
Google 03 Set
03 de setembro de 2018 33
Enquanto temos os primeiros smartphones chegando ao mercado com Android 9 Pie de fábrica, a Google já se mexe para criar as primeiras novidades do vindouro Android Q que será anunciado em 2019. Com ele, já podemos esperar mais praticidade para criar backups, que atualmente são feitos de forma automática.
Porém, um novo upload no diretório do projeto Android indica que no próximo ano a companhia também irá focar em fazer os aplicativos voltados para versões mais antigas do SO ganharem atualizações com recursos modernos: é porque a companhia trabalha em elevar a API recomendada para a plataforma, exibindo alertas em programas que não obedecerem os seus desejos...
A título de esclarecimento, cada versão nova do sistema de código aberto traz consigo novas possibilidades de programação para os desenvolvedores. Esses conjuntos de códigos muitas vezes tornam mais intuitivo o desenvolvimento, aliado a otimização de recursos de hardware. A esse conjunto se dá o nome API. E atualmente o Android 9 Pie trouxe consigo a versão 28.
Com isso esclarecido, vale lembrar que o próprio Pie já exibe alertas quando algum usuário tenta rodar um programa que se apoia na API do Jelly Bean 4.1 ou anterior. E o sistema do próprio ano começará a notificar aqueles com softwares que miram o Lollipop 5.1 ou anterior.
Na prática, ao que tudo indica, esses avisos serão meros avisos. Mas é claro, eles servem para lembrar que aqueles jogos e aplicativos não estão otimizados para os sistemas mais atuais. E também poderá ser bastante incômodo cruzar com o pop-up sempre que eles forem abertos.
Em todo caso, a resolução é mais simples do que parece, mas deverá partir dos desenvolvedores.
O Android permite que as empresas trabalhem mirando uma versão recomendada e uma versão mínima de API. O que os programadores na plataforma precisarão fazer será elevar a API recomendada, podendo manter seus produtos compatíveis com as versões mais antigas.
Resumindo, a Google quer apps mais modernos na Play Store, mas sem que para isso seja preciso abandonar versões mais antigas do seu sistema.
Para reforçar essa ideia, a partir do dia 1º de novembro a loja virtual da empresa só permitirá novos softwares e atualizações se elas mirarem a API do Android Oreo ou superior. Mas reforçamos que isso não comprometerá a disponibilidade para SOs mais antigos, já que a API mínima ainda poderá ser configurada para versões mais antigas.
E você, considera justa a "pressão" imposta pela Google para uso de recursos mais modernos nos produtos da Play Store? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários