LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Galaxy A6+ e Moto G6 Plus empatam tecnicamente à frente do Mi 5X e Xperia XA2

12 de junho de 2018 19

Chegou o momento! Depois de uma semana de votações, o nosso comparativo que deixou frente a frente os intermediários Moto G6 Plus, Galaxy A6 Plus, Xperia XA2 e Mi 5X vai ter seu resultado revelado.

Mas antes de revelar quem foi o vencedor, mas rever cada imagem, falar da votação em cada cenário e, claro, antes de tudo, descobrir qual era a ordem dos dispositivos. Lembrando que a votação em nosso comparativo é feita às cegas, ou seja, ninguém, nem mesmo os nossos redatores, sabem a ordem dos aparelhos.

Repassando, antes de mais nada, as especificações técnicas principais das câmeras desses quatro dispositivos:

Moto G6 Plus Galaxy A6 Plus Xperia XA2 Mi 5X
Resolução máxima Dual 12 MP 16 MP + 5 MP 23 MP 12 MP + 12 MP
Abertura f/1.7 f/1.7 f/2.0 f/2.2
Câmera frontal 8 MP 24 MP 8 MP 5 MP
Abertura frontal f/2.2 f/1.9 f/2.4 f/2.0
Flash Dual LED LED Dual LED

Reforçando que os dados EXIF de cada arquivo foram removidos, para evitar favorecimento por parte dos leitores ou da equipe do TudoCelular – participantes da votação cega. Todas as capturas foram realizadas com os apps de câmera no modo automático, com as configurações no padrão de fábrica, incluindo HDR ou embelezamento de rosto.

Eis a ordem dos aparelhos usados no teste:

  • Smartphone 1: Mi 5X
  • Smartphone 2: Galaxy A6 Plus
  • Smartphone 3: Moto G6 Plus
  • Smartphone 4: Xperia XA2
75.8 x 155.4 x 7.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
75.7 x 160.2 x 7.9 mm
6 polegadas - 2220x1080 px
75.5 x 159.9 x 7.99 mm
5.9 polegadas - 2160x1080 px
70 x 142 x 9.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Colocada a ordem dos dispositivos, vamos repassar cada cenário e avaliar a votação em cada um. Tivemos um equilíbiro bastante interessante, mas um dos três ficou bem abaixo dos outros, e outro ficou no meio do caminho. A primeira posição ficou disputada ponto a ponto entre os dispositivos da Motorola e Samsung.

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos uma metodologia de avaliação individual e geral. Cada smartphone recebe uma pontuação em cada comparativo individual, em que a soma de todos os pontos revela o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Agora que as explicações básicas foram dadas, confira os resultados!

Foto 1 - Ambiente externo ensolarado

O primeiro cenário de nosso comparativo traz uma foto cheia de detalhes no sol. Há várias maneiras de avaliar essa imagem: balanço de branco e saturação, contrastes, nível de detalhes, todos esses.

Enfim, pela avaliação de cada um, tivemos o Mi 5X em primeiro lugar, um ponto apenas à frente do Moto G6 Plus. O Xperia XA2 ficou com a terceira posição, deixando o Galaxy A6 Plus no último lugar.

Foto 2 - Contraste luz/sombra

Nosso segundo cenário mantém o sol iluminando o mundo, mas agora a imagem está em sua maior parte longe do alcance dos raios dessa estrela. A ideia aqui é avaliar o contraste entre luz e sombra. Mais especificamente, se o dispositivo consegue equilibrar bem as áreas claras e escuras.

Pela votação de nossos jurados, o Xperia XA2 ficou à frente, com cinco pontos a mais que o Moto G6 Plus, o segundo colocado. O Mi 5X obteve a terceira maior votação, com o A6 Plus, de novo, no último lugar.

Foto 3 - Contraste de cores

A imagem com a musa desse comparativo - que alguns leitores não gostaram, mas o cenário é ótimo para uma fotografia - era um convite para avaliar como os dispositivos se saem com muitas cores e detalhes juntos. Todos foram bem, como era de se esperar.

Mas, votação é votação e os jurados escolheram o Moto G6 Plus como vencedor, com o Mi 5X em segundo e o A6 Plus começa a se recuperar, ficando com a terceira posição, deixando a lanterna para o XA2 dessa vez.

Foto 4 - Cores no sol

Mais um cenário em que as cores protagonizam a imagem. Porém, com muito mais sol e, consequentemente, mais sombra. Aqui, a avaliação é subjetiva demais: há quem prefira a imagem em que as folhas no fundo aparecem mais, mas há quem não se importe com esse fundo e observe detalhes do objeto principal, apenas.

Enfim, o Galaxy A6 Plus conseguiu sua primeira vitória, enquanto o G6 Plus ficou com a prata, de novo. Em terceiro lugar vem o Xperia XZ2, deixando a lanterna para o Mi 5X.

Foto 5 - Macro no sol

O último cenário ensolarado traz uma imagem em macro, ou seja, uma foto em que a lente fica bem próxima do objeto a ser fotografado. O resultado, no geral, foi bom. Tem foto para quem gosta de saturação e contraste alto e tem foto mais equilibrada.

E veja só que curioso: o Mi 5X, que entregou cores mais equilibradas, ficou em primeiro lugar dois pontos à frente do A6 Plus, muito mais saturado. Sinal de que nossos eleitores dos comparativos se dividem entre quem gosta de saturação e quem já não gosta tanto assim. O Moto G6 Plus não focou tão bem e acabou na terceira colocação, e o XA2 não focou quase nada e foi o lanterna.

Foto 6 - Zoom 2x (nublado)

Agora uma imagem em zoom. Aqui, o sol já tinha ido embora e optamos por não esperar que ele voltasse, pois o comparativo precisava ir ao ar. Foto em zoom é comum avaliar os detalhes do objeto principal, ignorando um pouco o entorno. A aproximação digital costuma comprometer a estabilização, daí que é legal observar se a foto não ficou muito tremida - sem descuidar de outros detalhes, claro.

Enfim, pela avaliação de nossos jurados, temos um empate na primeira colocação entre o Galaxy A6 Plus e o Moto G6 Plus. O Xperia XA2 pulou para a terceira posição, deixando o Mi 5X em último desta vez.

Foto 7 - Ambiente externo nublado

Mais uma foto com o céu nublado e prédios distantes. Aqui, dá para ver bem como cada aparelho lida com muitos detalhes diferentes, e dessa vez sem toda a luz do sol para ajudar - ao mesmo tempo que há menos sombras, o que acaba equilibrando as coisas.

O G6 Plus foi o que mais agradou dessa vez, com o Mi 5X em segundo lugar. O A6 Plus ficou com a terceira colocação e temos o Xperia XA2 em último pela terceira vez. O dispositivo da Sony vai repetir essa posição algumas vezes, ainda.

Foto 8 - Macro nublado

Um segundo macro, dessa vez sem o sol batendo em nossa cabeça - e também menos luz no objeto da imagem. Aqui, a dificuldade de focar se dá pela fato de o vento mexer bastante a flor, mas em algumas tentativas a gente acaba conseguindo - às vezes vai até de primeira.

Mi 5X e Galaxy A6 Plus ficaram com a primeira colocação, seguidos do Moto G6 Plus - com bastante votos a menos. O Xperia XA2 não agrado nada dessa vez.

Foto 9 - Contra a luz

Uma foto contra a luz com dispositivos um pouco melhores é sempre bem vinda. Pode não ser um cenário muito utilizado - há fotógrafos que não tiram nunca uma foto assim -, mas aqui no TudoCelular enxergamos a fotografia como arte, e não tem muito o que é certo ou errado. Sem falar que é um cenário interessante para avaliar o HDR.

E aqui tivemos uma vitória do Galaxy A6 Plus, seguido do Mi 5X, Xperia XA2 e, por último, o Moto G6 Plus.

Foto 10 - Pouca luz

A gente explora pouco os cenários com pouca luz, mas também é um tipo de fotografia que tem ficado cada vez mais fácil de tirar com nossos smartphones. Até mesmo intermediários já conseguem lidar relativamente bem com essa condição adversa para as fotografias.

Novamente o Galaxy A6 Plus ficou em primeiro, dessa vez seguido mais de perto pelo Moto G6 Plus. Mi 5X foi o terceiro e, em último, mais uma vez o Xperia XA2.

Foto 11 - Flash

Muitos fotógrafos evitam usar o flash, especialmente como fonte de luz direta no objeto a ser fotografado. Mas, é um recurso do smartphone e há usuários que gostam, então vamos avaliar, também.

Dessa vez o Xperia XA2 conseguiu uma vitória com boa margem para o segundo colocado, o Moto G6 Plus. Aliás, apenas dois pontos separam o vice-campeão desse cenário do lanterna, que é o Galaxy A6 Plus.

Foto 12 - Macro interno

E saturando esse cenário interno com os bonecos na bancada branca, temos mais um macro, dessa vez com luz controlada.

O Moto G6 Plus foi o vencedor com boa parte dos votos, seguido do Galaxy A6 Plus, e o Xperia XA2 pulou para a terceira colocação, deixando o Mi 5X em último.

Foto 13 - Noturna

Chegando à reta final, uma foto noturna para ver como fica o tratamento de ruídos nesses dispositivos. Até que não foram mal, mas, considerando a faixa de preço, esperávamos um pouco mais.

Enfim, mais uma vitória do Galaxy A6 Plus, com o Moto G6 Plus em segundo. O Mi 5X conseguiu ficar com a terceira colocação.

Foto 14 - Selfie

E vamos para as selfies. Não há muito o que explicar aqui: queremos saber como fica o rosto da pessoa fotografada. Arredores ficam em segundo plano agora.

E o G6 Plus conseguiu agradar à maioria dos nossos jurados, ficando o Mi 5X em segundo lugar, empatado com o Xperia XA2. O Galaxy A6 Plus não foi nada bem nesse cenário externo.

Foto 15 - Selfie pouca luz

Passando agora para a selfie interna, com pouca luz, o Galaxy A6 Plus reverteu o quadro e foi o primeiro na votação de nosso último cenário. O segundo lugar ficou com o Moto G6 Plus, que parece o ideal para selfies da turma. Mi 5X foi o terceiro colocado, deixando o XA2 na última colocação, que amargou em sete ocasiões desse comparativo.

Potência do flash

Com o auxílio de um luxímetro, medimos também a potência do flash de cada aparelho. O Mi 5X não tem flash frontal e não oferece nem mesmo uma iluminação pela tela para as selfies, enquanto o XA2 ao menos ilumina a tela para as frontais com pouca luz. Enfim, eis os resultados da medição, com o flash traseiro na frente, seguido pelo frontal, quando há:

  • Mi 5X: 1.578 (x100 lux)
  • Galaxy A6 Plus: 836 / 448 (x100 lux)
  • Moto G6 Plus: 1.462 / 190 (x100 lux)
  • Xperia XA2: 944 (x100 lux)
Resultado final

E o resultado final de nossa votação às cegas é um empate técnico. O Galaxy A6 Plus ficou apenas um ponto à frente do Moto G6 Plus no final das contas. Mas o dispositivo da Motorola apresentou um equilíbrio maior, ficando geralmente com a segunda colocação, quando não venceu, ocasionalmente caindo para o terceiro lugar e amargando a lanterna somente uma vez.

Já o A6 Plus foi mais instável. Teve mais resultados bons, mas alguns de seus ruins foram péssimos. Sinal de que o usuário precisa ter bastante cuidado ao escolher um cenário para tirar foto com esse dispositivo, pois pode acabar com um desastre em sua galeria de fotos, mas tem boas chances de guardar uma foto bem bacana.

Na terceira colocação, ficou o Mi 5X, que também teve ótimos e péssimos resultados, mas quase sempre estava em uma situação intermediária. Diferente do Xperia XA2, que foi muito mal na maior parte das vezes, mas também apresentou algumas fotos superiores aos concorrentes.

Eis a pontuação final:

  1. Galaxy A6 Plus: 431
  2. Moto G6 Plus: 430
  3. Mi 5X: 354
  4. Xperia XA2: 285
Conclusão

Fotos

Em fotos, temos quatro aparelhos bem interessantes. O Galaxy A6 Plus deve agradar à maior parte dos usuários, com imagens bastante claras na maior parte das vezes. Em ambientes muito claros, por incrível que pareça, o dispositivo vai mal. Mas, com luz mais controlada, e até mesmo com pouca luz, vai bem. É bom tomar cuidado com a estabilização, no entanto, que é melhor que outros Galaxies, mas ainda não chega a ser um destaque positivo. E a saturação é um pouco exagerada.

O Moto G6 Plus também vai agradar a uma boa parcela dos usuários, mas raramente entrega uma foto que salte aos olhos, realmente. Os níveis de detalhes são bons, as cores são mais quentes e a saturação está em um nível equilibrado. No entanto, não pareceu que o G6 Plus fosse muito superior ao Moto G6, que é mais barato e entregou resultados tão bons quanto.

Já o Mi 5X ficou em uma posição intermediária deste comparativo. O que nos mostra que importar um dispositivo da China pode ser mais barato, mas não é uma opção tão simples para quem gosta de fotografias. A menos que sua preferência seja por imagens mais frias, saturação em um nível razoavelmente baixo, e prefira controlar a exposição por conta própria, seja na hora da foto, seja em uma edição posterior.

Por fim, o Xperia XA2 não agradou muito, mas nessa votação é mais comum os dispositivos mais "prontos" ficarem à frente. As fotos do dispositivo da Sony são um pouco mais cruas, com contraste acentuado, mas cores bem equilibradas para que o usuário mexa na saturação posteriormente, se assim preferir. Ah, aumentar o brilho (ou a exposição) também ficam por conta do fotógrafo.

Vídeos

Testamos a gravação de vídeos, também. E constatamos que o A6 Plus demora um pouco mais que os concorrentes para acertar o foco, e apresenta a pior estabilização do grupo. Porém, é o único a não oferecer suporte à gravação 4K.

Os outros três têm boa estabilização... desde que você grave em Full HD. Na resolução máxima, é melhor utilizar um tripé, monopé ou um gimbal para garantir um enquadramento mais estável.

Com relação às cores e qualidade de detalhes, não há muito o que falar. Todos são bons, e um dispositivo vai agradar mais o usuário que prefere mais saturação, enquanto outro agrada mais quem quer cores mais cruas e por aí vai.

Em áudio, todos são bastante abafados, especialmente o Mi 5X e o Moto G6 Plus. Galaxy A6 Plus e Xperia XA2 captam áudio mais aproveitável.

  • O Samsung Galaxy A6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XA2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Mi 5X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

Resultados: Galaxy A6+ e Moto G6 Plus empatam tecnicamente à frente do Mi 5X e Xperia XA2
  • Poderiam colocar o XA2 Ultra ao invés do XA2 da SONY. Não entendi porque usaram o melhor de cada, e não o XA2 Ultra. Será que querem vender o peixe pra algém???? Vale lembar que o XA2 Ultra tem 16 mpx na câmera e flash frontal. Já o XA2 comum, apenas 8 mpx e não há flash. Estranho não???

    • Vale lembrar que ses falaram em intermediários mas o Xiaomi importation com 60% de imposto custa só 1000 reais enquanto os outros competidores estão muito acima no mínimo 400 reais ,acho da Xiaomi na seria o melhor deles nessa faixa de preço para competir

      • Deveriam ter colocado um Zenfone 4 nessa briga

          • Cade o Lenhador para defeder o XA2? rs

              • Verdade Lenhador. Quem entende de fotografia entende né. Quanto maior o ISO maior a quantidade de ruído, lógico né. Teste péssimo mesmo. Parece que querem vender o peixe pra alguém. No gsmarena sim é um teste justo. O mais estranho que eu acho, é que usaram o XA2 ao invés do XA2 ultra. Usaram o +, e o Plus de samsung e Motorola, mas pegam o inferior da SONY.

                  • Teste cego julga beleza não qualidade.

                    Sempre fotos quentes e com maior exposição ganham.
                    Olhe a selfie no escuro, ganhou a com o ISO altíssimo..

                    Use a ferramenta do gsmarena e compare os 4.
                    Familia moto G6 está no nível de XA 2016 e E5.

                    A8 e XA2 estão 50% acima do Moto G6 no mínimo.

                      • rapaz, sinto muito derrubar seu argumento, mas o a6 plus usou iso 400 nesse selfie com pouca luz. todos os outros usaram iso acima de 1000
                        tanto que todos têm ruído pra caramba. o a6 plus tá granulado, que é bem mais aceitável

                        e não sei de onde você tirou que iso alto é ruim...

                          • Nessa selfie no escuro que você falou, o XA2 além de apresentar uma foto mais escura que as demais possui um ruído muito maior, já o moto G6 conseguiu além de entregar uma foto com cores mais visíveis, entregou a foto com muito menos ruído comparado as demais fotos.

                          • Motorola arrasando nas câmeras aprende Asus

                              • Gostei muito mais das fotos tiradas com o A7 Plus a os outros modelos, única foto que não gostei foi a primeira que está com uma saturação extrema muito desnecessário...

                                • Sair de um Zenfone 3, fui para um Moto G6 Plus, foi uma boa escolha ?

                                    • Os cara realmente não sabe escolher foto apenas percebe a mais saturada e vota assim xa2 fica em último o que falar sobre esse pessoal =/

                                        • Aí vc vai no comparativo alí em cima e tá lá XA2 com nota 9,5 na câmera. Que contradição. Ou deram essa nota só por causa dos 23 mega pixels do sensor? Aliás, esse prata é o modelo mais bonito dos 4. Os outros parecem amostras de galaxy de gerações diferentes. Tô pegando um XA2.

                                        Android

                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                        Android

                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                        Windows

                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                        Economia e mercado

                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista