LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Retrocesso? Deputado quer restringir posts e lives na Assembleia Legislativa de SP

25 de fevereiro de 2019 5

Uma polêmica proposta promete causar debates acalorados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Poucos dias antes do início da nova legislatura - que começa no dia 15 de março - o deputado estadual Campos Machado (PTB), um dos mais experientes da Casa, com 7 mandatos, apresentou um projeto de lei que visa restringir as lives e postagens dos deputados nas redes sociais.

A informação é do jornal O Estado de S.Paulo. Segundo a coluna, a ideia é restringir postagens e lives na tribuna, no plenário, audiências e comissões. Machado visa proibir o uso pelos próprios parlamentares de smartphones, tablets e similares.

No texto, Machado afirma que as lives são “atividade paralela”, exclusivas para seguidores de redes sociais, “que impedem o uso de um aparte” e podem levar à “incitação de movimentos de protestos” e até “à violência”. Nega ainda que o projeto tenha viés de censura.

Essa proposta acenderá um embate entre duas alas de parlamentares: a 'velha guarda' e os novatos, chamados por eles de 'turma do smartphone'. Do total de 94 deputados, 51 assumirão pela primeira vez um lugar na bancada da segunda maior casa legislativa do país, atrás apenas da Câmara dos Deputados.

A deputada estadual Janaína Paschoal (Imagem: Edilson Rodrigues/Senado Federal)

A mesma coluna do Estadão já havia afirmado que parlamentares veteranos se revoltaram contra a pressão nas redes sociais por renovação na Assembleia Legislativa paulista, e apontam a deputada recém-eleita Janaína Paschoal (PSL) como mentora da ação digital.

Janaína, advogada e uma das autoras do processo que culminou no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, foi eleita com recorde de votos: com dois milhões, foi a deputada mais votada da história do país. Com 376 mil seguidores no Twitter e mais de 270 mil curtidas em sua página no Facebook, Janaína é uma das candidatas à presidência da Alesp. Ela se manifestou contra o projeto de lei no microblog:

No âmbito federal, propostas sobre segurança pública movimentam o noticiário. Seja pela polêmica viagem à China de uma comitiva de parlamentares do PSL, ou pela proposta seguinte de sistema de reconhecimento facial, a tecnologia está em alta nas discussões legislativas.


5

Comentários

Retrocesso? Deputado quer restringir posts e lives na Assembleia Legislativa de SP
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2