LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chegando mais longe: TIM e Vivo vão compartilhar sinal para atender áreas rurais

20 de abril de 2018 40

A oferta de atendimento de operadoras de telefonia a áreas mais afastadas do Brasil sempre enfrentou impedimentos relacionados, entre outros problemas, à disponibilidade de sinal. Para resolver isso, a Anatel permitiu o compartilhamento da rede da TIM e Vivo para atender a áreas rurais.

A Agência Nacional de Telecomunicações publicou no dia de hoje, 20 de abril, as outorgas da Telefônica, responsável pela Vivo, de radiofrequências associadas ao servi;o móvel já solicitada para a TIM. Elas fazem parte de um contrato de compartilhamento, previsto no edital de faixas de 450 MHz e 2,5 GHz. Da mesma forma, a TIM poderá utilizar a rede já instalada da Vivo para alcançar mais clientes em áreas afastadas.


A ideia é que o compartilhamento permita, além do serviço de telefonia móvel, também o atendimento com telefonia fixa. As frequências que serão usadas estão nas faixas 800 MHz, 1,9 GHz e 2,1 GHz. As autorizações são válidas até novembro de 2020, mesma data de validade do acordo de compartilhamento de rede.

Recentemente, a TIM anunciou a expansão da sua internet de banda larga por fibra ótica. O anúncio feito após a Vivo anunciar a ampliação da sua rede de fibra ótica pelo interior do estado de SP.

O que você acha do acordo de compartilhamento de redes entre operadoras de telefonia móvel e fixa? Dê a sua opinião nos comentários abaixo.


40

Comentários

Chegando mais longe: TIM e Vivo vão compartilhar sinal para atender áreas rurais
  • Gostaria que a TIM pusesse uma antena aqui na cidade de Indiaroba - SE pois é a única operadora que não tem cobertura na minha cidade e isso há muitos anos já.

      • Só o consumidor ingênuo Brasileiro não sabe que as duas operadoras são controladas pelos mesmos donos. Não existe concorrencia Capit ?

          • Gostaria muito que a vivo atuasse aqui em minha cidade São João dos Patos no Maranhão.aqui todos sofrem com o péssimo sinal da tim, não chega nem a 2g. Eu conheço o trabalho da VIVO no Estado do Pará, onde eu morava, la tinha sinal de qualidade, praticamente todas as empresas faziam planos corporativos. há que saudade.

              • Concordo, também moro em área rural a +ou- 9 km dá cidade de Valença RJ.
                Aqui também não tem sinal

                  • Pena que isso fique só em discurso, moro em União Baiana, localidade distante 52 km da sede Itagimirim Bahia, estamos excluídos das tecnologia, seria ótimo se essa iniciativa funcionasse realmente, precisamos de comunicação. Temos internet de um provedor particular, nossa salvação.

                      • Celulares mais modernos possuem tecnologia VoLTE ( funciona 4G mais na hora que faz ou recebe chamadas automaticamente o telefone cai para 3G para melhorar a ligação e depois da ligação automaticamente volta para 4G novamente). Se seu celular for Android, vá em: configuração, depois em MAIS, depois em rede de celulares, depois em tipo de rede preferencial e deixe a opção 3G selecionada, pronto, reinicie seu celular e problema resolvido.

                          • Eu moro em uma fazenda a 100 km de Açailandia no Maranhão. Bom, tem um lugar nessa propriedade que o sinal de celular enxe tudo mais não dá pra fazer nenhuma ligação. Mais o sinal tá como se estivesse a mil maravilhas.
                            Alguém pode me ajudar nesse quesito?

                            • Aqui em Niquelândia Goiás a Tim mostra no mapa de cobertura sendo sinal 4G só que na verdade o sinal aqui é péssimo até pra ligação e a internet não passa do 2G .... Pessoal da Tim deveria dar uma olhada nisso .

                              • Pois então em Niquelândia Goiás é comum se conseguir sinal da operadora vivo em fazendas inclusive em regiões distantes bem que a Tim poderia vir a compartilhar esse sinal por aqui e também ajudar a melhorar a qualidade do mesmo. Pq aqui em Niquelândia GO o sinal da Tim só pega dentro da área urbana.

                                  • A iniciativa é ótima, uma vez que a cobertura de celular no interior é algo para se chorar de tristeza, aqui na minha Santana dos Montes Vivo e Claro estão presentes unicamente onde existe maior aglomeração de pessoas e nós seres rurais estamos entregues a repetidores e antenas externas de baixa qualidade se quisermos usar a rede telefônica que é dessas operadoras que é ruim.
                                    Agora querermos saber os prazos de implantação dessa ampliação anunciada.

                                      • A iniciativa é válida muitas cidades do interior de MG, RJ, SP e demais estados não tem sinal da TIM. Coronel Xavier Chaves/MG, Prados/MG, Ritápolis/MG entre outras pequenas cidades de MG só funciona Claro e Vivo. Cliente da TIM fica isolado do mundo. Se for para chegar com o sinal da TIM em cidades como as citadas acima e as demais cidades será excelente! É necessário ampliar a cobertura de sinal de todas operadoras do país, pois a concorrência é válida em todos os lugares.

                                          • Tenho tim celular e fixa na região do Butantã ,capital sp.Nao funcina,não consigo falar ao telefone dentro de casa. O SINAL cai a todo momento. Basta passar um avião ou um vento mais forte.

                                              • Por satélite %uD83D%uDEF0 nas áreas rurais

                                                  • Acho bom pois tdos precisam

                                                      • Boa tarde
                                                        No nosso caso somos da zona urbana mais aqui no mato grosso nem na cida de não temos Internet imagina na zona rural!

                                                          • Essas operadoras prometem tanto sendo que no município de São Paulo, em áreas mais afastadas do centro ainda não tem internet de boa qualidade. Um exemplo é o bairro do Sol Nascente - São Paulo -. Capital, só tem internet via rádio, fornecido a preços exorbitantes por empresas de internet. Aí eu pergunto: Onde estão a Vivo ou a Tim? Aqui nem os celulares dessas duas operadoras funcionam bem. Sendo que a Vivo tem o monopólio nessa região, mas não fornece serviço de qualidade.

                                                              • Tomara que realmente melhore, pois estou na zona rural de Mogi das cruzes e não tenho sinal. Acredite se quiser. Imagino em lugares mais longes

                                                                  • Seria uma ótima opção em Oiapoque AP aqui o serviço de telefonia é desanimador pagamos caro e o serviço é de péssima qualidade.

                                                                      • Tomara que melhore, aqui em Santa Catarina a Tim tem a melhor cobertura, já a vivo uma das piores

                                                                          • Sempre a união produzirá forças,e quem sairá ganhando será o crientes pois as duas companhias possuem uma boa estrutura em Torres repetidoras pelo Brasil .Boa notícia parabéns.

                                                                              • Temos uma região que não chega uma internet boa na área continental de São Vicente SP acordem operadoras ou as pequenas iram ganhar de vocês usando a internet de vocês. São 150 mil moradores sem qualidade de internet

                                                                                  • Parabéns as duas empresas isso é desenvolvimento e pensando no bem maior.

                                                                                      • Pessoal, toda e qualquer parceria é valida, pois dificilmente, uma empresa, ou alguém cresce sozinho, a telefonia nos grandes centros urbanos, quando chegou, também era 2G, hoje se fala em 4G, mas o serviço oferecido não corresponde, então pra início o 2G já é o primeiro passo, e isto é muito bom. Agradeçam e elegrem-se.

                                                                                          • Em td minha vida não tinha visto ainda que só os celulares com Android acima de 4.0 são os que podem pegar o sinal da vivo :na minha opinião acho que isso é inaceitável a operadora faz isso procurando ganha mas é o consumidor acaba gastando nas tmb

                                                                                              • Bom dia. Ainda não entendi pq a nextel não tem aqui em alagoas. O que falta para chegar aqui

                                                                                                • Falo que seria uma boa idéia mas antes pegava só TIM agora pega só VIVO;se for pra fazer isso e não pega nem uma aí acabaram atrapalhando mas; em fez de melhora SE FOR PRA SER ASSIM RETIRO MINHA (QUE SERIA UMA BOA IDÉIA):POIS NA MAIORIA DAS VEZES O CONSUMIDOR DESTAS OPERADORAS ACABAM SENDO PREJUDICADOSEU,

                                                                                                    • O nosso amigo revoltado não está de todo errado, rimou, rsrsrsrsrs.
                                                                                                      As propagandas falam de maior cobertura, etc.. porém, é mentira atrás de mentira.
                                                                                                      O fato é que, quem se estabelece, tem que ter competência.
                                                                                                      Eles são muito eficazes lá fora, quando chegam aqui entram no jeitinho.
                                                                                                      Mas a união é benéfica, espero que se aparelhem melhor, é nada mais que a obrigada deles.

                                                                                                        • Nosso país é grande demais. Mas em contrapartida essas empresas tem um capital de investimento gigante. Mas concordo com vc. Se falam tanto de cobertura então que honrem o que dizem nas propagandas. E o pessoal de áreas rurais são os mais afetados pela deficiência de sinal ou pela total falta dele.

                                                                                                          • Até que é uma boa idéia pois Onde moro só pega vivo e ainda não é em todos celulares os que não possui Android não funcionam o sinal :aprimorar o sinal das operadoras seria uma forma de estar ajudando os que moram na ária rural

                                                                                                              • É assim mesmo, alguém querendo ajudar é o povim reclamando, e errado ainda. Eu acho ótima está parceria, pois vai beneficiar muitas pessoas de bem.

                                                                                                                  • Aqui na onde resido unica operadora que funciona mais ou menos e a Vivo(Caindo toda hora),se for para ajudar no atendimento ao cliente.Super apoio!

                                                                                                                      • Acho uma ideia idiota. Essas operadoras deveriam ser obrigadas a levar rede 3G e 4G para todas as localidades do país sem fazer compartilhamento. Iram levar a rede que não serve para nada a 2G. Isso não funciona. Não existe aparelhos que comporta essa rede lixo. A anatel tem que tomar vergonha na cara e obrigar essas operadoras a instalar antenas em todas as localidades. Se quer operar no país tem que instalar rede 3G e 4G. O cliente é feito de idiota por essas operadoras.

                                                                                                                          • Não é assim que funciona brother. Pense como empresa, certo você toma as decisões de uma operadora, existe um puta gasto para se ter funcionando em uma região todas as torres,manutenção e etc. Mas essa cidade tem um numero x de habitantes, eles procuram mesclar a despesa x receita, pra ver se vale a pena. É foda pra nós consumidores, mas é assim que funciona em tudo na vida

                                                                                                                              • Tu não entende mesmo de mercado rs

                                                                                                                                • Aí eu vi vantagem

                                                                                                                                    • Do q adianta se aliar pra levar o sinal 2G pra zonas rurais, por q pra levar 4G elas n vão receber o LUCRO onde elas sempre buscam...

                                                                                                                                        • Não precisa ir na zona rural,no Centro urbano e na capital do Rio de Janeiro uma determinada operadora de nome Branco diz ter fico e eu tenho duas linhas fixas suspensas, pois não entra no meu local 2 G o que é um absurdo e vigarice destas operadoras.

                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                          Windows

                                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista