LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deputados aprovam projeto que prevê gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda

11 de julho de 2018 31

A Câmara dos Deputados aprovou durante a noite desta terça-feira (10/07) uma medida que prevê a isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda. Essa gratuidade faz parte do projeto de lei que viabiliza a privatização de distribuidoras da Eletrobras e deve beneficiar 8,9 milhões de famílias.

De acordo com o texto do projeto, essas famílias deverão estar incluídas do Cadastro Único dos programas sociais do governo, sendo que os lares devem ter renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo e consumo de até 70 kwh/mês. Durante a análise da proposta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu um estudo de impacto da medida:

Eu preciso que alguém me informe qual o impacto no orçamento do governo. Se alguém deixará de pagar a conta, outra pessoa vai pagar


O deputado Julio Lopes (PP-RJ), relator do projeto, respondeu ao questionamento afirmando que não haverá qualquer acréscimo de despesas e que a emenda já tinha sido negociada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel):

A própria Aneel concordou que não haveria qualquer acréscimo de despesa porque o consumo de todos será monitorado. Hoje, os quatro níveis da tarifa social de energia não são monitorados

Com a aprovação da medida, o texto agora segue para o Senado onde ainda deverá ser analisado pelos senadores, que podem modificar a proposta. Cabe ressaltar que essa medida vem em um momento no qual o governo se esforça para privatizar as distribuidoras da Eletrobras, sendo que recentemente a conta de energia ficou mais cara em alguns estados brasileiros.


31

Comentários

Deputados aprovam projeto que prevê gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda
  • De acordo com o texto do projeto, essas famílias deverão estar incluídas do Cadastro Único dos programas sociais do governo, sendo que os lares devem ter renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo e consumo de até 70 kwh/mês. Durante a análise da proposta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu um estudo de impacto da medida:

    Vcs leram isso...Renda de meio salário mínimo e até 70 kwh...Quem consegue sobreviver com meio salário mínimo e qual casa é mantida com até 70 kWh .
    Além do que no Rj já existe esse procedimento que pode ser solicitado na Light.
    Esqueçam a política está todo corrompida.O Brasil precisa de uma reestruturação ou será mais do mesmo sempre.

      • Paga calado playboy safado

          • Galera aqui dos comentários me surpreendeu, finalmente o Brasil tá começando a perceber que isso de "grátis" não existe.

              • Certíssimo

                  • Governo que manté o povo pobre pra sempre te o controle, por não incentiva essa pessoas a ter uma profissão e terem um maior salário e asim poder pagar suas contas, logos em algums casos é obrigação dele de manter programas sociais.

                      • Acabo de ver a notícia que vai ter aumento de salário para o funcionalismo público e agora mais essa de conta de energia grátis, qm será q vai pagar tudo isso kkkkkkk. É realmente difícil ser honesto nesse poço de merd# em q vivemos

                          • AMIGOS VAI PIORAR E MUITO, VOTO IMPRESSO CANCELADO, VÃO FAZER O QUE QUISEREM COM AS ELEIÇÕES, ENTÃO, ACHO BOM VOCÊS JÁ JUNTAREM UMA GRANA E PREPARAR PRA PARTIR, PQ PIOR QUE ESTÁ FICA, REZEMOS PARA QUE NENHUM POPULISTA SEJA ELEITO, SE VIER A ACONTECER, CORRAM!

                              • NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS! Nós vamos pagar a conta por mais um programinha de compra de votos... VERGONHA!

                                  • Então tá. A eletricidade consumida tem que ser paga por alguém. Adivinha por quem? Dicas:
                                    - As empresas de energia tem que cobrir seus custos, e algumas, públicas, ainda dão prejuízo. Então não será por aqui;
                                    - O governo está quebrado, não tem dinheiro para nada e deve cada dia mais (até os credores acharem que a coisa está feia demais e dizerem "NÃO", e aí a gente corre pro FMI...). Desse mato não vai sair;
                                    - Empresas (não elétricas), através de aumento nas tarifas, só que empresas repassam todos os seus custos, então aumento nas tarifas significa aumento nos preços;
                                    - Classe média, ah coitada... Tem que usar, não pode repassar, não tem para quem recorrer, e existe num país onde quem ganha o equivalente a US$ 1.000 por mês é tachado de rico...

                                    Adivinha quem vai pagar?? Você e eu, otários!

                                      • Tem um limite: "meio salário mínimo e consumo de até 70 kwh/mês"

                                          • Nada é de graça.
                                            Certamente todos os outros consumidores pagarão por esta "gratuidade".
                                            E, considerando-se que estamos em ano de eleições, esta medida tem todas as características de ser algo meramente "eleitoreiro" (sic).

                                              • Isso aí pelegada, vamos dar tudo de graça. Afinal, dinheiro surge do nada né mesmo? Como o burraldo aqui do RLS.

                                                • Não se preocupem meu povo, pois o governo já começou a aprovar projetos que irão privatizar as empresas de energias elétricas. Só lembrando uma coisa, países nenhum do mundo privatizam empresas chamadas de essenciais, como de energia elétrica e água e esgoto, só o Brasil mesmo, e se preparem para verem suas contas virem altas, muito altas mesmo. Um estado do Estados Unidos privatizou sua empresa de água e esgoto e este estado se arrependeu demais, pois o serviço ficou ruim e o serviço ficou caro e então, o Estado resolveu estatizar de novo a empresa, pois eles entenderam que isso é um bem social, e para todos.

                                                  • O foda que quem vai pagar a conta do "POBRE" somos nós da classe média... pqp

                                                    • O problema é que o brasileiro, até os miseráveis, não generalizando por favor, são malandros, e isso pode na maioria das chances ser uma ideia que se torna furada. Acho que deveria ter um limite padrão na disponibilidade de energia de forma gratuita a realmente monitorar cada kwh/mês para não haver roubo ou excesso de uso. Lembrando que não existe almoço grátis, tudo nesse mundo tem preço, a conta sempre chega, se não pra vc, chega pra alguém... mas chega.

                                                        Android

                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                        Android

                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                        Especiais

                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                        Software

                                                        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2