
Rumores 22 Abr
22 de abril de 2025 0
Testes feitos com a versão de 8 GB e 16 GB de memória da NVIDIA GeForce RTX 5060 Ti mostram diferenças críticas de desempenho entre os dois modelos, com a alternativa com mais VRAM chegando a ser mais de 300% mais rápida em casos extremos. Os comparativos mostram ainda que, no preço atual, a RTX 5070 pode ser a alternativa mais interessante, em virtude da vantagem acima da média que possui.
Discussões sobre como 8 GB de memória de vídeo não são mais suficientes para jogos modernos já ocorrem há anos, mas um comparativo realizado pelo canal Hardware Unboxed entre as variantes de 8 GB e 16 GB da recém-lançada RTX 5060 Ti deixa extremamente claras as limitações resultantes da pouca quantidade de VRAM.
Com o início da venda da dupla de placas de entrada da NVIDIA, o time do Hardware Unboxed finalmente teve a oportunidade de colocar as mãos na RTX 5060 Ti de 8 GB — o modelo não faz parte do programa de reviews do time verde, o que forçou os analistas a comprarem uma unidade.
Com a GPU mais básica, a equipe de especialistas realizou então uma bateria de comparativos para saber o tamanho do impacto das diferenças de memória. Em títulos mais exigentes, incluindo games como Horizon Forbidden West, Final Fantasy XVI, Hogwarts Legacy e The Last of Us Part II, os resultados assustam.
Mesmo sendo uma solução básica, a 5060 Ti tem fôlego para rodar alguns desses jogos em 4K usando DLSS, mas desde que você compre a versão certa — em The Last of Us Part II, por exemplo, usando o preset do Very High e o DLSS no modo Qualidade, a variante de 16 GB atingiu médias de 70 FPS, enquanto o modelo de 8 GB ficou em 34 FPS.
Horizon Forbidden West apresentou uma das diferenças mais gritantes: também reproduzido em 4K, com preset Very High e DLSS no modo Performance, o game rodou com média de 68 FPS na RTX 5060 Ti de 16 GB, mas ficou praticamente "injogável" na alternativa de 8 GB, com média de 16 FPS, uma diferença de 325%.
Para deixar claro que o problema não é 100% da resolução, o canal também realizou os mesmos comparativos em Full HD. As diferenças foram menores, atingindo "apenas" 35%, mas ainda foi possível notar instabilidades gritantes na métrica de 1% low, que representa o quão suave o game está rodando.
Mais do que isso, títulos como Indiana Jones e o Grande Círculo, em 1080P com preset do Ultra, acaba "crashando" na RTX 5060 Ti de 8 GB, enquanto chega a médias de 95 FPS no modelo de 16 GB, tornando explícito que não há limitações de processamento — a única diferença entre as duas placas é a quantidade de memória.
O time do Hardware Unboxed também explica que nem todos os jogos apresentarão vantagens tão grandes para o modelo com mais memória, mas há casos em que a apresentação dos gráficos pode ser afetada, como em Warhammer 40.000: Space Marine 2, no qual o jogo roda bem na versão de 8 GB, mas sem carregar as texturas dos objetos 3D.
No entanto, um segundo teste, desta vez realizado entre a RTX 5060 Ti de 16 GB e a RTX 5070 pelo portal Tom's Hardware, indica que a solução de entrada não é exatamente uma compra para ser feita sem considerar alternativas. Mesmos tendo menos memória (12 GB), a 5070 mostrou uma margem de vantagem acima da média em jogos e tarefas profissionais, graças à GPU bem mais robusta e à largura de banda (a quantidade de dados que entra e sai da memória) bem maior.
Rodando 21 games no preset do Ultra em 4K, 1440P e 1080P, o site observou que a RTX 5070 é em média 35% mais veloz que a RTX 5060 Ti, podendo abrir vantagem de 50% em games nos quais a largura de banda é mais importante. A menor quantidade de memória da 5070 ainda pode ser um problema em certos jogos, mas os efeitos devem ser menos gritantes do que os vistos na RTX 5060 Ti de 8 GB.
Além da própria diferença muito acima da média, o que torna o salto elevado de desempenho da RTX 5070 mais importante de ser considerado é o preço: apesar de ser entre 35% a 50% mais veloz, certos modelos customizados da RTX 5070 são menos de 10% mais caros, mesmo no Brasil. Alguns deles chegam a custar o mesmo que a RTX 5060 Ti de 16 GB, tornando a GPU avançada uma escolha muito mais acertada.
No fim das contas, ambos os testes reforçam a importância de fazer pesquisas de preço e de buscar reviews para garantir que você está realizando a compra ideal, gerando ainda expectativas de que a NVIDIA e, por extensão, a AMD e até mesmo a Intel abandonem de vez as placas de vídeo com menos de 12 GB de VRAM na próxima geração.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários