
17 Abril 2015
Um experimento com oito smartphones e seis tablets mostrou o desgaste sofrido pela bateria dos dispositivos após dois anos de uso. É normal que uma bateria vá perdendo sua capacidade energética com o tempo, fazendo com que seja necessário trocá-la por uma nova. Mas será que essa perda é igual em qualquer celular? Para responder esta pergunta, o Consórcio Internacional de Pesquisa e Teste realizou um procedimento com grandes produtos do mercado.
O teste foi realizado para simular o uso de cada dispositivo por dois anos. Foram realizadas 365 cargas, o que equivale a uma nova carga a cada dois dias. Cada dispositivo foi submetido a execução de vídeos com a tela em brilho máximo. Quando a bateria de cada um chegava a 20% era recarregado novamente e o contador resetado. A imagem abaixo ilustra os resultados dos três primeiros colocados neste teste. Ou seja, aqueles que tiveram a menor perda energética após as 365 cargas realizadas.
Na primeira carga, o LG Flex conseguiu rodar o vídeo por 8hs 40min enquanto na última a autonomia caiu para 8hs 23min, resultando em uma perda de apenas 3%. Em segundo tivemos o Galaxy S5 que foi de 9hs 31min para 8hs 22min, resultando em perda de 12%. Em terceiro veio o iPhone 5S que caiu de 5hs 50min para 5hs 3min, uma perda de 13% em dois anos de uso.
Os responsáveis pelo teste informam que mesmo todos os modelos apresentando resultado satisfatório, é curioso ver o fato de que algumas fabricantes fornecerem apenas seis meses de garantia para suas baterias. O G Flex pode ser usado por vários anos antes de ser necessário trocar a bateria, enquanto outros modelos como o Lumia 1020 não duram tanto tempo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários