
21 Setembro 2018
08 de maio de 2018 15
A Motorola adotou o novo padrão de tela em seus cinco smartphones apresentados em abril, trazendo a proporção 18:9 não só para os aparelhos intermediários, mas também para os de entrada. Mas será que esse novo padrão tem qualidade, ou é só propaganda para atrair o usuário ávido por novidades?
O TudoCelular pegou o Moto G6 para comparar os aspectos multimídia do dispositivo em relação a outros modelos da mesma faixa de preço: Moto G5S Plus, Galaxy J7 Pro e Q6 Plus. Além do brilho da tela, vamos conferir, também, a qualidade do áudio. Já realizamos um comparativo de câmeras, cujo resultado você pode conferir aqui.
Quanto à primeira parte, fazemos testes em três cenários diferentes, que nos ajudam a identificar se o display apresenta visão confortável nos mais diversos momentos do dia:
No ambiente externo, a gente vê se o brilho máximo tem força suficiente para deixar a tela nítida sob a luz do sol. Já no ambiente interno, calibramos a emissão em imagem branca para 200 lux, que é um brilho confortável para uso dentro de casa. Por fim, no ambiente noturno, a gente verifica se o brilho mínimo não é alto demais para machucar seus olhos.
Os quatro modelos são bastante parecidos, mas com algumas particularidades no display. O Moto G6 tem a maior tela, com 5,7 polegadas, na proporção 18:9. Essa proporção se repete apenas no Q6 Plus, dispositivo que tem tela de 5,5 polegadas, o mesmo tamanho dos outros dois aparelhos.
O Moto G5S Plus traz a tecnologia IPS LCD, seguindo os demais já citados. Por fim, o Galaxy J7 Pro é o único a apresentar painel Super AMOLED, que promete contraste mais marcante. Mas isso vamos verificar nos próximos parágrafos.
Para o nosso primeiro teste, vamos para o lado de fora e ajustamos os brilhos para o máximo. O brilho automático é desligado, para garantir um padrão em todos os nossos comparativos de tela.
Com o dia bastante ensolarado, pudemos notar que as quatro telas têm visibilidade razoável. O Galaxy J7 Pro é o mais visível de todos, seguido pelo Q6 Plus. Um pouco atrás vem o Moto G6, não muito à frente do seu irmão G5S Plus.
Voltando para o lado de dentro da casa, ajustamos todos os brilhos para emitir 200 lux em imagem branca, com a ajuda de um luxímetro. Esse é um brilho bastante confortável, e costuma ficar pouco abaixo da metade na maior parte dos aparelhos. No caso do Q6 Plus, único dos quatro a mostrar a porcentagem de brilho, fica em 61%. No Moto G6, fica um pouco abaixo dos 40%.
Nesse cenário, notamos que os displays não apresentam grande diferença na calibragem das cores. Isso, claro, utilizando todos nos ajustes padrão. As cores não são nem muito quentes, e nem muito frias. A saturação é bem equilibrada.
Só o Moto G5S Plus parece perder alguns detalhes da areia na imagem da praia. De resto, todos trazem praticamente os mesmos detalhes e mesmos tons em todas as cores, com leves diferenças entre cada um.
Apagando as luzes e voltando ao brilho máximo para um teste que só tem valor empírico. Jamais use seu smartphone com brilho alto no escuro.
Enfim, podemos confirmar que o brilho do J7 Pro é mais intenso, mas que os outros não ficam muito atrás. Aqui, também notamos que não só o Moto G5S Plus, mas o Moto G6 também perde detalhes da imagem da praia com o brilho no máximo. Ou seja, dá para usá-lo em ambientes com iluminação alta, mas você vai perder alguns detalhes do conteúdo.
Agora, sim, vamos ao cenário mais indicado para a noite: brilho mínimo. Aqui, quanto mais baixo o brilho do aparelho, melhor para os seus olhos, que terão fadiga menor.
O vencedor desse cenário foi o Q6 Plus, que alcançou o menor brilho de todos, sem deixar de ficar visível, claro. Em segundo lugar temos praticamente um empate entre os dois modelos da Motorola. E o Galaxy J7 Pro, apesar de ser o melhor para ambientes externos, mostrou-se o pior para ambientes escuros.
Porém, todos possuem um nível de conforto, no mínimo, razoável para o uso nessas condições. Só não esqueça de fazer uso moderado do smartphone durante a noite.
A boa notícia é que os quatro dispositivos oferecem filtro de luz azul, que reduz a emissão mais prejudicial aos olhos durante a noite. A imagem fica com cores levemente mais avermelhadas, mas seus olhos agradecem.
Buscando tornar o comparativo mais justo, disponibilizamos acima as imagens utilizadas nos testes, permitindo que você as visualize em seu próprio smartphone e compare ao resultado aqui apresentado.
Lembramos também que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela é configurada para tornar tudo o mais balanceado possível, mas nem sempre isto é possível.
Com a ajuda do nosso luxímetro, também fizemos a medição do nível do brilho máximo e mínimo dos quatro dispositivos em imagem preta e branca. Abaixo, você pode conferir os resultados em lux, unidade que mede a intensidade de luz emitida:
Brilho máximo com imagem preta
Moto G6: 6 lux
Moto G5S Plus: 4 lux
Galaxy J7 Pro: 0 lux
Q6 Plus: 4 lux
Brilho mínimo com imagem preta
Moto G6: 0 lux
Moto G5S Plus: 0 lux
Galaxy J7 Pro: 0 lux
Q6 Plus: 0 lux
OBS.: Os modelos com tela P-OLED, AMOLED ou Super AMOLED desligam de fato os pixels ao exibir uma imagem preta, o que significa que temos pretos com completa ausência de luz, algo que não acontece nos aparelhos com IPS LCD.
Brilho máximo com imagem branca
Moto G6: 554 lux
Moto G5S Plus: 511 lux
Galaxy J7 Pro: 696 lux
Q6 Plus: 596 lux
Brilho mínimo com imagem branca
Moto G6: 6 lux
Moto G5S Plus: 6 lux
Galaxy J7 Pro: 8 lux
Q6 Plus: 4 lux
Nenhum desses aparelhos traz o áudio estéreo, mas é sempre bom verificar a qualidade dos alto-falantes, para os usuários que gostam de consumir mídia e preferem fazer isso sem o uso de um fone de ouvido.
E pelo nosso teste, pudemos notar que Moto G6 e Galaxy J7 Pro possuem áudio bastante próximo, com volume parecido e menos abafado que os outros dois. A diferença é que o dispositivo da Motorola tem saída de áudio pela parte frontal, enquanto o da Samsung tem alto-falante na lateral.
O Q6 Plus fica com a terceira colocação nesse quesito, com um nível melhor de volume que o G5S Plus, mas mais abafado que os outros dois. O dispositivo de quinta geração dos intermediários da Motorola ficou em último, com volume baixo e som abafado.
O Galaxy J7 Pro se mostrou o melhor dos quatro aparelhos para quem faz bastante uso do smartphone na rua, embaixo da luz do sol. O dispositivo da Samsung tem o melhor nível de brilho máximo, além de trazer a melhor qualidade de áudio, junto com o Moto G6.
Por outro lado, se você prefere usar mais em ambientes escuros, o brilho mínimo do Q6 Plus é o mais indicado desse comparativo. Considerando que seu brilho máximo não chega a deixar na mão, o dispositivo da LG é uma boa escolha, também. O problema é o áudio, abafado e baixo.
Já o Moto G6 tem áudio tão bom quanto o do J7 Pro, e não te deixa na mão nem embaixo da luz do sol e nem no escuro. Podem não ser os melhores brilhos do comparativo, mas há um bom equilíbrio.
E, na última colocação, o G5S Plus é, certamente, o que tem a pior reprodução de conteúdo. Os níveis de brilho são parecidos com os do seu irmão mais novo, mas o áudio é muito baixo e abafado demais.
Nesse sentido, o Moto G6 apresentou uma boa evolução no consumo de mídia. Apesar de ser sucessor do Moto G5S, e não do G5S Plus presente nesse comparativo - por conta do preço atual ser mais próximo - o novo intermediário conseguiu superar o modelo da geração passada.
Quando o preço cair, certamente será uma boa opção, ao menos em relação à reprodução de músicas e vídeos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários