
Segurança 04 Fev
25 de fevereiro de 2019 5
Uma polêmica proposta promete causar debates acalorados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Poucos dias antes do início da nova legislatura - que começa no dia 15 de março - o deputado estadual Campos Machado (PTB), um dos mais experientes da Casa, com 7 mandatos, apresentou um projeto de lei que visa restringir as lives e postagens dos deputados nas redes sociais.
A informação é do jornal O Estado de S.Paulo. Segundo a coluna, a ideia é restringir postagens e lives na tribuna, no plenário, audiências e comissões. Machado visa proibir o uso pelos próprios parlamentares de smartphones, tablets e similares.
No texto, Machado afirma que as lives são “atividade paralela”, exclusivas para seguidores de redes sociais, “que impedem o uso de um aparte” e podem levar à “incitação de movimentos de protestos” e até “à violência”. Nega ainda que o projeto tenha viés de censura.
Essa proposta acenderá um embate entre duas alas de parlamentares: a 'velha guarda' e os novatos, chamados por eles de 'turma do smartphone'. Do total de 94 deputados, 51 assumirão pela primeira vez um lugar na bancada da segunda maior casa legislativa do país, atrás apenas da Câmara dos Deputados.
A mesma coluna do Estadão já havia afirmado que parlamentares veteranos se revoltaram contra a pressão nas redes sociais por renovação na Assembleia Legislativa paulista, e apontam a deputada recém-eleita Janaína Paschoal (PSL) como mentora da ação digital.
Janaína, advogada e uma das autoras do processo que culminou no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, foi eleita com recorde de votos: com dois milhões, foi a deputada mais votada da história do país. Com 376 mil seguidores no Twitter e mais de 270 mil curtidas em sua página no Facebook, Janaína é uma das candidatas à presidência da Alesp. Ela se manifestou contra o projeto de lei no microblog:
Amados, quando se iniciaram as conversas para eu me lançar candidata à Presidência da Alesp, confesso a vocês que tive dúvidas. Eu não conseguia ver com tanta clareza que assumir a Presidência seria algo necessário.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 24 de fevereiro de 2019
No entanto, quanto mais conheço a dinâmica da Casa, mais me convenço de que seguir lutando pela Presidência é uma obrigação. Esse sentimento ganha força quando noto muitos Partidos se unindo para inviabilizar nossa vitória. Agora, até as lives querem proibir! Por quê?
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 24 de fevereiro de 2019
No âmbito federal, propostas sobre segurança pública movimentam o noticiário. Seja pela polêmica viagem à China de uma comitiva de parlamentares do PSL, ou pela proposta seguinte de sistema de reconhecimento facial, a tecnologia está em alta nas discussões legislativas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários