na segunda, usando a combinação de tons de cinza e branco, ele lembra o uniforme camuflado de algumas tropas do exército americano.
Com a combinação parecida com o Down Shadow, mas na cor azul,esse controle traz uma combinação de azul metálico e preto fosco que dã um efeito único a ele.
Com um design tecnológico esse controle é um dos mais bonitos da terceira geração, mostrando uma pintura diferenciada que dá um contorno dourado nas partes onde as mãos ficam fixas manusear os botões de forma rápida e precisa.
Com uma combinação de cores quase nostálgica por lembrar bastante o console Xbox 360, o controle Gray / Green tem o corpo todo cinza fosco e apenas alguns detalhes em verde, mas que deixam o acessório muito bonito.
Outro controle da linha "Tech", o Patrol é todo inspirado no design das forças armadas e oferece uma cor azul escura que deixa ele bem sóbrio e elegante para diferentes tipos de jogadores.
Como o nome diz, ele lembra bastante um vulcão com essa combinação de preto e laranja fogo que fazem parecer que a qualquer momento larvas sairão dele.
Inspirado no personagem porco do jogo Minecraft, esse controle rosa bebê tem o formato exato do focinho do animal, deixando os fãs do game com vontade de comprá-lo.
Ainda mais famoso que o "Pig", o Creeper é o personagem principal que dá identidade ao Minecraft. Esse controle consegue retratar bem o personagem do jogo e deixar os entusiastas loucos para adicionarem-o a coleção de objetos do game.
Durante a E3 2016 a Microsoft apresentou o projeto Scorpion, que mostrava um console super potente e com muito armazenamento. O nome mudou para Xbox One X e é na embalagem desse videogame que o controle pode ser encontrado e usado pelos donos da versão mais top do Xbox até o momento.
Inspirado no jogo Sea of Thieves, mas também lembrando bastante a logo do Esquadrão Suicida, o controle traz traços que remetem ao tema central do jogo, que é cheio de piratas e aventuras náuticas. Usar esse joystick é se sentir um verdadeiro comandante de navio aventureiro.
O modelo mais recente da linha "Tech" mostra uma coloração esverdeada no tom bem parecido com o utilizado pela área militar, dando ao dispositivo ainda mais sofisticação e um toque de guerrilha com o desenho de uma bala de bazuca bem na parte central.
Com um design que lembra bastante a linha "Tech", Sport White é um dos controles mais recentes apresentados pela Microsoft. Combinando cinza, branco e azul turquesa, esse joystick pode ser o que será mais vendido dessa terceira geração.
E parece que os controles militares fazem muito sucesso, pois a Microsoft continua criando novas versões, e dessa vez desenvolveu o Armed Forces II trazendo todas os avanços tecnológicos inclusos na terceira geração de joysticks.
E aí, caro leitor, quantos controles dessa lista você já possui? Existe algum modelo em especial que você já quis muito adquirir, mas a grana curta não permitiu? Compartilhe conosco nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários