LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultado: Moto G6 mantém evolução nas câmeras e vence G5S Plus, J7 Pro e Q6 Plus

03 de maio de 2018 68

Há uma semana, começamos a votação às cegas de um comparativo de fotos entre o Moto G6, G5S Plus, Galaxy J7 Pro e Q6 Plus. Apesar de não ser o antecessor direto do G6, o Moto G5S Plus está mais próximo da faixa de preço, e achamos interessante colocar à prova a câmera dupla do intermediário da Motorola contra um modelo mais potente.

Chegou a hora de divulgar os resultados. Se você tinha um palpite da ordem desses dispositivos, prepare-se. Mas vamos repassar os detalhes técnicos dessas câmeras.

Especificações técnicas

Lembrando que removemos os dados EXIF de cada arquivo, para evitar favorecimento por parte dos leitores ou da equipe do TudoCelular – participantes da votação cega. Todas as fotos foram tiradas com os apps de câmera no modo automático, com as configurações no padrão de fábrica, incluindo HDR ou embelezamento de rosto.

Eis a ordem utilizada na votação:

76.15 x 153.5 x 8.04 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
74.7 x 152.4 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
69.3 x 142.5 x 8.1 mm
5.5 polegadas - 2160x1080 px
72.3 x 153.8 x 8.3 mm
5.7 polegadas - 2160x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Agora que as explicações básicas foram dadas, confira os resultados!

Foto 1 - Diurna

Em nosso primeiro cenário, o Moto G6 mostrou vasta preferência na votação, abocanhando 38% dos votos. De fato, a imagem tem qualidade superior à dos rivais aqui, até mesmo do Moto G5S Plus, que não é o seu antecessor, mas também possui câmera dupla e o preço atual está mais próximo desse modelo mais novo.

Por ser uma foto em ambiente bastante ensolarado, as cores quentes dos dispositivos da Motorola dão uma impressão melhor nessa imagem do que as cores mais frias do J7 Pro e Q6 Plus. Os níveis de detalhes, porém, estão bem próximos nos quatro.

Foto 2 - Zoom 2x

No segundo cenário, temos uma inversão nas posições, mas não muita coisa. O Moto G5S Plus foi mais votado, empurrando o G6 para a segunda colocação. J7 Pro ficou em terceiro dessa vez, deixando o Q6 Plus na lanterna. Mas, dessa vez, os dois menos votados ficaram mais próximos do segundo colocado.

Nessa foto, podemos notar que o uso do zoom digital nos quatro dispositivos torna a estabilização difícil. Todas as fotos ficaram tremidas, apesar de terem sido tiradas mais de uma vez em todos os aparelhos. Melhor deixar o zoom para momentos em que há onde apoiar os braços para buscar um bom clique.

Foto 3 - Macro

Nosso terceiro cenário teve um empate: G5S Plus e J7 Pro agradaram igualmente. E o Moto G6 ficou com a lanterna, possivelmente por ter pecado mais nos detalhes que seus concorrentes nesse caso.

Curiosamente, o Q6 Plus não agradou tanto, mas é a imagem mais nítida e clara. Note como é a única foto em que dá para observar bem o bichinho que está no canto superior direito da flor. Lembrando, entretanto, que claridade não é fator único para definir a qualidade de uma foto. Não é nem um dos mais importantes.

Foto 4 - Movimento

E o Moto G6 volta ao topo com a foto da água caindo de uma fonte para outra. As quatro imagens estão bastante bonitas, mostrando que a qualidade das câmeras de smartphones chegou a um nível muito bom nos últimos anos - ao menos com boa luminosidade.

A Motorola fez a dobradinha no topo do pódio, com votação bem maior que os dois concorrentes. Q6 Plus completa o trio vencedor, deixando o J7 Pro na lanterna desse cenário.

Foto 5 - Diurna

O quinto cenário teve resultado parecido, com a diferença que o Q6 Plus conseguiu votação mais expressiva desta vez. Mas as posições permaneceram as mesmas: dobradinha da Motorola, com o G6 à frente, e o dispositivo da LG em terceiro, deixando o J7 Pro na lanterna.

De novo, o fato de ter um pouco de luz do sol na imagem deixam as imagens mais quentes com aparência mais agradável, de fato. A nitidez e os níveis de detalhes estão em bom patamar nas quatro fotos, mais uma vez mostrando que aparelhos intermediários atingiram um nível de qualidade das câmeras muito bom.

Foto 6 - Luz/sombra

E o Q6 Plus conseguiu uma vitória nesse comparativo. Apesar de ser o mais fraquinho dos quatro, como já vimos em oportunidades anteriores, o dispositivo da LG consegue, sim, registrar boas imagens, como é esse caso.

A foto pode parecer um pouco estranha. O objeto da imagem está lá no fundo, e para esse clique foi necessário tocar na tela para informar aos aparelhos onde eu queria o foco. Mas os resultados ficaram interessantes, apesar de o J7 Pro ter exagerado nas cores frias - e, por isso, acabou com a última posição, com pouquíssimos votos.

Foto 7 - Prédios, nublado

Mais uma foto diurna, mas dessa vez com o céu bastante encoberto. O Moto G6 foi avassalador nesse cenário, com 38% das preferências, enquanto os outros três ficaram todos na faixa dos 20~22%. O J7 Pro conseguiu agradar um pouco mais, enquanto G5S Plus e Q6 Plus ficaram com a lanterna, empatados.

De fato, o G6 consegui um resultado bem melhor no geral. Há problemas na foto, como alguns ruídos, áreas com muita sombra ou superexpostas, mas é a melhor foto, mesmo. Os outros têm todos esses problemas e mais.

Foto 8 - HDR

Nosso oitavo cenário foi uma tentativa de foto em HDR. Para ficar justo, essa foi a única foto em que o Galaxy J7 Pro saiu do modo automático para o HDR (Vívido). Os outros três aparelhos possuem opções nas configurações para o alcance dinâmico ativado, desativado ou automático. Todos foram mantidos no padrão de fábrica (automático nos Motorola), e ativados para garantir essa foto.

Enfim, o G5S Plus conseguiu agradar mais que os concorrentes. Moto G6 e Q6 Plus chegaram perto mas o J7 Pro, mesmo no modo específico para o clique desejado, não conseguiu uma boa captura.

Foto 9 - Cores interna

E mais uma vez temos o Moto G6 no topo do pódio. A foto com os bonecos de Star Wars e livros coloridos atrás ficou legal nos quatro, mas não agradou tanto nas lentes do J7 Pro, que amargou mais uma lanterna em votação baixa.

G5S Plus e Q6 Plus de novo ficaram nas posições intermediárias, dessa vez com vantagem para o dispositivo da Motorola, que fez a dobradinha com seu irmão mais novo.

Foto 10 - Noturna

E na foto noturna da cidade, o Moto G6 novamente ficou com a dianteira. Dessa vez, o Galaxy J7 Pro conseguiu "se recuperar" e ocupa o segundo lugar, à frente de Q6 Plus e G5S Plus, que ficou na lanterna, agradando bem pouco.

Nessa imagem, podemos notar que, apesar de os top de linha já conseguirem, na maioria dos casos, trazer bons resultados com pouca luz, ainda há um caminho longo para os intermediários nesse cenário.

Foto 11 - Interna com flash

Com o uso do flash em ambiente interno, podemos notar que esse recurso não ajuda muito nesses dispositivos (mais sobre isso no próximo cenário). O Moto G6, novamente, venceu a votação, com muito mais votos que os concorrentes. E quem não agradou muito agora foi o Q6 Plus.

Foto 12 - Interna sem flash

O mesmo cenário, a mesma luz. A diferença foi só o flash, que ficou desativado. O Q6 Plus entregou praticamente a mesma foto. E novamente não agradou nem um pouco. Os outros três, curiosamente, conseguiram um clique mais claro do que com o uso do flash.

De qualquer forma, o resultado geral não mudou muita coisa: Moto G6 em primeiro, J7 Pro em segundo e G5S Plus em terceiro.

Foto 13 - Modo retrato

Um dos recursos oferecidos pela Motorola com a câmera dupla é o modo retrato, que desfoca o fundo e dá maior destaque ao objeto a ser fotografado. Os smartphones da Samsung fazem isso com objetos próximos, então aproveitamos para testar a função no comparativo.

Curiosamente, o Q6 Plus, sem nenhum desfoque no fundo, agradou mais que os dois aparelhos da Motorola, que usam um sensor extra para buscar o melhor resultado. De fato, é melhor não desfocar nada do que borrar uma parte do objeto principal da imagem, tentando um efeito artificial. O J7 Pro, no entanto, venceu a disputa, com um resultado que é realmente mais digno, apesar de ainda imperfeito.

Foto 14 - Selfie

Chegando à reta final, temos as selfies. Nessa primeira, eu esqueci de ativar a função do Q6 Plus para espelhar a imagem e gravar o mesmo cenário visto na tela do smartphone, e inverti para não atrapalhar a votação. Mas aqui, vai a original, invertida.

E o dispositivo da LG foi o vencedor nesse cenário, de acordo com a votação. São, realmente, quatro boas selfies, que você pode usar nas redes sociais, como imagem de perfil, sem nenhum problema.

Foto 15 - Selfie com flash

E em nosso último cenário, a selfie com flash. Dessa vez, o Q6 Plus estava com a opção de salvar a selfie "espelhada" ativado, por isso estão todas com o mesmo sentido aí acima.

Mas não adianta salvar igual aos outros se fica muito escuro. O dispositivo é o único dos quatro que não tem flash, e usa a própria tela para iluminar o rosto da selfie. Realmente, não agradou.

Aliás, nenhum aparelho agradou aqui. O J7 Pro conseguiu uma iluminação maior, mas ele utilizou a tela em conjunto com o flash frontal para conseguir pegar mais detalhes. O nível de ruídos, no entanto, ficou bem alto.

Nível do flash

Com a ajuda de um luxímetro, medimos também o nível de emissão dos flashes desses dispositivos. Eis os resultados, respeitando ainda a ordem das fotos:

  • Moto G5S Plus: 1.407 (x100 lux)
  • Galaxy J7 Pro: 1.902 (x100 lux)
  • Q6 Plus: 1.454 (x100 lux)
  • Moto G6: 1.476 (x100 lux)

Flash frontal

  • Moto G5S Plus: 878 (x100 lux)
  • Galaxy J7 Pro: 351 (x100 lux)
  • Q6 Plus: não tem
  • Moto G6: 142 (x100 lux)
Resultado final

O Moto G6 mostrou, assim como o seu irmão G5S Plus, uma tendência a puxar para as cores quentes nas capturas. É o que muita gente chama de "amarelado", mas o nível é considerado normal, atingindo um padrão que é preferido pela maior parte dos usuários brasileiros. De resto, níveis de detalhes, nitidez e foco, tudo parece até acima do esperado para a categoria.

O G5S Plus fica um pouco atrás, trazendo mais ruídos em alguns cenários. As fotos com pouca luz são bem fracas, e a selfie fica alguns degraus abaixo do modelo mais novo - e que, repetimos, não é o sucessor desse modelo, apenas possui valor próximo atualmente.

Na terceira colocação da votação geral, o Q6 Plus é bem fraco no quesito câmera, mas mantém um nível razoável em praticamente todos os cenários. Não se destaca, mas é raro decepcionar muito. É melhor evitar utilizá-lo em ambientes com pouca luz, no entanto.

Por fim, o último colocado em nosso comparativo, o J7 Pro já mostrou a que veio antes. Tem um sensor razoável, e apenas isso. A abertura maior tanto no sensor traseiro quanto no frontal não compensam o exagero pelas cores frias, que deixam algumas fotos parecerem mais um cenário do inverno no hemisfério norte do que uma foto de outono no Brasil.

Falando agora em selfies, especificamente, o Q6 Plus foi considerado o melhor na votação em ambiente com muita luz, e o pior com pouca luz. O J7 Pro fez o caminho inverso. Sendo assim, Moto G6 e G5S Plus são mais equilibrados, e podem garantir cliques bacanas em ambientes iluminados e também com pouca luz.

Vídeos

A estabiização das câmeras em vídeo não é grande coisa em nenhum desses dispositivos. Mas o Galaxy J7 Pro é péssimo. A qualidade das imagens é boa, mas vídeos no dispositivo da Samsung, só se você tiver um estabilizador. Ou ficar parado.

Sobre a captação de áudio, os dois dispositivos da Motorola gravam o som abafado, parecendo que você está "dentro de uma caixa". Ou embaixo d'água. Galaxy J7 Pro e Q6 Plus já conseguem sons mais limpos, mas estouram um pouco no agudo. Para fazer vídeos ou transmissões ao vivo, o melhor talvez seja investir em um microfone para ligar nesses aparelhos.

Já nas selfies, o G6 e o G5S Plus têm mais dificuldade no contra-luz, coisa que não acontece com Q6 Plus e J7 Pro. O dispositivo da LG ainda permite o uso da câmera grande-angular, que abre espaço para mais coisas no quadro - e vale também para as fotos.

A qualidade geral é boa, e você pode fazer vídeos bacanas com essas câmeras frontais. Mas, claro, não servem para uso profissional.

Conclusão e ranking geral

O Moto G6 é o melhor dos quatro no geral, com o G5S Plus bem próximo. Se você não gosta de fotos mais quentes, no entanto, é capaz que discorde dessa avaliação.

O J7 Pro tem boas selfies e também boa qualidade geral da câmera traseira, mas a estabilização é um pouco fraca, precisa de paciência para conseguir boas imagens.

Por fim, o Q6 Plus é o mais fraquinho dos quatro, e as selfies com pouca luz são terríveis. Dá para trabalhar satisfatoriamente com boa iluminação, mas existem modelos melhores e mais baratos no mercado, em relação à câmera. Mas a estabilização melhor que o concorrente da Samsung compensa, e o smartphone da LG acaba ficando com a terceira colocação final por pouco.

Ranking final

  1. Moto G6
  2. Moto G5S Plus
  3. LG Q6 Plus
  4. Galaxy J7 Pro
  • O Motorola Moto G6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J7 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Q6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

68

Comentários

Resultado: Moto G6 mantém evolução nas câmeras e vence G5S Plus, J7 Pro e Q6 Plus
  • Moto G6 Wind wins tenho Cell muito bom só deveria ter um sd636 ou 669

      • O pessoal gosta de fotos amareladas,hein?!
        Na foto
        2, se vcs derem zoom no contorno do olho da "bexiga",notarão que não tem
        serrilhados na foto do J7 Pro, que para mim foi o ganhador nesta foto,
        e também ganha claramente na primeira foto.
        Na foto 5, o vencedor é o Q6 Plus,a cor está mais natural, e a maioria votou no Moto G6,foto extremamente amarelada.
        Outras fotos,também não concordo com o resultado do vencedor,
        mas...fazer o que se o pessoal gosta de fotos extremamente "quentes".Obs. Esta é só a minha opinião e não sou fanboy de marcas de smartphones.

          • Nunca tinha visto as avaliações do site, sempre fui direto na parte de comparação.

            Cara, seu teste de desempenho com 1a e 2a rodada era exatamente o que queria ver.

            Atualmente tenho um Lenovo vibe k6 q é excelente pro meu uso, mas insiste em ficar fechando os apps de fundo.

            Esse teste com as fotos TB foi show. Mto legal.

            Parabéns e obrigado pelo ótimo site! Sucesso!

              • "insiste em fechar app de fundo". Interessante, eu tenho um galaxy e vivo brigando pra FECHAR apps de fundo porque os samsung insiste em abrir. vou começar a considerar esses lenovo...

                • Nunca usei um Motorola então fica a pergunta pra quem possui/possuiu um: Existe algum modo ou configuração manual no app de câmera que permita diminuir um pouco a saturação? Percebe-se que as fotos puxam para tons amarelados (menos pior que os tons extremamente frios da Sammy, entretanto).

                    • Tem modo profissional nele você consegue fazer isso além de controlar o ISO e a velocidade do obturador

                        • existem algumas opções pré-definidas no balanço de branco da câmera da motorola, sim. dá pra ajustar o cenário conforme a iluminação do ambiente, o que reduz um pouco a temperatura, se você souber selecionar a opção ideal

                          não é um ajuste como o da linha galaxy s e note. é o mesmo ajuste que os intermediários da samsung oferecem. com os ícones da lâmpada, nuvem, sol e etc

                            • Olha, as opções dos não são pre-definidas como falado pelo felipe! Já que na MotoROLA os mesmos ajustes da serie Z são implementados na serie G. Tem como tu tirar fotos 10x melhores mexendo nos ajustes, visto que, o mesmo da uma gama de opções pra modificar (como ISO, obturador etc...)

                                • as opções do balanço de branco são pré-definidas, sim. e foi o que ele perguntou, se tinha como reduzir o amarelamento.

                                  ajustes finos de balanço de branco é quando você pode mexer na temperatura K, como dá para fazer em câmeras profissionais e semiprofissionais. e nos top de linha da samsung

                                  iso e velocidade de obturador são questões da exposição da imagem, ou seja, luz. não faz diferença pra saturação

                                    • Olha, as opções de balanço de branco NÃO são pré-definidas, tu consegue modificar pra tirar os tons indesejados (nesse aspecto a MotoROLA vem melhorando muito)

                                      Mas concordo totalmente que as opções não são tão boas quanto as opções dos top's da samsung, que conseguem bater de frente até em câmeras semi-profissionais

                                        • são quatro opções, além do automático. dentro dessas opções, não há nenhum ajuste. isso é pré-definido. dizer que não são porque "consegue modificar para tirar os tons desejados" não muda o fato de serem quatro opções pré-definidas

                                  • ai sim

                                      • Queria ver um comparativo de smartphones Intermediários vencedores tipo o Quantum SKY, Moto X4, J7 Neo, e outros tbm....

                                          • No quesito camera em aparelhos de menos de 1500 motorola tá dando show . Chuta a bunda da Samy e da Lg com tranquilidade . Lenovoenrola nesse quesito deu um gás extra a marca que antes era ridicularizada . Que venha com ótimas cameras também nos tops de linha onde acontece o inverso !!! .

                                            • Pessoal, estou em dúvida entre continuar com Samsung ou tentar a Motorola.. quais opções vcs acham melhor por até 2000 reais?! Meu foco principal é câmera...

                                              • Já fiz a comparação das fotos do j7 pro e g6. Câmera do g6 é inferior. A foto depende MT d como vc tira ela

                                                  • Samsung só presta em cameras no top de linha do resto fica atras da Motorola com tranquilidade . Se o G6 já ganha do J7 Pro o que dirá o g6 Plus que a camera é mais otimizada ainda !!! .

                                                      • Moto G6.. Nao LG G6 ne?. Então acontece isso mesmo a gente mesmo faz o teste, principalmente mudando modos...se tiver boa noção de modo Manual etc...dependendo o resultado pode dar completamente diferente, não só em relação ao TC, mas de sites gringos famosos mesmo. Mas não tira o mérito do trabalho desse site TC nos testes...

                                                        • Como é subjetivo isso, pra mim, o J7 ganhou de longe, com cores mais realistas.

                                                          • Alto contraste.

                                                              • Ola Tudo celular deveria fazer um mega teste SEMESTRAL, com varios modelos disponiveis. Seriam 2 testes, um com tops e outro como esse de intermediarios. E outra elaborar algo que pudesse ser utilizado sempre em testes futuros..tipo como um cenarioo padrao..principalmente interno, macro e noturno. Ficaria bem interessante. E o "vencedor" top de cada semestre participaria do proximo semestre tb. E outro..o vencedor dos intermediario ganharia o direito de ter participaçao no proximo teste dos Top pra gente ter ideia do nivel. Assim da ate pra criar um ranking geral. E por favor abusem de "contra luz" isso que mostra a qualidade das lentes e sensores em lidar com situaçao adversas, como céu claro..mesmo noturnas onde as iluminaçoes fortes dirrtas pode ofuscar. De resto parabens pelo site e rapidez nas materias.

                                                                  • Obs. Eu disse que o vencedor top de cada semestre participa do proximo semestre..ne...mas isso tb valeria pra intermediários. E outra..só complementando, eu falei de contra luz..principalmente de diia porque questao de qualidade medido so por cores é relativo...questao de gosto..e e software.e facilmente alteravel por efeitos pelo celular mesmo. Quero ver as fotos em resoluçao maxima disponivel..visto que vi muitos lugares (nao lembro como foi aqui no TC) que o Sony XA1 era muito boas fotos...minha irma comprou e qdo vc da zoom 1:1 nas fotos, é bem granulado e processamento agressivo demais, deixando quase aartificiais os detalhes em relaçao a outros celulares bons de foto que testei..e geralnente alguns sites ficam so mostrando lado a lado imagens com resoluçao reduzida ai a gente so vai por cores mesmo rs. E com teste de videos deixar tb um padrao pravtestar sempre igual em todos aparelhos..vejo que vcs dao atençao a tremidos nos videos isso é bem importante. E mencionam audio..quase ninguem da atençao a audio nos videos...mas eu testo em casa mesmo alguns aparelhos..usados ...ou emprestados..aas vezes ate antigos, e ja testei diversos da messma categorias as vezes ate concorrentes em algum momento que na epoca sitrs compararam videos e deram como qualidade semelhantes. POREM..eu testo de 2 formas, de noite e tb testo o video captando um

                                                                      • captando um musica com som alto de caixas com som grave..ai a diferença é enorme de aparelho pra aparelho...alguns razoaveis outros um som completamente inutilizavel nessas circunstâncias.

                                                                      • Ninguém chega perto do meu Zuk z2 pró e nem xiaomo mi5 usem celulares portados são melhores e baratos . Fica a dica não se iluda mais com Motorola , Samsung e LG não .

                                                                        • Pensei que o J7 Pro ganharia, mas perdeu feio kkkkkkkkkkkkkk
                                                                          Parabéns a Motorola pela evolução de suas câmeras

                                                                          • Faz um teste do G5 plus contra o G6.

                                                                            • É bom ver que meu g5s plus não faz feio mas eu esperava um pouco mais da câmera do g6 não me surpreendeu tanto.

                                                                              • Não é defendendo a Samsung não, mas a maioria das fotos do G6 estavam com tons amereladas demais.

                                                                                  • Pelo o que eu vi o pessoal gosta de uma foto com uma coloração nem saturada, as duas primeiras até doi os olhos de tanta saturação, ficou um aspecto muito amarelado.

                                                                                      • Motorola na frente e não choca ninguém, melhores câmeras no segmento intermediário. O J7 Pro é uma vergonha pelo preço que é cobrado por ele.

                                                                                          • A melhora nas câmeras da linha G é notável, excelentes câmeras para uso em redes sociais. Porém está longe da qualidade de um Top.

                                                                                            • Moto G6 superou minhas expectativas, tava achando que J7 PRO ganharia essa HAHAH

                                                                                                • J7 Pro deu ruim hein kk

                                                                                                    • Tudo igual médio pior pagar 1700 num moto g6 plus lateral de plástico e a câmera no mínimo deveria ser top

                                                                                                      • Pelo balanço de branco super gelado pensei que o 2 era o Q6.

                                                                                                        • OnePlus 6 : 6.28" Full HD+ , 3300mAh , 6 + 64

                                                                                                            Android

                                                                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                            Android

                                                                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                            Windows

                                                                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                            Economia e mercado

                                                                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista