
21 Outubro 2021
11 de julho de 2018 31
A Câmara dos Deputados aprovou durante a noite desta terça-feira (10/07) uma medida que prevê a isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda. Essa gratuidade faz parte do projeto de lei que viabiliza a privatização de distribuidoras da Eletrobras e deve beneficiar 8,9 milhões de famílias.
De acordo com o texto do projeto, essas famílias deverão estar incluídas do Cadastro Único dos programas sociais do governo, sendo que os lares devem ter renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo e consumo de até 70 kwh/mês. Durante a análise da proposta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu um estudo de impacto da medida:
Eu preciso que alguém me informe qual o impacto no orçamento do governo. Se alguém deixará de pagar a conta, outra pessoa vai pagar
O deputado Julio Lopes (PP-RJ), relator do projeto, respondeu ao questionamento afirmando que não haverá qualquer acréscimo de despesas e que a emenda já tinha sido negociada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel):
A própria Aneel concordou que não haveria qualquer acréscimo de despesa porque o consumo de todos será monitorado. Hoje, os quatro níveis da tarifa social de energia não são monitorados
Com a aprovação da medida, o texto agora segue para o Senado onde ainda deverá ser analisado pelos senadores, que podem modificar a proposta. Cabe ressaltar que essa medida vem em um momento no qual o governo se esforça para privatizar as distribuidoras da Eletrobras, sendo que recentemente a conta de energia ficou mais cara em alguns estados brasileiros.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários