
03 Maio 2018
20 de abril de 2018 40
A oferta de atendimento de operadoras de telefonia a áreas mais afastadas do Brasil sempre enfrentou impedimentos relacionados, entre outros problemas, à disponibilidade de sinal. Para resolver isso, a Anatel permitiu o compartilhamento da rede da TIM e Vivo para atender a áreas rurais.
A Agência Nacional de Telecomunicações publicou no dia de hoje, 20 de abril, as outorgas da Telefônica, responsável pela Vivo, de radiofrequências associadas ao servi;o móvel já solicitada para a TIM. Elas fazem parte de um contrato de compartilhamento, previsto no edital de faixas de 450 MHz e 2,5 GHz. Da mesma forma, a TIM poderá utilizar a rede já instalada da Vivo para alcançar mais clientes em áreas afastadas.
A ideia é que o compartilhamento permita, além do serviço de telefonia móvel, também o atendimento com telefonia fixa. As frequências que serão usadas estão nas faixas 800 MHz, 1,9 GHz e 2,1 GHz. As autorizações são válidas até novembro de 2020, mesma data de validade do acordo de compartilhamento de rede.
Recentemente, a TIM anunciou a expansão da sua internet de banda larga por fibra ótica. O anúncio feito após a Vivo anunciar a ampliação da sua rede de fibra ótica pelo interior do estado de SP.
O que você acha do acordo de compartilhamento de redes entre operadoras de telefonia móvel e fixa? Dê a sua opinião nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários