
Tech 24 Jan
A NVIDIA anunciou o fim do suporte para algumas de suas séries de placas mais antigas. A notícia deve afetar as linhas GeForce 700, 800, 900 e da linha 10, marcando o fim da chegada de novos recursos para esses hardwares e o reforço do posicionamento da empresa de se voltar para novas tecnologias.
As GPUs afetadas têm como base as arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta, já que o próprio CEO da empresa, Jensen Huang, recentemente confirmou que o desenvolvimento dessas arquiteturas estava concluído. Apesar de uma data pública para o fim oficial do suporte não ter sido divulgada, estima-se que isso deverá acontecer muito em breve.
Com a novidade, modelos icônicos como a GTX 750 e GTX 1060 serão afetados. A GeForce Titan XP, lançada em 2017, é a placa mais potente impactada pelo comunicado, enquanto a GeForce GT 1010, apresentada em 2022 e última representante da arquitetura Pascal, também será descontinuada.
Mas não há motivo para desespero. Embora a decisão implique que as GPUs não receberão mais atualizações que introduzam novas funcionalidades, a NVIDIA ainda deverá continuar a lançar drivers focados em manter a segurança e a estabilidade básica dos hardwares. Otimizações para novos jogos, porém, são carta fora do baralho.
Apesar de não haver uma relação direta ao primeiro olhar, o comunicado reforça a ideia de que a NVIDIA está com seus esforços apontados para o futuro, buscando alocar recursos na sua série mais nova de placas, RTX 5000, baseada na arquitetura Blackwell. Inquestionavelmente, a decisão parece fazer parte de uma estratégia mais ampla.
Como mencionado, embora a decisão marque o fim da chegada de novos recursos, as GPUs afetadas não ficarão obsoletas. Elas ainda poderão ser usadas para jogos e para as tarefas do dia a dia, só não receberão otimizações para novos títulos e versões de aplicativos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários